A Volvo Car Brasil lança o XC90 T8 R-Design, nova configuração do veículo que chega com motor híbrido de 407 cv, recursos de segurança e equipamentos como suspensão a ar, Head Up Display, assistente de estacionamento e de direção, além de câmera com visão 360º. O Preço sugerido é de R$ 429.950 reais.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O Volvo XC90 T8 R-Design investe em um visual mais ousado, com rodas de liga leve de 22 polegadas. Os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos da versão, assim como a grade preta R-Design. Completam o pacote exterior duas novas cores: Passion Red e Bursting Blue.


Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O interior traz volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. Coerente em sua proposta, o XC90 T8 R-Design apresenta acabamento interno com detalhes de fibra de carbono no painel de instrumentos e console da cabine. O consumidor também encontra jogo de tapetes de carpete alusivos à configuração esportiva, além de chave de couro R-Design com controle remoto integrado e função de memória.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

Com essa opção, a Volvo Car Brasil passa a comercializar no mercado nacional a ampla de modelos híbridos plug-in que contempla seis versões eletrificadas: XC60 T8 R-Design e Inscription, S90 T8 Inscription e XC90 T8 Inscription, R-Design e Excellence (de quatro bancos individuais), uma oferta que reforça sua estratégia de eletrificação da gama.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O XC90 T8 R-Design combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, números de desempenho dignos de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O controle dinâmico do veículo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (721 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Estética

O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor. O Volvo FULL LED System é o sistema de iluminação que incorpora quatro funções aos faróis.



A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Dirigibilidade

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A função na posição B auxilia na frenagem pelo freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

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A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções diferentes das versões D5 (diesel) e T6 (gasolina), como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central sensível ao toque de 9 polegadas também agrega informações que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

A tela central apresenta outras duas funções: a tecla HOLD permite ao condutor "guardar" a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel; e a tecla CHARGE aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um "gerador de energia".

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O XC90 T8 R-Design vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

O XC90 T8 conta com seis modos de condução:

  • PURE: condução econômica para uso urbano - este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.
  • HYBRID: uso cotidiano - é o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.
  • POWER: condução esportiva - o foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.
O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:
  • AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;
  • OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm, ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;
  • INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros. Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

O XC90 R-Design conta com Chassi Four-C - sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

Equipamentos 

A manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors®. O interior do SUV conta com bancos dianteiros com aquecimento, regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar, de extensão e memória.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

Outro item de destaque é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico elétrico.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

Com o Park Assist, o assistente de estacionamento manobra o carro automaticamente usando sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares ao carro. O sistema é capaz de estacioná-lo em um espaço de, no mínimo, 1,2 vezes o tamanho e tudo o que o motorista precisa fazer é acelerar e frear conforme instruções na central multimídia.

Volvo XC90 T8 R-Design Híbrido

O XC90 T8 R-Design possui um sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão de pássaro ao redor do carro no painel central. O sistema da câmera 360º funciona em velocidades até 10km/h e auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do veículo.

O veículo conta com sistema de Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes. Há ainda assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

O sistema atua não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante, e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

Conectividade

O XC90 vem com sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne quase todos os comandos do veículo em um único lugar. A integração do smartphone também está disponível com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Segurança

Todos os equipamentos são de série no SUV, como Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, e Sistema de Alerta ao Motorista, que detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O utilitário esportivo também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O modelo também a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h. Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O XC90 T8 R-Design dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

7 Comentários

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  1. Mais potente, mais rápido e mais econômico que seus concorrentes da mesma faixa de preço (Q7 Ambition 3.0 e X5 xDrive 30d 3.0). Ainda é politicamente correta. Além de ser muito mais completa, na minha opinião, é mais bonita. Que carro meus amigos, que carro!

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    1. Carro pra Carlos nenhum botar defeito, meu amigo.

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    2. Ele sempre põe, pq os argumentos que ele usa estão fora da realidade. Então mesmo que não tenha motivos, ele inventa.

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  2. Volvo está matando a pau com seu nível de tecnologia e segurança aplicada, sem que isso faça seus carros serem, apesar de superiores, mais caros que os concorrentes. Esse é o melhor SUV na faixa de 400mil. Não bastasse esso, ainda tem a XC60, um ótima opção pra quem não precisa de SUV tão grande. Possui o mesmo powertrain desta, ou seja, por ser mais leve, anda mais e é ainda mais econômica. Suas concorrentes, X5 e Q5 ainda que 10 mil reais mais caras, passam vergonha em consumo e desempenho quando comparadas à XC60. Se formos olhar equipamentos e tecnologias então, a humilhação é ainda pior. Quem discordar é só entrar no site Carros Web e fazer os comparativos lado a lado, verá que o que digo é a mais pura realidade.

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    1. Clubismo e foda mesmo...
      Onde que Volvo foi ou é superior à tríade alemã???

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  3. Volvo é outro departamento. Sempre esteve 20 anos à frente de todas as outras marcas em questões de segurança e tecnologia. Não adianta mimimi que é chinesa e tal.

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