O carro voador da fabricante norte-americana de aeronaves Boeing, projetado para transportar passageiros em ruas congestionadas e se esquivar arranha-céus, completou seu primeiro voo de teste na terça-feira, oferecendo uma visão do futuro do transporte urbano que a gigante aeroespacial e outros estão tentando moldar.

Boeing - carro voador

Um protótipo do veículo aéreo de passageiros autônomo completou uma decolagem, voo e pouso controlados durante o teste realizado em Manassas, na Virgínia, disse o fabricante de jatos militares e comerciais em um comunicado na quarta-feira. Impulsionado pela eletricidade, o modelo foi projetado para um voo totalmente autônomo, com alcance de até 80 quilômetros, segundo a Boeing.




A fabricante de aviões, assim como sua concorrente Airbus, estão entre as empresas que investem em modelos de carros voadores e drones para transporte de passageiros - algo com potencial de ser a próxima revolução na indústria aeroespacial. O modelo da Boeing decorre da aquisição da Aurora Flight Sciences em 2017, cujos projetos incluem um novo táxi voador que está desenvolvendo com a Uber Technologies Inc.

Boeing - carro voador

Outros também estão desenvolvendo apressadamente conceitos de aeronave para o mercado. Vahana, o táxi aéreo autopilotado desenvolvido pela A3, o posto avançado do Airbus no Vale do Silício, completou seu primeiro vôo de teste no ano passado. A Intel Corp. e a EHang Inc. também estão testando seus veículos voadores.

Boeing - carro voador

O braço de mobilidade urbana da Boeing , a Boeing NeXt , contratou a Aurora para projetar e desenvolver o protótipo. Embora a Boeing não tenha dito se o modelo é o que está sendo desenvolvido para a Uber, a montadora afirmou nesta quarta-feira que o veículo está no caminho certo para ser um táxi aéreo na rede planejada da Uber Air. Dallas-Fort Worth e Los Angeles serão as primeiras cidades dos Estados Unidos na rede de compartilhamento aéreo, e os serviços comerciais podem começar em 2023, disse.

Boeing - carro voador

O portfólio da Boeing NeXt também inclui um veículo aéreo de carga totalmente elétrico - projetado para transportar até 223 Kg - que completou seu primeiro vôo interno no ano passado e está programado para testes ao ar livre este ano.

Vôos futuros do protótipo PAV de 9,1 metros de comprimento e 8,5 metros de largura testarão o voo direto de asa e a fase de transição entre os modos de vôo vertical e dianteiro, de acordo com o comunicado da Boeing. A companhia também continuará testando para avançar na segurança e confiabilidade da aeronave.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem