A Volkswagen está lançando uma série de vídeos que apresentam os diversos sistemas de segurança presentes nos veículos por meio de animações - que têm o objetivo de explicitar o funcionamento das tecnologias de forma simples.

Volkswagen explica recursos segurança com animações

A série de nove vídeos sobre segurança são veiculadas semanalmente e têm linguagem objetiva. Os sistemas abordados são Frenagem Autônoma de Emergência, Controle Eletrônico de Estabilidade, Sistema Pro-Active de Proteção, Assistente de Partida em Aclives (HHC), Ajuste Automático de Farol, Sensor de Fadiga, Airbags laterais, Post Collision Brake e ACC.

Frenagem Autônoma de Emergência – Este sistema utiliza um sensor para detectar a presença de pedestres e objetos ou a parada súbita de um outro veículo à frente e alerta o motorista. Caso este não freie e a colisão seja iminente, o sistema aciona os freios automaticamente. Dependendo da situação, a Frenagem Autônoma de Emergência pode reduzir a severidade do choque ou até mesmo evitar a colisão.



Controle Eletrônico de Estabilidade – Esse sistema usa os sensores dos freios ABS para detectar quando uma das rodas gira mais rápido que as outras devido a uma perda de tração, excesso e aceleração ou condições do piso. Nesse caso, o sistema aciona levemente o freio da roda do lado externo da curva, mantendo o veículo na trajetória.



Sistema Pro-Active de Proteção – Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.



Assistente de Partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.



Ajuste Automático de Farol – Mantém o alcance dos faróis constante, ajustando o ângulo dos faróis de acordo com a distribuição de carga no carro. O sistema também ajusta os faróis nas arrancadas e frenagens, quando a dianteira do carro tende a levantar ou abaixar.

Detector de fadiga – Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, um aviso sonoro é emitido e uma mensagem visual aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, os avisos são repetidos.



HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Airbags laterais – Bolsas infláveis para proteção da cabeça e tórax em caso de colisão lateral e/ou capotagem do veículo. Os airbags laterais são acionados quando ocorre forte aceleração lateral e/ou quando o veículo se inclina acima de determinado nível, indicando estar prestes a tombar.



Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão - Aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual, evitando que ele cause outro acidente.

ACC – Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Animações lúdicas. Ideias para a idade (mental) do C4C.

    ResponderExcluir
  2. Vw compra parte da "chinesa" (segundo Carlota) volvo.

    https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/12/20/vw-compra-empresa-da-volvo-e-gasta-r-15-bilhoes-para-ter-carros-conectados.htm

    ResponderExcluir
  3. Excelente...a VW sempre muito a frente da concorrência. Apenas um senão nos videos...o bebê no andador...dispositivo que não é recomendado...perigoso e causa deformações. VW mude esse video, exemplo inapropriado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem