O Toyota Yaris sul-africano, mesma especificação do modelo brasileiro, decepcionou nos testes de colisão da Global NCAP, tendo obtido apenas 3 estrelas. O resultado contrasta com o Yaris europeu que obteve 5 estrelas (veja aqui). O Yaris europeu é um projeto totalmente diferente do Yaris "para emergentes", que é o vendido no Brasil, África do Sul e Tailândia.

Toyota Yaris para "emergentes"

O desempenho do Yaris levantou preocupações na África do Sul, com a imprensa sugerindo que os  consumidores sul-africanos (e também os brasileiros, afinal o modelo brasileiro também é a versão para "emergentes") estão pagando preços exorbitantes para veículos que são sub-especificados em termos de segurança (em comparação com seus congêneres europeus) ou geralmente de qualidade inferior.



Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP (Programa de Avaliação de Novos Carros), tinha boas razões para dizer isso em uma coletiva de imprensa em Kyalami, Johannesburgo.

Toyota Yaris para "emergentes"

Segundo o executivo, o Toyota Yaris "emergente" apresentou uma carroceria "instável”, tendo marcado apenas 3 estrelas de um potencial de 5 estrelas para proteção de adultos ou crianças.


O ponto positivo do modelo, e elogiado pelo executivo, foram os cintos de três pontos em todos as posições, sendo o cinto de segurança o principal mecanismo de segurança de qualquer carro. "Isso é de grande preocupação para nós", disse Furas.


Segundo o executivo, o Toyota Yaris vendido na África do Sul, por ser um modelo para mercados sub-desenvolvidos, e com limitações em termos de segurança, não poderia ser vendido nos EUA, Europa ou Austrália. A legislação não permitiria isso e os consumidores não aceitariam.

Toyota Yaris Hatch NCAP

É importante apontar que o Toyota Yaris vendido na África do Sul não conta com controle de estabilidade eletrônico (ESC) - a tecnologia que previne carros de derrapar sem controle, enquanto o modelo brasileiro conta com tais recursos. Mas todos os Yaris vendidos no Brasil, exceto a versão topo de gama, contam apenas com airbags dianteiros.

Quanto à questão da resistência estrutural da carroceria, considerada "instável" no Yaris, Furas disse que a versão vendida no mundo desenvolvido apresentou carroceria com maior estabilidade durante os testes de colisão. "Alguns fabricantes sacrificam o desempenho estrutural para economizar dinheiro", disse ele.

"Pode ser qualidade de aço inferior, uma linha de montagem acelerada para economizar custos, soldagem ruim ou falta de controle de produção", disse ele.

Seja como for, a situação foi resumida por um dos jornalistas locais na conferência de imprensa quando ele perguntou: “Então, os fabricantes internacionais estão oferecendo menos segurança para nós em seus carros, por mais dinheiro ... em outras palavras, aproveitando deliberadamente sobre os consumidores de 2º mundo?"

Sim, disse Furas. "Eles estão aproveitando a falta de conhecimento desses consumidores sobre os recursos de segurança dos veículos. Portanto, é lógico que a solução está na conscientização e ativismo do consumidor".

"Esperamos que, à medida que testamos mais carros nos países em desenvolvimento, e a mídia publique nossas descobertas, que são compartilhadas nas mídias sociais, os consumidores começarão a exigir mais segurança".

Em países como a Austrália, a mudança foi maciçamente influenciada pelos gestores de frota - tanto estatais quanto corporativos - que começaram a insistir em comprar carros de 4 ou 5 estrelas, disse Furas.

Toyota Yaris Hatch NCAP

Os consumidores sul-africanos não são menos importantes que os europeus, australianos, japoneses e os americanos, então por que deveriam receber recursos de segurança inferiores? ”, perguntou ele. “Menores custos de produção levaram a lucros maiores para os fabricantes nos países em desenvolvimento, financiados por uma alta taxa de mortes e feridos”.

Fonte: Global NCAP / Auto Economic Times

68 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Engraçado como esse carro não decolou. O sedã eu achei feio.

    ResponderExcluir
  2. Que piada.

    Esse Yaris já era feio e manco. Maior que o Polo por fora, e menor por dentro. Esse Yaris tem um motor 1.5 manco, que faz ele andar menos que o Polo 1.0 MPI e beber mais que um petroleiro como o Argo 1.8.

    Esse Yaris é uma gambiarra para o Brasil. Uma piada.

    E agora descobre-se que é inseguro.

    Por isso, esse yaris, quem compra, assina atestado de idiota. Paga mais caro em um carro infinitamente pior que o Polo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim é impossível não concordar com o Carlos

      Excluir
    2. C4 vc voltou a pensar logicamente...parabéns. Talvez agora eu volte a discutir Golf tupiniquim com vc...outro absurdo claro...nas devidas proporções.

      Excluir
    3. Vc não tem a menor condição e discutir nada sobre carros, colega. A única coisa que vc sabe fazer e repetir que tem um golf e que ele lindo e maravilhoso. Não passa de um fanboyzinho sem conhecimento técnico.

      Excluir
    4. Esse carro da Toyota é uma piada, custa mais caro que o Polo, anda menos, consome mais, e agora é comprovadamente mais inseguro que o Polo,ou seja, não tem como comparar esse carro com o Polo, nem melhor que o argo esse carro é, se o argo não se compara ao Polo, imagina esse carrinho da Toyota.

      Excluir
    5. Foi só um flash de inteligência...mesma imbecilidade e arrogância num idiota fabricado pela mídia moderna.

      Excluir
    6. A Volkswagen, no Brasil, esta muito acima de seus concorrentes, sem dúvida.
      TODOS os lançamentos nos últimos anos, são de carros alinhados ao exigente mercado europeu, modernos em tudo: plataformas, motores, segurança, performance e design.
      Up,Jetta, Tiguan, Pólo, Virtus sao exemplos de automóveis de qualidade e que tornam seus pseudo-concorrentes, um monte de lata velha obsoleta.
      É a referência no nosso mercado.

      Excluir
    7. Você está corretíssimo Carlorota (tá vendo!!! Nem em tudo discordamos...)

      um milhão de vezes o Polo à essa trapizomba da Toyota!!!

      Excluir
  3. Motor de enceradeira, feio pra caramba e custando uma fortuna e ainda me vai mal no teste de colisão.... ai fica dificil, unica coisa que ele ganha do concorrente é que tem opção de teto solar kkk

    ResponderExcluir
  4. É um Etios melhorado. Carro boqueta
    PT tomou no cuh

    ResponderExcluir
  5. Não sou fanático VW, mas realmente é um absurdo atualmente, pagar caro, por carros inseguros aqui no Brasil... Uma economia de uma montadora, visando aumentar o lucro, pode custar vidas...

    ResponderExcluir
  6. ISSO É UMA VERGONHA POR SE TRATAR DE UM PROJETO NOVO..... LAMENTÁVEL TOYOTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior q isso não é um projeto novo, é vendido como novo, mas já era fabricado por exemplo na Índia há anos...

      Excluir
    2. No Brasil, também. Plataforma, motor e câmbio do Ethios.

      Excluir
  7. Agora vamos lá defensores da Toyota. A vw respeita muito mais os brasileiros ao ser praticamente a única montadora a oferecer ao mesmo tempo o que oferece ao resto do mundo. Agora o polo sim é infinitamente superior ao yaris prefiro um polo básico ao yaris completo. Ao menos a possibilidade morrer num acidente no polo é muito menor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polo também tem 3 estrelas nas versões sem controle de estabilidade.

      Excluir
    2. Quanta sabedoria e bom senso. Será que é tão difícil as pessoas compreenderem isso?

      Excluir
    3. Quando fui comprar meu corolla tentaram me empurrar um carro desse, achei ele muito fraco, motor grita muito, ainda bem que não peguei esse carro, vejo muitas reclamações do mesmo

      Excluir
  8. Caro, feio, manco e em termos de segurança mediano..."mas tem bom valor de revenda"...continuem comprando esse lixo

    ResponderExcluir
  9. Não dah pra comparar com o Polo... Dá sim pra comparar com Onix, Sandero, mas não com o Polo...

    ResponderExcluir
  10. Depois criticam quando exaltamos as qualidades de uma plataforma moderna, como a MQB do Polo. Está aí a grande diferença. Desde o início, quando o Yaris foi lançado, já era gritante a vantagem do VW em relação ao projeto, segurança e outros quesitos como a motorização.

    A nova filosofia da VW de construir carros seguros é única entre as montadoras tradicionais no Brasil, a mesma que a Volvo sempre seguiu. É decepcionante ver um produto da Toyota, empresa de renome, ter um resultado pífio desse, comparável ao de carros de entrada e ainda por cima cobrando caro.

    Vou de Polo.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkk o donos de onix e ka, quando veem essas notícias, ficam caladinhos. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. E a dona toyota ainda aumenta o preço dessa porcaria.

    ResponderExcluir
  13. A vida de uma pessoa que mora em um país de 2/3 mundo vale menos que de um europeu ou americano eu não entendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora vc descobriu que o dinheiro manda no mundo?

      Excluir
  14. Depois desta vou esperar para ver se o Yaris melhora em termos de segurança, não vou arriscar minha vida e de minha família pensando que estaria em um caro moderno e seguro o que na verdade é só uma casca da Toyota.

    QUE VERGONHA HEIN TOYOTA !!!!

    ResponderExcluir
  15. Por isso Volkswagen é VOLKSWAGEN! Toyota sempre foi um degrau abaixo ..carro alemão é outro nível

    ResponderExcluir
  16. Isso é tudo fake news.
    É só dirigir com cautela e não bater que ninguém se machuca.
    Regra nº 1 de segurança é não ter sacos pretos nos vidros.
    Airbag mata mais do que salva, não viram o caso da Takata?
    E outra, o carro que amassa bastante ajuda a absorver o impacto. Quanto mais amassa, melhor. Ruim era no tempo do Opala, que não amassava e matava as pessoas.
    NCAPeiros, plataformeiros, câmbios de 6 marchas ou mais, controle de estabilidade, tudo marketing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras sensatas, parabéns. Difícil entrar na cabeça de fan Boys.

      Excluir
    2. As vezes fica difícil dizer se o indivíduo está louco de drogas.

      "É só dirigir com cautela e não bater que ninguém se machuca"
      Não precisa de cinto de segurança também, seguindo esse pensamento.
      Até o momento que vc está todo certo, avançarem o sinal e acertarem seu carro. Ou alguém ultrapassando em local proibido na estrada, enquanto vc está todo certo e tomando cuidado com tudo

      "Regra nº 1 de segurança é não ter sacos pretos nos vidros."
      Vidros muitos escuros afetam mais em acidentes de baixa velocidade. Em velocidade normal de cruzeiro, a diferença é pouca.

      "Airbag mata mais do que salva, não viram o caso da Takata?"
      Airbag salva muito mais do que os riscos de um airbag defeituoso da Takata, que por sinal estão sendo trocados e agora são ainda mais seguros do que sempre foram

      "E outra, o carro que amassa bastante ajuda a absorver o impacto. Quanto mais amassa, melhor. Ruim era no tempo do Opala, que não amassava e matava as pessoas."
      Amassar pra absorver impacto é bom, amassar sem controle e esmagar os ocupantes ou deixá-los presos, não. Tem que amassar nas áreas que não são relevantes a celula de sobrevivência. O Opala amassava bastante ainda, o problema era justamente que ele amassava sem controle, sem estrutura.

      "NCAPeiros, plataformeiros, câmbios de 6 marchas ou mais, controle de estabilidade, tudo marketing."
      Vc pode continuar no seu Celta, já que você acha que está tão bem nele. Darwin explica que isso é o sentido normal da vida.

      Excluir
    3. Se um opala bater num caminhão a 90 km/h seus ocupantes ficam despedaçado.
      O burro do meu ex-instrutor de auto -escola que trabalha com esse carro e tem um na garagem idolatra ele

      Excluir
    4. Ah tá, então se um volvo bater a 90 por hora todos os ocupantes sairão só com um raladinhos né? Quanta ignorância,ave.

      Excluir
    5. Um volvo bater num caminhão a 90 por hora?
      Que tal a uns 70, cada um em um sentido oposto?

      https://www.youtube.com/watch?v=NESquSzqPHM

      Vai bater assim num Yaris.

      Excluir
    6. Se o motorista não morrer fica aleijado

      Excluir
    7. Nossa mãe!
      Como pode, em pleno século XXI, alguém aínda ter essa mentalidade pequena e esse pensamento raso, com relação a importância da segurança passiva e segurança ativa?
      Exemplo perfeito do resultado da triste situação da nossa educação e cultura.
      O sujeito não lê, não se informa, não tem capacidade de síntese e vomita essas asneiras todas!.
      BRASILLLLL

      Excluir
    8. Você tranca a porta de casa ao sair? Tua casa tem muros? Se é o teu caso, então você é coerente. Caso contrário, tem Mentalidade de imbecil.

      Excluir
  17. Me poupe toyota esse papo de "emergentes" nao cola mais, o certo pro brasil e companhia é "colônias decandentes". Um exemplo real de "emergente" é a coreia do sul que nao era nada e realmente emergiu.

    ResponderExcluir
  18. Esse carro é uma vergonha cobrar 80 mil e não ter o minimo de segurança? o pior é o excecutivo confirmar que o carro é pior que o vendido pra Europa,isso é dose. Ai vem os "intindidos" falar do acabamento do Polo, sendo que é a mesma plataforma que é usado pelo europeu e tão seguro como o mesmo,vai entender esse povo né?!!!

    ResponderExcluir
  19. odeio Toyota, justamente pelo acabamento ser horrível, mesma lógica, tbm não curto o polo justamente por ter acabamento mais seco que garganta no deserto, verder lebre como gato é deplorável, não basta ter motor e Boa plataforma, como casar com uma mulher gostosa e ter que acordar todo dia se assustando com a cara feia dela, simplesmente não rola, esse é justamente o motivo do lixo do argo vender bem, não tem como negar que o carro é bonito, imagem sempre foi e sempre vai ser tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa nova safra ai nao vale nada, briga de anões fui ver pessoalmente yaris e polo com esse acabamemto tosco e pelado materiais de quinta categoria, Cronos nem quis saber porque da fiat ja se espera sempre alguma fraude.

      Excluir
    2. Sábias palavras,estamos vivendo em uma era onde tudo é fraude, tudo é sintético e artificial, porque o super Playboy Roger Waters não foi fazer show na Venezuela, em Cuba, na Coreia do Norte ou até mesmo na Rússia capitalista? Putin iria mandar desossar esse otário escroto falando de fascismo e de igualdade social,sentado em um trono de Ouro maciço e os otários alienados mortos de fome , mas que pagaram $ 1500 reais, um salário e meio, no ingresso, para aplaudirem o mané!!!!!! Viva a hipocrisia!!!!!!

      Excluir
    3. Tenho certeza que Esse Max não sabe o que é acabamento. Deve ser mais um que confundi design e tonalidades do painel com acabamento. Ledo engano. Vocês deve adorar aqueles painéis "disco voadores ": cheios de rebarbas, botões, cromados e luzinhas aos montes e acha que é acabamento. Outra, o argo vende bem por isso? cara, quem compra polo nem olha para o argo, cuja construção é simples digna de carro de entrada.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Sua interpretação é que está deficiente. Em que local falei que você disse que o argo era bom? agora..., você teve a audácia de dizer que o compacto da Fiat vendia mais por conta da suposta falha de acabamento do polo. Isso você falou. E repito: quem olha polo,não compra argo. Justamente pela simplicidade na sua construção. E também repito novamente: você não sabe o que significa acabamento. Até concordo que, nas versões de entrada, os materiais do painel do Polo sejam mais simples do que nas versões mais caras, porém, ainda assim, o alinhamento das peças, zero rebarbas, encaixes milimétrico s, boa montagem , ou seja, acabamento propriamente dito é bem superior aos acabamentos dos carros mais populares.

      Excluir
  20. Pra quem não sabe o Yaris possui controle de tração e estabilidade em todas as versões. Já o Pólo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O polo tem opção de esp nas versões mpi e msi e airbags laterais em todas as versões já o Yaris só tem 7 airbags nas versões mais caras e as outras airbags laterais e de cortina e de joelho nem opcionais são

      Excluir
  21. Recebi uma corrente de whatsapp dizendo que no governo bolsonaro a Toyota investiria 1 Bi no Brasil. Com essa carroça insegura ai pode investir 2 bilhões agora.hehehehehhe

    ResponderExcluir
  22. Todas montadoras, sem exceção, depenam os carros vendidos por aqui e cobram o olho da cara. O problema não é apenas impostos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Margem de lucro deles é brutal. Mas itens estruturais de segurança não são todas que dependam não. Up e polo tupiniquins tem mesma nota da Europa por exemplo

      Excluir
    2. Em compensação mantém modelos super defasados no nosso mercado como a linha Gol.

      Excluir
    3. Gol "super defasado" tem 3 estrelas no NCAP:

      https://www.latinncap.com/po/resultado/4/volkswagen-gol-trend-16-+-2-airbags

      Mesma pontuação do Yaris "super muderno". Argo não se sabe, pois a Fiat não submete. Mobi submeteu e levou BOMBA.

      Ou seja, dizer que Gol e "super defasado" é coisa de idiota. Idiotas, sendo idiotas, nada além de idiotas.

      Excluir
    4. Um produto defasado não justifica o outro.

      Excluir
    5. Mobi só foi testado pq o Latincap teve que comprar os veículos do crash-test pois se dependesse da Fiat os donos do Mobi estariam andando num moedor de carne sem saber

      Excluir
    6. Andam num moedor de carne e, pior, sabem. leia os comentários de alguns imbecis que defendem carros porcaria. VW anos à frente da concorrência

      Excluir
  23. Ford Ka 2019 teste latin ncap 4 estrelas crianças e 3 estrelas adultos ou seja melhor que Onix e yaris ....

    ResponderExcluir
  24. Até o Etios foi melhor. Etios em 2012,tirou 4, quando o mercado nacional só tinha carroças como carros populares. DÁ-LHE ETIOS! VIDA LONGA AO ETIOS!

    ResponderExcluir
  25. Quase comprei um Yaris para a esposa, mas não havia resultado no NCap por isso não nos arriscamos. O Polo seria a outra opção mas queríamos airbags de cortina (importante em um capotamento ou em impactos com veiculos maiores) e dos hatchs da VW só o Golf tem. Acabamos optando pelo FIT EXL com controle de tração e estabilidade e 6 airbags, até porque apesar dela querer um hatch, precisava de um porta malas maior e a modulagem de bancos do Fit a ajuda muito no dia a dia. Antes de fechar a compra, verificamos que o FIT obteve nota máxima em segurança para adultos em todos os testes mundiais, inclusive no Latin NCap. Agora me sinto aliviado em não ter comprado um Yaris. Já para mim, comprarei um polo mesmo ou, se conseguir pegar na promoção, o Golf.

    ResponderExcluir
  26. Toyota é realmente carro de japonês TAKARO ! Só sabem meter preço alto nos carros. Tirando o Corolla, o resto é RESTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem