A Toyota do Brasil anunciou nesta semana um investimento de R$ 1 bilhão em sua planta de Indaiatuba, interior de São Paulo (SP). Oficialmente o aporte tem missão de "preparar a unidade dentro de um processo de modernização para se tornar mais flexível e competitiva no cenário brasileiro e latino-americano, com o intuito de produzir carros cada vez melhores". Na prática são os preparativos para o novo Corolla 2020, que chega em junho do ano que vem.

Novo Toyota Corolla 2020

A montadora aproveitou a ocasião para comemorar os 20 anos de operação da unidade de Indaiatuba, notabilizada pela fabricação do líder do segmento de sedãs médios e um dos carros de maior sucesso do Brasil, o Corolla.

Novo Toyota Corolla 2020

O investimento já está alinhado com as diretrizes do novo regime automotivo, o Programa Rota 2030, e será usado para atualização e modernização de todos os processos na linha de montagem de Indaiatuba em um prazo de até 18 meses. Contempla, ainda, o aperfeiçoamento de mão de obra por meio de atualizações técnicas, melhoria de ergonomia e treinamentos de toda sua força de trabalho.

20 anos de Indaiatuba

Para escolha do local que abrigaria o primeiro complexo a fabricar o sedã médio Corolla em solo latino-americano, a Toyota levou em consideração os aspectos logísticos e de qualificação de mão de obra ao selecionar o município de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Toyota - fábrica de Indaiatuba

Com a compra de um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção das instalações de sua segunda fábrica no País. Desta forma, em setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural desta unidade.

Toyota Corolla nacional

Este novo aporte marcou o início da produção da 9ª geração do Corolla, a partir de junho de 2002. No mês de janeiro de 2003, como resultado do êxito absoluto do sedã médio, a Toyota do Brasil iniciou o segundo turno, que elevou o volume de produção em 120%. Em janeiro de 2004, a planta alcançou a produção acumulada de 100 mil unidades do Corolla.

Toyota Corolla 2019

A consolidação de mercado fez com que a Toyota do Brasil decidisse lançar um novo modelo derivado do sedã: a Fielder, veículo que redefiniu o segmento de peruas. Com a injeção de US$ 15 milhões, a fábrica de Indaiatuba começou a produzir o modelo em maio de 2004, que imediatamente assumiu a posição de liderança, conseguindo reavivar esse segmento no mercado automotivo nacional. Em 2007, a Toyota passou a fabricar em Indaiatuba, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a linha Corolla Flex, composta pelo sedã Corolla e pela Fielder.

Toyota Corolla 2019

A tecnologia de motores que aceitam a utilização de álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção foi um trabalho conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão, sendo esta a primeira vez que a Toyota Motor Corporation (TMC) desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro. Em 2008, a Toyota lançou ao mercado a 10ª geração do Corolla.

Toyota Corolla 2019

Em março de 2014, foi a vez da 11ª geração do modelo começar a ser produzida e três anos depois, a planta celebrou a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas do Corolla em Indaiatuba.

Toyota Corolla 2019

Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam experimentos constantes para certificação da excelência do modelo produzido. O circuito possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura, possibilitando a verificação, inclusive, de possíveis aprimoramentos no produto.

Corolla no Brasil

As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla no território nacional, importadas do Japão.

Toyota Corolla 2019

Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local.

Toyota Corolla 2019

Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil. Nos primeiros oito meses de 2018, por exemplo, o veículo mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com 38.159 unidades comercializadas, o que representa 44% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado.

35 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Como sempre a Toyota destrói os concorrentes!!! Essa montadora tinha que ter capital aberto para nós sermos acionistas. É a maior do mundo sem dúvidas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante conceito de "destruir concorrentes". A Toyota está em 5º, vende metade de VW e GM. O Yaris mal passa do 20º lugar (vende metade do Polo), e o market share não chega a 8%.
      A Toyota no Brasil é retardatária. Não consegue competir nem com a moribunda Ford....

      Excluir
    2. Não e bem assim, na realidade ela prefere ir ganhando o mercado aos poucos, e suas fábricas no Brasil trabalham no limite o que significa que ela deve ter um lucro maior que outra que fazem questão de quantidade.

      Excluir
    3. Destrói ? Vdd faz Hilux que capota , Etios que não tem pintura dentro do capô , painéis ridículos , airbag que estoura loucamente etc

      Excluir
    4. Thiago, um vizinho meu comprou um Up TSI peper, e ao abrir o capô, e para surpresa também não havia pintura no cofre no motor apenas a tinta base. Resumindo, você Dfende sua amada VW, mas não fica atento a esses detalhes.

      Excluir
    5. calma memninas com diz o Carlos
      Essa de não pintar por dentro do capo é coisa de tataravo, a grande maioria é assim, ou os que falam, não compram carros, ou ainda andam com veiculos da década de setenta

      Excluir
    6. Carlos, contra fatos não há argumentos não é? Toyota vendeu 77 carros por concessionária este mês e a VW 58 (parcial até dia 29). Qual a empresa de maior lucratividade? Quem vende mais proporcionalmente? Levando em consideração o ticket médio maior a Toyota dá banho de estratégia e vendas. Tá certo que a VW melhorou muito o portifólio e estou quase convencido a comprar um Tiguan. Para a VW se igualar à Toyota deveria ter vendido 41580 carros nessa mesma parcial (32% a mais)

      Excluir
    7. Boa é a Honda com seu "Civicão", xodó da imprensa "especializada", que mal e mal consegue emplacar 2 mil unidades/mês. Quando isto acontece é champangnota nas concessionárias. Alíás quem salva o Civic é Curitiba, maior celeiro deste carro no País. Afinal, ele é moderninho, esportivinho e outros "inhos" a mais.

      Excluir
    8. Boa é a Honda com seu "Civicão", xodó da imprensa "especializada", que mal e mal consegue emplacar 2 mil unidades/mês. Quando isto acontece é champangnota nas concessionárias. Alíás quem salva o Civic é Curitiba, maior celeiro deste carro no País. Afinal, ele é moderninho, esportivinho e outros "inhos" a mais.

      Excluir
  2. Concordo com Carlos4Carros ! Perfeito !

    ResponderExcluir
  3. Galera às vezes temos que concordar com o Carlota, meu vizinho comprou um Corolla zero, e me mostrou, olhei olhei, não é Ruim pelo contrario é um ótimo carro, mais um dia antes vi o Jetta aqui na Caraiga em SP, coitado do Corolla..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pessoas conservadores e sem opinião propria compra corolla, quem pesquisa e faz teste drive, compra jetta

      Excluir
    2. "Conservadores e sem opinião própria ( leia: alienados ), compram corolla. Se pesquisar, fizer teste drive, compra jetta." Complementando: Compra Focus, Cruze e até Civic, menos esse carro atrasado e depenado

      Excluir
    3. Olha, o Jetta só se vier o "Billy" de brinde. Não vende nada. Na hora da troca é um "deus-me-acuda". Até o Corolla é desvalorizado nas próprias Concessionárias Toyota. Estão depreciando na faixa de 25%. Carro bom é aquele que te satisfaz.O resto é conversa.

      Excluir
  4. O design do novo Corolla realmente está bem mais moderno que o do novo Jetta, mas vamos ver se vai evoluir em motor e câmbio, pois os atuais perdem feio para a VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve vir com injeção direta, com 170 cv, vai andar bem, o atual já tem um desempenho legal, por conta do câmbio, imagina com mais cv e torque....
      O design interno e externo ficarão bem mais modernos. Resta ver os preços que serão praticados... Como o Jetta chegou a partir de 110.000, bem provável que a Toyota pese a mão no preço do carro...
      Sobre motor turbo, quem sabe na geração seguinte, algo que é um absurdo, visto que a tendência da concorrência é o aumento de veículos com motor turbo, visando economia e melhor desempenho...
      Frente á concorrência atual, tem tudo para manter-se na liderança por mais tempo... Em design atualmente, o Civic (excetuando a traseira de gosto duvidoso) é atualmente o sedã médio mais atraente, porém com uma mecânica que consegue ser mais defasada que a do Corolla, não sei como está o câmbio da geração atual, mas o da geração anterior é bem lerdo...
      Sobre o Jetta, na minha opinião, bem conservador o design, algo que a VW é realmente em todos os modelos, e que talvez devesse ser repensado...
      Apesar da a FCA ter carros com mecânica defasada e dentre outros problemas, como por exemplo o cÂmbio GSR (que nem deveria existir na atualidade), pelo menos visualmente, seus modelos são atraentes (cronos, Toro, Compass)...

      Excluir
    2. então marcos, parece q a 1 e 2 marcha do cvt terão um desempenho muito bom!!!

      https://www.car.blog.br/2018/08/novo-corolla-2020-chega-ao-brasil-ate.html
      resumo:
      - motor 2.0 aspirado nas versões de acesso, flex, 40% mais eficiente em relação ao atual 2.0 VVT-i
      - nova transmissão automática híbrida CVT e de conversor de torque.
      - Essa nova transmissão terá 1ª e 2ª marcha convencionais, e acima disso opera como CVT - solução adotada para tornar as acelerações iniciais mais ágeis.

      considerando q o altis é 120k , vamos ver quanto será o corolla 2020? uns 130?
      para quem pode pagar 120k, 10k nao é significativo, rs.

      Excluir
    3. Ainda há a possibilidade de ter uma versão híbrida, porém com os preços praticados atualmente, o valor deverá ser bem salgado...
      Agora, Corolla Altis por 120K é difícil que alguém compre, nas ruas vejo muito mais Xei... Até porquê, mesmo com o design de gosto duvidoso, o Prius por 126.000, na minha opinião seria uma escolha melhor que o Corolla Altis, visto quê só de economia de combustível, esses 6 mil são compensados tranquilamente, com a gasolina a quase 5 reais...

      Excluir
    4. Alexandro, o CVT Multidrive sempre levou Conversor de Torque.
      A diferença é que o novo CVT Multidrive terá acoplamento à um conjunto de engrenagens em baixas velocidades como se fosse um AT esportivo.
      Na prática, terá arrancadas muitos melhores que os AT e CVT convencionais...

      Excluir
    5. obrigado pelas informações charles, neste segmento nao pode dar bobeira, a vw poderia ter colocado dsg ou at8 no jetta para ser um diferencial

      Excluir
  5. Quem nesse mundo se tivesse condições pra comprar um Toyota ou um VW iria de VW ? Toyota é sinônimo de conforto , dirigibilidade , confiança . Quem não pode ir de Touota vai pro segundo plano que são as outras marcas mais "simples" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala isso pra um americano... Tu vais servir de piada por meses. Toyota é marca generalista pra gente de classe média-baixa, você tá completamente louco.

      Excluir
    2. Na Europa, nem se fala de Toyota, pois foi classificada como a pior marca. Carro para povão nos USA. Hyundai, classe C. Viver lá para conhecer e, principalmente, aprender.

      Excluir
  6. Vai vender muito mais que o atual, fato é que a Toyota é a melhor fabricante de autos do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Corolla é carro de pessoas sem opinião própria que nao faz um minimo de pesquisa sobre o carro que vai comprar e muito menos teste drive, onde compra porque a marca tem fama antiga ja feita de carro que nao da manutenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toyota desvaloriza pouco, por isso vende muito vide sw4 por 250000 vendendo que nem pão quente e Corolla idem. O povo sabe o que compra!

      Excluir
    2. wagner pereira, um provavel dono de corolla com certeza, e apesar do meu comentario atingir no calcanhar de varios donos de toyota, isso nao é uma critica, cada um compra o que achar melhor, porem muitos compram sim justamente pelo que o welber felix disse, que o carro nao desvaloriza e perde pouco valor de mercado, exatamente pq é uma marca tradicional e confiavel, ou seja, compra nao por causa das qualidades/caracteristicas que vao atender o consumidor, mas sim com a preocupação tola de perder menos valor de mercado, eu compro carro que me atende melhor para meu conforto em primeiro lugar e nao pq vai perder menos valor de mercado

      Excluir
    3. Paulo, sou dono de um Corolla e não me sinto nem um pouco desinformado em relação aos que se dizem "saber" escolher carros.

      Aliás, se me prostrar o pouco do que aprendi, principalmente na Motor1, coloco a grande maioria dos "entendidos" no bolso....

      Excluir
    4. achei q vc tinha um civic, já mudou para o corolla? jaja tem uma hiluxx

      Excluir
    5. Tinha um Civic, mas vendi no começo do ano.

      Peguei um Corolla XEi 16/17...

      Excluir
  8. Ta aí !... Uma das coisas que mais me interessa no universo automotivo é eficiência energética (custo do km rodado)... Hybrid ou híbrido ou elétrico ou hidrogênio seja o que for... PSA FCA Toyota VW o que trouxer primeiro para o Brasil abaixo de R$80.000 terá meu dinheiro. GM parece estar na frente com Bolt.

    ResponderExcluir
  9. Aguardando ansioso o novo Corolla, motor e câmbio melhorados e a tranquilidade de um carro e marca sólidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem