O Jeep Compass é atualmente o SUV mais vendido do Brasil, com exatas 35.007 unidades vendidas no ano (até o dia 10/8), enquanto o Honda HR-V é o vice-líder, com 27.939 emplacamentos no período. Neste artigo comparamos os dois modelos campeões de preferência do consumidor em configurações com tração 4x2 dianteira, transmissão automática e motor flex.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

O Jeep Compass é fisicamente maior que o Honda H-V. O SUV da FCA mede 4,42 metros de comprimento - 13 cm mais longo que os 4,29 metros do HR-V. Em largura, o Jeep mede 1,82 metros, sendo 5 cm maior que o Honda HR-V com seus 1,77 metros.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

O Jeep Compass também é 5 cm mais alto, ostentando 1,64 metros de altura, contra 1,59 metros do Honda HR-V. Na altura livre do solo nova vantagem para o Compass, com 21,1 cm, enquanto o HR-V oferece 17,1 cm.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

O modelo da Honda recupera a vantagem no ângulo de entrada, de 20,1º, contra 16,2º do Jeep Compass. Esse indicador mede a inclinação máxima de uma rampa que pode ser admitida pelo veículo - quanto maior o ângulo, mais facilmente o SUV supera rampas sem raspar a parte inferior.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Nesse aspecto o Honda HR-V é claramente superior ao Compass, pois como o Honda tem maior ângulo de ataque, ele enfrenta obstáculos de piso com mais facilidade e dificilmente raspa a parte inferior da dianteira. Esse é um ponto que incomoda no Jeep Compass, pois seu ângulo de entrada desfavorável faz com que ele raspe com frequência em entradas de prédios ou em valetas - algo incomum para um veículo do tipo SUV.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Apesar da vantagem nas dimensões externas, o Jeep Compass não consegue traduzi-las em mais espaço para os passageiros e bagagem, outro ponto que ele fica atrás do Honda.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

O porta-malas do Honda HR-V, por exemplo, oferta 437 litros, enquanto o do Jeep Compass tem um volume de 410 litros. Na prática, visualmente, a vantagem do HR-V parece ainda mais pronunciada (imagens abaixo).

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Jeep Compass - Porta-malas de 410 litros
Já em termos de espaço para os passageiros que vão nos bancos traseiros traz uma equivalência entre Compass e HRV, a despeito dos 3 cm a mais do Compass na distância entre-eixos.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Honda HR-V - porta-malas de 437 litros
Ainda em relação à carga, o Jeep Compass oferece o tradicional rebatimento do encosto traseiro 40:60, permitindo ampliar o espaço longitudinal de armazenamento.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Já o Honda HR-V também tem essa funcionalidade, mas o SUV japonês conta também com a sistemática de rebatimento do assento (denominado pela Honda de ULT - veja esse mecanismo em funcionamento clicando aqui), resultando em um espaço com grande dimensão vertical no compartimento traseiro dos passageiros - algo que incrementa sua versatilidade.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Vídeo - Jeep Compass x Honda HR-V



Powertrain: desempenho e consumo

O quadro abaixo traz um comparativo entre Jeep Compass 2.0 Flex e Honda HR-V 1.8 Flex de dados técnicos, capacidades, desempenho, consumo medido com gasolina pela revista Quatro Rodas, e consumo aferido pelo INMETRO. Os grifos em azul indicam o melhor resultado, e os vermelhos o pior.

Prova
Jeep Compass 2.0 Flex AT6Honda HR-V 2018 1.8 CVT
EtanolGasolinaEtanolGasolina
Motor potência [cv]166,0159,0139,0140,0
Motor torque [kgfm]20,519,917,417,3
Peso/potência [Kg/cv]9,39,77,78,0
Peso/torque [Kg/Kgfm]75,577,773,373,8
0 a 100 Km/h [s] - 4 Rodas-12,310,911,2
Velocidade max - fabricante192 -175 -
80 a 120 Km/h [s] - 4rodas-8,7-7,4
Consumo Urbano [km/l] - INMETRO6,18,87,711,0
Consumo rodoviário [km/l] - INMETRO7,510,88,612,3
Consumo Urbano [Km/l] - 4 Rodas-8-10
Consumo Rodoviário [km/l] - 4 Rodas-11-13
Porta-malas - litros410437
Entre-eixos - metros2,642,61
Comprimento - metros4,424,29
Largura - metros1,821,77
Altura - metros1,641,59
Vão livre do solo - cm (centímetros)21,117,7
Ângulo de entrada [graus]16,220,1
Ângulo de saída [graud]31,0029,7
Peso - Kg1.5471.276

O Jeep Compass conta com um motor maior (2.0 contra 1.8 do HR-V), mais potente (166 cv contra 140 cv do HR-V) e com mais torque (20,5 Kgfm contra 17,4 Kgfm do HR-V. Entretanto, o Jeep é 276 Kg mais pesado, fazendo com que seus indicadores de peso/potência e peso/torque sejam piores que os do Honda HR-V.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Com gasolina, a relação peso/potência do Compass é de 77,7 Kg/cv, enquanto a do HR-V é de 73,8 Kg/cv. Issso significa que cada cavalo-vapor do motor do Jeep precisa lidar com 77,7 Kg, enquanto cada cv do HR-V precisa empurrar um peso menor (73,8 Kg). O mesmo raciocínio vale para a relação peso/torque (cujos indicadores estão relacionados na tabela acima).

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Isso significa que o Jeep Compass 2.0 Flex é um carro mais lento e menos ágil que o Honda HR-V. Na aceleração de 0 a 100 km/h o Compass Flex, com 12,3 segundos, foi mais de 1 segundo mais letárgico que o HR-V.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Na prática, em uso no dia a dia, o Honda HR-V se mostra um veículo mais ágil e pronto aos comandos de acelerador, enquanto o Jeep Compas 2.0 Flex mostra-se mais moroso. O Honda HR-V transmite uma impressão de leveza e agilidade, enquanto o Compass mostra-se mais pesado no uso.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Preço e conteúdo

O Honda HR-V testado tem preço sugerido, em agosto de 2018, de R$ 106.700 reais (preço básico - R$ 105.500 reais + R$ 1.200 reais da pintura Prata Platinum).

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Jeep Compass 2.0 Flex Limited
Nesse preço o HR-V traz de série airbags frontais e laterais para motorista e passageiro (4 airbags), freios a disco nas quatro rodas, ABS+EBD, HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive), VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade), ESS (Emergency Stop Signal), travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Honda HR-V EXL
A lista de itens de série do HR-V EXL contempla ainda volante revestido em couro, acabamento soft-touch na moldura do painel, acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas, transmissão com acabamento em couro, ar-condicionado com digital touchscreen, freio de estacionamento eletrônico, sistema Brake Hold, banco do motorista com regulagem de altura, bancos traseiros reclináveis e bipartidos (60/40).

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Jeep Compass - painel
Há ainda sistema ULT, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, detalhes das portas e maçanetas internas cromados, display multimídia com tela de 7'' touchscreen com navegador GPS, entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad, computador de bordo multifunções, pára-sóis com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminação, piloto automático (cruise control), revestimento dos bancos em couro e volante multifuncional.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Honda HR-V - painel
Já o Jeep Compass mostrado nestas imagens é o Limited - topo de gama - com preço sugerido de R$ 139.990 reais. Entretanto, em termos de equipamentos, a versão que se equivale ao HR-V EXL seria o Compass Longitude 2.0 Flex, de R$ 120.990 reais.

Honda HR-V x Jeep Compass 2018

Nesse preço ele fica devendo para o Honda HR-V os airbags laterais, pois o Compass conta com apenas dois airbags dianteiros.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

O Compass Longitude tem todos os itens do HR-V EXL e ainda ar condicionado automático dualzone (zona única no HR-V EXL), chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros, controle eletrônico anti capotamento, faróis e lanternas com assinatura em LED, rodas em liga aro 18" e pneus 225/55, sensor de estacionamento traseiro, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema multimídia compatível com Apple Carplay e Android Auto.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Honda HR-V
Dessa forma, comparando-se o HR-V EXL contra o Compass 2.0 Longitude, observa-se que o Compass é R$ 15.490 reais mais caro - uma diferença elevada em face dos itens adicionais que oferece.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Jeep Compas - espaço traseiro
Já o Compass na versão Limited, que é o mostrado nas  imagens, custa R$ 139.990 reais, R$ 34.400 reais mais caro que o HR-V EXL, mas já agrega 7 airbags, detector de pontos cegos, espelho interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e faróis em Xenon.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V
Honda HR-V - espaço traseiro
Mercado - desvalorização

O Honda HR-V é um dos carros que menos desvaloriza no mercado de usados - algo que decorre, em parte, do fato de a Honda não vender seus modelos para frotistas e locadoras, o que contribui para manter o valor do modelo ao longo dos anos.

Honda HR-V x Jeep Compass Flex

Já o Jeep Compass é atualmente um dos modelos com maior proporção de vendas para locadoras, o que tende a provocar desvalorização mais acentuada no momento da revenda.

Conclusão

O Jeep Compass é um SUV de porte avantajado e pesado, maior e com motor mais potente que o Honda HR-V EXL. Entretanto, o Honda tem um projeto com melhor eficiência espacial - o que faz ele oferecer mais espaço para carga e passageiros, mesmo sendo externamente menor.

Jeep Compass x Honda HR-V

Além disso, o HR-V oferece melhor desempenho em qualquer situação de uso, e é, em média, 25% mais econômico que o Jeep Compass 2.0 Flex.

Jeep Compass Flex ou Honda HR-V

Em resumo, o HR-V EXL, sendo [bem] mais acessível, com maior performance, maior economia e maior espaço interno é uma opção racionalmente mais vantajosa que o Jeep Compass 2.0 Flex.

45 Comentários

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  1. Mais de 12s 0 a 100 o Compass????? Que carroças!!!!

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    1. Pois é.
      Não dá de usar para assaltar banco nem disputar racha.

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    2. E o principal: ultrapassar numa estrada de mão dupla! Perigo de vida. Ridículo esse desempenho!

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    3. Jurista de Taubaté gosta de um risco de brincar de correr e ultrapassar então?

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    4. Com etanol o Jeep faz 0-100 na casa dos 10 s. Acabamento do Compass esculacha o do HR-V sem piedade, nível superior.

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    5. O Compass é um carro muito superior ao HRV... não tem comparação... O acabamento é como o amigo de cima disse... Esculacha o HRV.... sem contar que o HRV tem aquele farol ridiculo monoparabola, e o HRV já vem dotado de projetor e led.

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    6. Esse jurista não gosta desses SUV porque ele vai mal no super trunfo.

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  2. Falam mal das picapes flex que são altas no consumo, mais não vejo diferenças para esses SUVs, bebem igualmente.

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    1. Picape flex é difícil fazer 5 na cidade com gasolina

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  3. Interessante a comparação ...bem útil pra quem está na dúvida ...até 100 k Hrv acima de 100 k nenhum dos dois, passando desse valor eu começaria a pensar em AUDi Merça ou BMW

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  4. Achei meio sem sentido o texto, e mais sem sentido ainda a conclusão.
    Enfim, Compass é a melhor escolha racional e emocional.

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    1. Há uma tentativa clara de minimizar o sucesso da FCA com o Compass.

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  5. HR-V sem dúvida!
    Entre os 2 é o que tem a melhor relação custo-benefício.
    Só quem tem ou já teve um Honda sabe como é.

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  6. Na real é bem diferente. Peguei um Compass Longitude Flex a cerca de um mês, e o preço real, a volta que tinha que dar no meu carro usado foi de exatos R$ 6.490,00 a mais que um HR-V EXL (não foi PJ ou PR). Já com Safety e Premium. Ou seja, por mais 6K você tem xênon x lamparina (faróis do Compass e do HR-V são péssimos sem xênon ou LED), tela 8,4" x 7", som Beats 500w, 7ab x 6 ab. Fora que é um médio. Tucson, 3008 (maravilhoso em quase tudo) são bem mais caros e, ainda assim, menos equipados. Tiguan e Equinox não entraram no páreo em razão das marcas, não pagaria + 100K para andar de VW ou GM.

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    1. Correção, o Tucson é menos equipado. O 3008 é mais equipado que o Compass.

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    2. Concordo com vc. Muito mais vantajoso negociar com a Jeep. Maior valorização do seu usado, facilidade no financiamento e taxa real mais baixa que as taxas zero das outras marcas. Por fim gosto é gosto e o compass caiu no gosto do brasileiro. Particularmente optaria pela honda nessa faixa de preço mas a marca é meio rígida em negócio.

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    3. Começou a falar asneiras quando disse que não paga mais de 100k pra andar de VW ou GM. É ignorância demais pensar que Hyundai, Peugeot ou até mesmo Jeep são marcas superiores a VW e GM, especialmente Peugeot e Hyundai, que são marcas até mais baratas que VW e GM no mundo todo.

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  7. Só falta o dinheiro, mas vontade de ter um compass não kkkkk pra mim e sem sombra de dúvidas o melhor.

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  8. Excelente matéria. Realmente o HR-V é a escolha mais racional em termos de consumo, desempenho, desvalorização, espaço interno e externo. É a melhor escolha para quem mora em cidades grandes, com vagas mais apertadas, ou q precisa de mais agilidade. Eu estou adorando o meu HR-V EXL, ele é bem ágil, econômico é fácil de guiar. Recomendo muito o carro!

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    1. Passei 15 dias em julho com HR-V. Inclusive pegando Dutra e Serra da mantiqueira. Tá de brincadeira dizendo que é ágil né???

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    2. Fiz TD no Compass Limited e achei o carro esperto, com etanol deve andar até mais que o HR-V, sem falar que a qualidade de acabamento é de outro nível.

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    3. HR-V agil? kkkk Perde fácil para qualquer 1.6 hatch do mercado...

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    1. Acabamento e equipamentos do Jeep são bem superiores principalmente na versão Limited, HR-V é um bom compacto, mas o design Jeep e maior altura do solo favorecem o Compass.

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  10. Ainda acho o HR-V a referência do segmento. Após a reestilização e com alguns equipamentos novos vai voltar a liderar o mercado de SUVs.

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  11. Duas bombas, beberrões e lerdos. Só mostra como essa modinha Suv não faz sentido nenhum.

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    1. Pelo contrário, HR-V só não é mais econômico que o Kicks

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  12. Compass, óbvio. HRV é Fit levemente mais alto. Mas Jeep tem que vir com pacote safety, com 7 airbags. Melhor versão do Compass é a de entrada com o safety. Mais do que suficiente. Entre nos dois carros para conferir que HRV não supera nem no Renegade. Veja o crash teste dos 2. No Jeep, impacto lateral, os vidros incrivelmente nem quebram. No HRV explodem e o boneco vai seco na coluna. Mas estranhamente ambos tem a mesma nota pelo latim... Enfim, plataforma Renegade / Compass é superior a do Fit / City / HRV / WRV.

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    1. Compass + pacote safety sem dúvida, 5 estrelas LatinNCAP, acabamento e equipamentos bem melhores que os do HR-V.

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    2. O boneco tem nome e se chama dummies !

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  13. T-Cross está chegando com seus excelentes e bem testados chassi + motores. Vale a pena esperar!

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  14. O Acabamento de ambos os carros é ruim! Não tem um plástico duro de qualidade duvidosa, que deve vir no SUV Compacto da marca mais querida do blog...

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  15. Há 9 meses eu tava nessa dúvida... gosto mais do acabamento e do design do Compass e tinha certeza que compraria um. Mas ele anda menos, gasta mais, manutenção é mais cara, o espaço interno é menor mesmo o carro sendo maior e ainda é mais caro. Acabei indo de HRV... o Compass é mais negócio na versão diesel.

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    1. Versão diesel 150k arrocha, nesse preço dá pra pensar em Golf GTI, Passat, 320i, C180 ou A4.

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    2. Se preferir SUV nesse preço (150k) Equinox Premier é o melhor negócio

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    3. Ficar na dúvida entre um Compass diesel ou Golf Gti é estranho!

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  16. Tiguan manda lembranças para os dois... Dúvidas??? É só dirigir uma tiguan que vcs vão ver o que é um SUV com verdadeira tecnologia e necamecâ ano luz na frente

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  17. Já guiei HRV Elx completo carro que nao tem nada de especial...rodar barulhento...motorzinho chinfrim com um cambio chatinho. Compass é isso que está na rede...uma grande furada.
    Logo a VWB completa a linha de SUVs com o TCross e Tiguan. Os VWs serao muito superiores aos carros da concorrência.

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  18. Gente se essas jabiracas suv sao tao boas porque nenhuma passa no teste do alce?

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    1. Cara, se atualiza aí. Compass e Renegade já passaram. No youtube, não encontrei do HRV nem do Vezel, mas tem do Fit/Jazz com ESC. Passou também. Enfim, com controle de estabilidade, poucos falham no teste até 70km/h...

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  19. genti...designer...>>>compass...
    mais custo beneficil.....>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>hrv......
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  20. Compass sem dúvidas. Quem quer economia de combustível VW UP.

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