A Audi demonstrou as potencialidades do seu novo SUV elétrico, o Audi e-tron, em um teste na Montanha de Pikes Peak, Colorado, USA. O modelo combina enorme potência e alta eficiência.

Audi e-tron

A potencia total do sistema elétrico aplicado ao Audi e-Tron é de 300 kW (407 cv), que permite acelerar esse SUV de zero a 100 km / h em menos de seis segundos. No ciclo de teste WLTP, ele cobre mais de 400 quilômetrosem uma carga de bateria. Um fator importante para o longo alcance é o conceito de recuperação de energia. O SUV elétrico provou isso com um desempenho impressionante em Pikes Peak.

O cenário: para cada quilômetro de descida, recupera energia para um quilômetro adicional

Com 4.302 metros, Pikes Peak ergue-se no alto das Montanhas Rochosas, o protótipo Audi e-tron está causando uma sensação com seu sistema de recuperação que é variável e, portanto, o mais eficiente do mercado, segundo a Audi.

Audi e-tron

Em seu percurso de descida de 31 quilômetros, o SUV elétrico alimenta a bateria com energia para poder cobrir aproximadamente a mesma distância novamente. A diferença de altitude de cerca de 1.900 metros fornece as condições necessárias para isso. O protótipo Audi e-tron recupera energia para até 300 Nm de torque e 220 kW (300 cv) de potência - mais de 70 por cento de sua energia operacional.

O conceito de recuperação: da roda livre a condução com um pedal

O sistema de recuperação contribui para até 30% do alcance do SUV elétrico. Envolve os dois motores elétricos e o sistema de controle de freio integrado eletro-hidraulicamente. Pela primeira vez, três diferentes modos de recuperação são combinados: recuperação manual em coasting usando os seletores de trocas de marchas, recuperação automática por meio da eficiência preditiva assistida e recuperação dos freios com transição suave entre desaceleração elétrica e hidráulica. Até 0,3 g, o protótipo Audi e-tron recupera energia somente através dos motores elétricos, sem usar o freio convencional - que cobre mais de 90% de todas as desacelerações. Como resultado, a energia é devolvida à bateria em praticamente todas as manobras normais de frenagem.

Audi e-tron

O motorista pode selecionar o grau de recuperação em coasting usando os shift paddles. No estágio mais baixo, o veículo desacelera sem torque de arrasto adicional quando o motorista solta o pedal do acelerador. No estágio mais alto, o SUV elétrico reduz visivelmente a velocidade - o motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador. Isso cria a operação em um pedal. Não há necessidade de usar o pedal do freio neste cenário de desaceleração.

Audi e-tron

Os freios das rodas estão envolvidos apenas quando o motorista desacelera em mais de 0,3 g usando o pedal do freio. Eles respondem com extrema rapidez, graças a um novo conceito de atuação eletro-hidráulica. A Audi é o primeiro fabricante mundial a usar este conceito em um veículo de produção em série com acionamento elétrico. Um pistão hidráulico no módulo de freio compacto gera pressão adicional e, portanto, força de frenagem adicional para o torque de recuperação. Quando a frenagem de emergência automatizada é realizada, há apenas 150 milissegundos entre o início da desaceleração e a presença de pressão máxima de frenagem entre as pastilhas e os discos. Graças a esse rápido acúmulo de pressão, a distância de frenagem é reduzida em até 20% em comparação com um sistema de freio convencional.

Audi e-tron

Dependendo da situação de condução, o sistema de controle de freio eletro-hidráulico integrado decide - eletricamente em cada eixo individual - se o protótipo Audi e-tron irá desacelerar usando o motor elétrico, o freio da roda ou uma combinação dos dois. O pedal de freio é desacoplado do sistema hidráulico. A transição do freio do motor para o freio de atrito puro é suave, e o motorista não percebe isso.

Audi e-tron

Este sistema permite que o SUV elétrico explore seu potencial máximo de recuperação de forma direcionada com o apoio do auxiliar de eficiência padrão. O sistema utiliza sensores de radar, imagens de câmera, dados de navegação e informações Car-to-X para detectar o ambiente de tráfego e a rota. Ao motorista é mostrado a informação correspondente na cabina do piloto virtual de Audi assim que seria correto tirar o pé do pedal do acelerador.



Ao interagir com o auxiliar de cruzeiro adaptativo opcional, o auxiliar de eficiência também pode desacelerar e acelerar o SUV elétrico de forma preditiva.

Os motores assíncronos: forte desempenho

O que é fascinante sobre o SUV com acionamento elétrico não é apenas sua eficiência, mas também seu desempenho. Seus dois motores elétricos têm uma potência de 265 kW (360 cv) e desenvolvem 561 Nm de torque. Eles podem fornecer esse desempenho máximo por até 60 segundos. Dessa forma, eles permitem que o veículo acelere de uma parada até a velocidade máxima limitada eletronicamente de 200 km / h várias vezes consecutivamente sem perdas.

Audi e-tron

O torque máximo do inversor está presente em frações de segundo e fornece força adicional. Ao mudar a alavanca de drive D para S e pressionar totalmente o pedal do lado direito, o motorista pode ativar o modo boost. Está disponível por oito segundos. Aqui, o sistema produz 300 kW (407 cv) e 664 Nm de torque. O Audi e-tron protótipo corre de 0 a 100 km / h em menos de seis segundos.

6 Comentários

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  1. E a Audi não vende nenhum carro elétrico no Brasil.

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  2. Se cuida Tesla! kkkk Simplesmente destruidor! Que venha logo para o mundo!

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  3. BMW, Audi e Mercedes vão acabar com a Tesla

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  4. 400 km autonomia, mas com ar condicionado ou sem? Com aquecedor, ou sem? Qual o tempo de recarga? pode ser uma tomada comum? Ao se falar em carros elétricos tem que se tocar nesses assuntos, senão fica parecendo que é propaganda pura e simples.

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