O Toyota Yaris é um hatch compacto que agrada visualmente à primeira vista, com suas linhas bem resolvidas, mesmo que um tanto exóticas para os padrões ocidentais. Entretanto, o interior, ainda que não seja ruim, deixa aquela sensação de carro barato. O motor 1.5 com transmissão automática CVT é burocrático: cumpre sua função, mas sem brilho. Isso significa que se você gosta de carro com bom desempenho, este Toyota não é para você - opte por um Polo 200 TSI Comfortline (veja aqui).

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019

Este Yaris XLS é a versão topo de gama. Como mencionamos, a aparência é muito interessante. A carroceria hatchback, bem como a combinação de dois tons - neste caso vermelho com preto - adicionam um estilo jovial.



A dianteira é o grande destaque, com visual verticalizado, ostentando uma grande grade do radiador e o faróis alongados - nesta verão XLS os detalhes em preto são brilhantes "black piano", que conferem requinte.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019

As linhas tem linhas fluidas e o recurso do adesivo preto na coluna "C" cria um efeito de teto flutuante e contribui para abaixar visualmente o carro, conferindo um aspecto esportivo.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019

A traseira é o ponto mais controverso. As lanternas de LED alongadas têm um desenho agradável, mas o aspecto geral estreito e alto. Falta, talvez, um elemento em preto na base do para-choque para dar ao Yaris um aspecto mais largo e baixo, e, portanto, mais esportivo.

Interior

O interior, porém, é o "mas". Ao entrar no Yaris, você fica um pouco desanimado, especificamente pelo sistema de infotainment. A tela de 7 polegadas é desatualizada em relação à outras centrais da própria Toyota (como a do Corolla) e não conta com compatibilidade com o Android Auto e Apple Carplay.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - central multimídia
Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - central multimídia incompatível com Android Auto e Apple Carplay
Ela também não tem sistema de navegação, mas permite um emparelhamento com o smartphone e uso de um aplicativo Tom Tom - que é infinitamente menos prático que o Google Maps ou mesmo Waze.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - interior

A resolução de tela não é das melhores e há poucos aplicativos e menus. Sim, o sistema se conecta ao smartphone via Bluetooth, e faz uma espécie de espelhamento por intermédio de um sistema proprietário da Toyota - pouco prático.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019  - painel

Outra coisa que decepciona é a pouca disponibilidade de iluminação ambiente de interior. A decoração interna predominantemente preta contribui para uma sensação de menor espaço interno. Além disso, é não se pode ver claramente uma tela de menu ou algum objeto colocado nos poucos compartimentos de objetos - que são muito úteis para colocar o celular, moedas ou garrafas de água.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - espaço interno

O descansa braço dianteiro é interessante e traz embaixo um porta-objetos. Mas ele não tem ajuste longitudinal, como o do Polo, de modo que no Yaris a usabilidade é menor. O ponto positivo é que vem em todas as versões, e não apensas nos topo de gama.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - espaço interno

A combinação dos detalhes em preto fosco e cinza fosco parece boa, somada aos materiais que - embora não se comparem com os do Corolla - seriam de boa qualidade para de modelo compacto e de baixo custo, mas o painel 100% confeccionado em plástico duro não combina com um carro de quase R$ 80 mil.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - volante revestido em couro

O volante e a alavanca de transmissão merecem aplausos, pois são recobertos de couro e oferecem ótima empunhadura. A qualidade do revestimento em couro dos assentos é percebida como resistente, mas não tem a aparência sofisticada do usado no Corolla. Por outro lado, o isolamento acústico é muito bom.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - espaço traseiro

Este hatch compacto é muito confortável e espaçoso. Nos assentos traseiros cabe três adultos perfeitamente e como o assoalho é plano, o passageiro no meio viajará muito mais confortavelmente. Além disso, o porta-malas tem grande capacidade de 315 litros - adequada para um hatchback, e isso pode ser aumentado dobrando os assentos.

Ao volante

O motor de 1.5 litros com 110 CV e 14,9 Kgfm de torque associado com a transmissão automática CVT sofre para tirar o hatch de 1.150 kg da inércia. Se você procura e gosta de um carro ágil, esqueça o Yaris - compre um Polo 200 TSI Automático e seja feliz.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019 - partida por botao start-stop

O Yaris tem um desempenho apenas adequado. Em aclives, a ótima transmissão CVT reduz as marchas e faz o motor gritar muito, e mesmo assim o carro demora a ganhar velocidade. Em uso normal, não tem nada de extraordinário, mas é correto lidar com ele na cidade de uma forma tranquila.

Comparativo - Yaris XLS 1.5 CVT x Cronos 1.8 Automático x Virtus 200 TSI Automático (grifo vermelho no pior resultado; azul no melhor)

Medições - Revista Quatro RodasYaris 1.5 CVTCronos 1.8 ATVirtus 200 TSI AT
0 a 100 km/h [s]12,311,210,1
80 a 120 km/h [s]8,88,37,3
Frenagem a 120 km/h - metros68,464,860,8
Consumo urbano121212,7
Consumo rodoviário14,814,217,8
Ruído interno @ 120 km/h -dBA73,567,969,8

O consumo não é também exemplar: no comparativo da Quatro Rodas (quadro resumido acima), ele conseguiu andar menos e beber a mesma coisa que o Fiat Cronos 1.8 Automático em cidade - um carro conhecido por contar com um motor muito antiquado.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019- interior

Outro ponto a favor são as sensações que a suspensão transmite, se você cair em um buraco ou passar por uma lombada, o Yaris tira de letra. O fato de o curso ter sido elevado em 1,5 cm em relação ao tailandês, e usar buchas hidráulicas na dianteira, contribui para deixar o Yaris muito suave.

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019

A suspensão tem um ajuste que prioriza o conforto e é o grande destaque do modelo, produzindo um passeio confortável mesmo em vias esburacadas e de baixa qualidade. Nesse ponto ele se parece muito com o irmão maior, o Corolla.

Conclusão

Toyota Yaris XLS 1.5 Automático 2019

O Yaris XLS é um carro honesto, e agradável de ser conduzido, especialmente porque temos a segurança de estar ao volante de um carro durável, assinado por uma das marcas - não premium - de maior qualidade. Apesar disso, o sistema de infoentretenimento poderia ser melhor, e o motor poderia ser o 1.8 VVT-I do Corolla GLi.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Resumo: se não for vw não presta... Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. até na matéria do VLOG ja diz, "Compre um Polo e Seja feliz" tendencioso nao?

      Excluir
  2. Ao meu ver parece que que tem uma costura de couro no painel (plástico) bem se não combina no preço também se aplicaria ao o polo ts não acha? Não entrei em nenhum dos 2 mas também escolheria o polo os preços da Toyota sao um absurdo tudo pela dita confiabilidade que a Vw não deixa a desejar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem costura nenhuma no painel. É uma costura fake, ridícula. Costura fake é prácanbá.....

      Excluir
    2. Agora eu vi na outra imagem é mesmo engana a primeira vista

      Excluir
  3. Meu carro tem 85 pocotó, e acho o suficiente para o dia a dia, é lógico que na estrada em ultrapassagens tem que se ter mais cuidado, porém como o colega acima disse "se não for VW, não presta", ninguém compra carro popular para trackday, compra para se locomover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta relativizar. O Yaris é manco até dizer chega. Ele com esse motor 1.5 conseguiu a proeza de andar menos e beber mais que o Cronos 1.8 Automático, que é conhecido como um carro que bebe industrialmente.

      Ele é lerdo, fraco. E isso é INSEGURANÇA e DESCONFORTO. O motor berra feito uma gata no cio e o carro não anda nada.

      Não adianta dizer que não vai comprar carro para track day que o Polo 200 TSI não é carro para track day.

      O polo é um carro moderno, com um motor potente, confiável, que ENRABA esse Toyotinha boqueta aí até o talo sem dó nem piedade. E ainda por cima BEBE BEM Menos.

      Esse Yaris 1.5 é uma piada. O 1.3 com câmbio CVT deve ser paralítico.

      O sujeito que defende uma boquetagem dessa tem que ganhar muito para passar vergonha. E se não estiver ganhando nada, é apenas um idiota, abanando o rabiunho feito um cachorro otário para uma empresa que não sabe de sua existência.

      Excluir
    2. Aliás, esse Toyota é tão boqueta, que nem os fanboys jaspion da Toyota, tipo aquele Charles Kuramoto, aparece para defender.

      O carro é #fail mesmo. Piada pronta.

      Excluir
  4. Excelente carro, confiável e bonito, seu porte é muito bom, e seu design é mais bem resolvidos que seus concorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca chegou nem perto do carro. Não andou. O carro está no mercado há 3 semanas, vendeu 142 unidades, e já sabe que é "confiável e excelente"?

      Isso não passa de um chute sem fundamento algum.

      mas vamos aos fatos. O carro não é "excelente". Não há avaliação de segurança sobre esse carro. O acabamento interno é feio e com materiais de 2º linha. O motor é sub-dimensionado para o peso, então ele é lerdo, e bebe mais que o Cronos 1.8.

      Esse carro é uma piada. E mais piada ainda são os manés que vem defender a boquetagem sem ter sequer chegado perto. Se tiver ganhando para isso, é aceitável. Se não, é caso de idiotia crônica.

      Excluir
    2. Confiável? Tem um? Quantos km já rodou?

      Excluir
    3. e vc tbem nao chegou perto nem andou e fala que berra, q isso, q aquilo, etc....
      Quem é piada aqui? VOCE caro acéfalo 4patas!

      Excluir
  5. Hoje eu passei numa concessionária e pedi um test-drive no referido modelo XLS. Não é um primor em desempenho, mas está longe de ser manco. Pisando um pouco no acelerador e já me vejo a 80km/h. Responde bem ao comando do acelerador.

    Acabamento poderia ser melhor. Oferece bom espaço interno e bom porta-malas.

    Suspensão é confortável e tem bom isolamento acústico (pelo menos até 85 km/h, a máxima que andei nele)

    Um ponto que incomoda nos Toyota é o "trilho" da alavanca de marcha. Para tirar do "P" e colocar em "D" tem que fazer tipo descer uma "escada", e vice-versa.

    Outro ponto também notado é a ausência de Tilt-Down, ao estacioná-lo de volta na css. Assim como na câmera de ré, a marcação da distância no visor não mostra a direção que o carro vai tomar, ao girar o volante.
    .
    Segundo a matéria, o carro pesa 1150kg. Deve ter uma estrutura reforçada para alcançar 5 estrelas no crash-test. Pena os 7 airbags serem somente na versão top. Mas o ESC está aí até mesmo na de entrada, sem precisar comprar pacote de opcionais.

    Eu não compraria, mas vejo que é um produto que pode vender bem, pra quem quer um produto durável e resistente. Os mais informados no mundo dos carros vão optar pelo Polo, é claro. Mas cada qual tem seu dinheiro e decide como quer gastá-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu não testei e não gostei.
    Achei os bancos pequenos. O acabamento que é plástico puro de 2ª linha. Não gostei da central multimídia xing-ling.

    O couro dos bancos tem aparência de vagabundo. Tem costuras mal feitas.

    O motor é fraco, e lerdo. Um perigo em ultrapassagens. Grita e não sai do lugar.

    A suspensão é molenga, o carro balança até dizer chega.

    Não recomendo esse Yaris. Se vc está pensando nele, melhor optar pelo Polo, um carro verdadeiramente moderno, com motor modeno, acabamento interior bem feito, comprovadamente seguro e eficiente. Esse Yaris é um engodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. plastico segunda linha igual ao da linha gol/fox né...

      Excluir
    2. e também do Polo
      Tenho um e posso afimrar

      Excluir
    3. Esse tal de Carlos4mitos nao tem condições nem de compra um fusca e fica se achando e um Maria vai com as outra nunca entrou no carro nao fez test drive e fala mal do yaris

      Excluir
  7. Voce nunca testa nada professor!! Mas bate com uma propriedade intrigante!!! Pode isso???
    Você é um crítico fake!!!
    Abraça matérias que interessam e as toma como verdade absoluta...
    Se não agrada, é comprada etc...
    Pode isso Arnaldo????

    ResponderExcluir
  8. Os resultados do Yaris esto errados, 73.5 dB é do City...

    Fazia tempo que um lançamento não ganhou o comparativo, a 4Rodas está cobrando um jabá mto caro pelo visto.

    ResponderExcluir
  9. Carrinho feio, a disputa está acirrada, quem leva o primeiro lugar do prêmio Monstrengo, Yaris, Etios ou Versa?

    ResponderExcluir
  10. No meu ponto de vista só pecpeca pelo preço, é volante não ter regulagem. De resto tira de letra.

    ResponderExcluir
  11. O problema maior é o preço mesmo. Deveria custar preço de Onix, Ka, Gol, já que é concorrente deles.

    ResponderExcluir
  12. criticar todo mundo critica, até Jesus nao agradou a todos!

    ResponderExcluir
  13. Esse carro não é feio, é simplesmente HORROROSO!!!

    ResponderExcluir
  14. Carlota, precisa aprender escrever, nunca se usa "n" antes de P e B, que palavra é esta? "prácanbá"?

    ResponderExcluir
  15. Se voce gosta de teto solar vá de yaris. Se gosta de ser papa-leguas, (0 a 100km/h) vá de virtus ... se gosta de cambio automatico de verdade , de não passar na oficina, vá de Yaris; ...já que o preço é o mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Vários posts de outros sites ínclusive de fora do país falaram da altura do teto. Motoristas acima de 1.90 raspa.a cabeça no teto. Alguém alto fez o teste drive e notou isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão com teto solar realmente atrapalha um pouco conforme a altura (bati a cabeça quando entrei no carro, mas o banco estava muito alto). Ao ajustar o banco, fica uns 3 cm de bater no teto. Até onde sei muitos carros com teto solar possuem o mesmo problema. As outras versões possuem o teto mais alto e não tive problemas.

      Excluir
  17. se o Polo e tão bom assim. tinha fica pelo menos entre os 3 carros mais vendido do país. carro bom tem vender muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem