O mês de maio foi marcado por uma queda de 7,2% no mercado automotivo brasileiro - atribuída, em parte, à greve dos caminhoneiros. Nesse contexto, as maiores perdedoras de maio são Renault, Toyota e Ford.

Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A montadora francesa registrou uma queda de 29,5% em suas vendas de maio relativamente a abril, o que fez a marca despencar no ranking de vendas de 4º para 7º.


Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A segunda maior perdedora de maio é a Toyota, com vendas caindo 12,9%. Todos os modelos da Toyota caíram, e o Corolla perdeu duas posições no ranking.

Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A terceira maior perdedora é a Ford, com vendas retraindo 8,4%. Dependendo quase que exclusivamente das vendas do Ka, a norte-americana já está fora do G4 desde 2017.

Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A sul-coreana Hyundai foi a 4ª pior, com vendas caindo 7,8% - retração maior que do mercado, indicando que a marca perde participação de mercado.

Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A Honda fecha o top 5 de maiores perdedoras de maio, com recuo de 6,1% em seus emplacamentos.

Renault e Toyota são as maiores perdedoras de vendas

A Volkswagen, entre as grandes, foi a que menos perdeu, com retração de 2,3% - significativamente menor que a do mercado (7,2%) - o que indica ganho de market share.


RankMarcaQueda de vendas Maio/Abril
1Renault29,50%
2Toyota12,90%
3Ford8,40%
4Hyundai7,80%
5Honda6,10%
6Nissan5,30%
7Chevrolet4,60%
8Citroen3,50%
9Mitsubishi2,40%
10Volkswagen2,30%

Crescimento

Entre as marcas que cresceram, destaque para a Jeep, com avanço de 10,2%. Peugeot, Mercedes-Benz e BMW também cresceram.

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Toyota ladeira abaixo, heim?
    Corolla despencando nos rakings, já sentido os efeitos do Virtus seduzindo todos os compradores do Corolla que pensam 3 segundos.
    Toyota está em situação complicada. Produtos velhos, motores antiquados. Pós-venda questionável, com meras 150 concessionárias.
    Por outro lado, VW posicionada para assumir a liderança no Brasil, o que acho natural, já que os produtos são os melhores, mais modernos e tem excelente pós-venda, com 600 concessionárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a investida da Fiat nos preços, (leia-se desvalorização de Uno/Mobi que fortalecem locadoras, nova versão "pelada" do Argo, bem como promoções agressivas pra tentar diminuir o fracasso do Argo), acho que isso vai depender diretamente das versões 1,6 litro 16V automática de Polo e, principalmente do Gol. Fiat apelou de vez e assumiu ser uma marca de carros baratos. Produtos de qualidade baixa mas que deve vender. E dos Suves também.

      Excluir
    2. Passando para lembrar como é o pós-venda no mundo real.

      Ranking de satisfação do pós-venda
      Baseado em escala de até 1.000 pontos

      POR MARCAS
      1º Hyundai CAOA 830
      2º Mitsubishi 817
      3º Toyota 817
      4º Honda 812
      5º Hyundai Brasil 806
      6º Kia 806
      7º Citroën 804
      8º Chevrolet 801
      9º Jeep 801
      10º Nissan 796
      11º Fiat 790
      12º Peugeot 780
      13º Volkswagen 780
      14º Ford 776
      15º Renault 757

      Excluir
    3. Tu deve ser da época do fica kkkkk

      Excluir
    4. Acumulado de vendas do COROLLA entre janieor e maio de :
      2017 = 23448
      2018 = 24266
      cresceu 3,48%
      É... realmente é o efeito Virtus! O cara vai lá na VW, olha o Virtus, compara e acaba optando pelo Corolla!

      Excluir
    5. Efeito desvirtuoso quem vai sentir é a VW com o lançamento do Toyota Yaris. Apartir de agora vamos ver quem é que esta perdendo vendas! E viva a concorrência, e viva o Brasil, onde as pessoas ficam brigando por marcas, modelos e esquecem de defender a ética, moral e seu semelhante.

      Excluir
    6. Uau! Que despeitada! Ficou irritada ao saber que a Toyota tá levando uma naba, e vem rodar a baiana. Bem brava!

      Não adianta nada. Toyota tá caído, e não será essa gambiarra de yaris (carro com 5 anos de mercado em país de 3º mundo), antigo e com facelift que fará a diferença. Yaris vai canibalizaar vendas do Etios (que vai sair de linha) e dos Corolla de acesso. Só isso.

      Não precisa ficar irritada. É isso mesmo. Toyota ladeira abaixo.

      Digo, não precisa ficar irritada e nem despeitada, pois a Toyota nem sabe que vc existe, mané.

      Excluir
    7. ETIOZÃO não tem condições de concorrer com Polo e Virtus ! Freio á tambor na traseira, multimídia pobrezinho, sem piloto automático, mas os Zé Mané irão comprar pois é um Toyota !

      Excluir
    8. A pedido do site EXAME, a KBB Brasil listou as versões do automóvel número 1 do mundo em vendas que mais e menos desvalorizam com o tempo. A versão que menos desvaloriza é Corolla GLi 1.8, que perde apenas 3% no primeiro ano e 7% no segundo ano de uso.

      Excluir
    9. Virtus x Corola. A diferença é o acabamento e o preço.Quem concorre c Corola é o Jetta.

      Excluir
  2. Importante lembrar que o Polo assumiu a liderança no estado de São Paulo em maio, justo no estado onde ele é fabricado, enquanto isso Renault assumiu a liderança no Paraná justo no estado onde está sua fábrica. Trocar 06 por meia dúzia é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. genti...se a toyota é tão boa porque não vendi?

    ResponderExcluir
  4. Cadê a Fiat no ranking apresentado na matéria?

    ResponderExcluir
  5. Up fan, acho que esse ranking é só de quem perdeu, pela jeito assim como a Jeep, a Fiat deve ter aumentado as vendas, Carlota vai a loucura, não só ele mas todos os fanboys da VW, pois segundo o comentário de um cidadão, o problema dos amantes da VW é a Fiat.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem