A segunda geração do compacto A1 da Audi foi mostrada publicamente em junho de 2018, precedido por uma apresentação secreta para alguns jornalistas europeus, em Munique (Alemanha). Tanto esses jornalistas quanto o público em geral tem reagido com certo espanto pelo design polarizador e marcante do A1.

Novo Audi A1 Sportback 2019

Este é um carro que vai chamar bem mais atenção nas ruas do que a primeira geração, lançada em 2010 com uma abordagem estética mais discreta.

Audi Sport Quattro
Audi Sport Quattro 
Esse novo A1 traz referências estéticas e herança de design do Audi Quattro, um icônico cupê esportivo da Audi dos anos 80, como mostramos no vídeo abaixo.



Os três elementos retangulares da extremidade do capô do novo A1 vieram do capô do Audi Quattro.

Audi Sport Quattro - 1984
Audi Sport Quattro - 1984
Na lateral observe a coluna “C” larga e inclinada para frente, cujo conceito foi aplicado também no novo A1.

Audi Sport Quattro - 1984
Audi Sport Quattro - 1984
Esses traços foram retomados no modelo conceitual Audi Sport Quattro, apresentado no Frankfurt Motorshow de 2013 e na CES 2014, já com as formas modernizadas, o formato dos para-lamas abaulados e na dianteira as entradas de ar inferiores.

Audi Sport Quattro Concept - 2013
Audi Sport Quattro Concept - 2013
Na época imaginava-se que o Sport Quattro Concept seria um precursor de um novo modelo da Audi de produção, mas agora observamos que ele na realidade apenas apontou o que os designers alemães estavam preparando para a segunda geração do A1.

Audi Sport Quattro Concept - 2013
Audi Sport Quattro Concept - 2013
E, não há como negar, foi muito bom. Um carro marcante, com design que irá certamente torcer pescoços nas ruas e venderá feito pão quente especialmente na Europa.

Audi A1 Sportback 2019

O fato de trazer para um modelo contemporâneo referências de carros ícones da marca, que foram adorados por muitos fãs durante anos e décadas, não é algo fácil.

Audi A1 Sportback 2019

Claro que o Audi Quattro original continua um mito, um referencial, mas certamente os fãs do Quattro original certamente sentirão seu coração bater mais forte ao ver as o parentesco estético com esse novo modelo da Audi.

Audi A1 Sportback 2019

E certamente que um verdadeiro Pocket Rocket como o novo A1 é o modelo mais adequado o renascimento do Sport quatro.

Audi Ur-Quattro - 1988
Audi Ur-Quattro - 1988
O Audi A1 Sportback com suas referências histórias em uma abordagem moderna é um carro que fica marcado na mente. Não se consegue tirá-lo da cabeça. Há relatos de jornalistas que, quando apresentados ao modelo, acharam que seria um carro carro-conceito? Quando entenderam que seria um modelo de produção, ficaram surpresos.

Audi A1 Sportback 2019

A Audi realmente é corajosa em trazer um carro de aparência tão agressiva para o mercado. Mas esse novo A1 vai trazer um pouco de “momentum” e frisson para esse segmento de modelos compactos. Não é apenas uma caixa metálica que te leva de A para B.

Audi A1 Sportback 2019 - interior

Esse novo A1 é um carro que os europeus chamam de "driver oriented" - modelos feitos para agradar o piloto. E que está destinado a ganhar muitos prêmios, especialmente de design. O A1 de primeira geração já foi bastante premiado, mas este novo será bem mais, certamente.

Audi A1 Sportback 2019 - interior

Não é só design. Ele compartilha a plataforma do Novo Polo, mas o chassi do novo Audi A1 Sportback possui uma afinação específica, que garante uma condução ágil e uma experiência de condução soberanamente esportiva.

Audi A1 Sportback 2019 - interior

A genética do Audi Quattro não está só no design. O antigo Sport Quattro já chegou a ter 306 cv em modelos de rua, enquanto este A1, nesta versão S-Line, traz no máximo, por enquanto, um 2.0 TFSI de 200 cv e 350 Nm.

Audi A1 Sportback 2019

Esse é o motor topo de gama, porque na Europa ele começa com um 1.0 TFSI de 95 cv, passa por um 1.0 TFSI de 115 cv, e tem ainda o intermediário 1.5 TFSI de 150 cv. As transmissões são manual de seis marchas para o 1.0 TFSI de 95 cv, S-Tronic de 7 marchas para o 1.0 TFSI e 1.5 TFSI, e S-Tronic de 6 marchas para o 2.0 TFSI.

Audi A1 Sportback 2019

O desenvolvimento do novo A1 não apenas olhou para a lista de ancestrais, mas também para os atuais modelos de primeira classe da Audi. Em particular, os sistemas de informação e segurança foram substituídos pelos modelos “grandes”.

Audi A1 Sportback 2019

Por exemplo, desde a versão básica, o novo A1 apresenta o painel de instrumentos totalmente digital com seu display de 10,25 polegadas, bem como um volante multifuncional. Claro, existem outros recursos opcionais, como o cockpit virtual Audi ou o sistema MMI Radio Plus com tela sensível ao toque.

Audi A1 Sportback 2019

Os sistemas de segurança são oriundos igualmente da classe superior. Passa a ser de série o aviso de saída de pista e o monitor de colisão frontal. Estará disponível o assistente de velocidade adaptável, e todas as comodidades anteriormente reservadas para os modelos maiores.

Conclusão

O Novo Audi A1 é um modelo que muda paradigmas tanto na Audi quanto no mercado. O design de linhas sólidas, bordas afiadas, cores externas marcantes e uma dianteira impregnada fará sucesso.

Audi A1 Sportback 2019

Alguns poderão demorar a se acostumar. Assim como o Audi Quattro simplesmente parecia diferente na época, com suas entradas de ar marcantes na dianteira e aparência ampla, o mesmo acontece com o novo Audi A1 Sportback,

Audi A1 Sportback 2019

A Audi foi corajosa em trazer para o mercado um carro com aparência tão agressiva - isso merece ser comemorado!

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O carro é bonito, mas eu ainda ficaria com um CooperS.

    ResponderExcluir
  2. Os MINI são carros que agradam ao público Gay e feminino. Não são carros criados para heterossexuais masculinos.

    E este Audi A1 é um carro masculino. Isso em termos ópticos, que ele é mais que convincente.

    Mecanicamente, dinamicamente, e conforto interior, além de tecnologia, dá pena do seus concorrentes. O que é aquele interior do MINI cheio de rodas ridículas perto desse interior que parece vindo do futuro deste A1.

    Mecanicamente nem falo. Este A1 com 200 vc não verá a cor de qualquer outro concorrente.

    Nada será como antes nesta classe compacta. O segmento de carros compactos será dividido temporalmente em aA1-mk2/dA1-mk2 (antes e depois de Audi A1-mk2).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico toda molhadinha com o carro caloi?

      Excluir
    2. Quem entende de público gay e feminino é vw. Vide golf, beatle, e fusca como lideres em todas as pesquisas de preferência desses públicos. E outra, desse assunto você entende muito bem de 4 em carros.

      Excluir
    3. Vai começar com sua teoria sexista d novo? Deixa de ser ridículo, machinho.

      Excluir
    4. É como dizem, o maior homofobico é aquele que ainda não teve a coragem de se assumir. Pode se assumir Carlota, é de boa.

      Excluir
    5. O Mini, carro do Mr Bean junto com o Mustang são as duas melhores releituras de clássicos do passado.

      Agora colocam isso no Hatch ao invés do cupe... É igual o preço do Golf, não faz sentido e ninguém entende.

      Excluir
    6. energydrink, coloque tbm nessa sua lista o Fiat 500 ... tbm ficou fantástica a releitura dele.

      Excluir
  3. O design é uma evolução ao anterior. Mas pontuo que este novo A1 é mais um novo modelo que cresceu em tamanho sobre o seu antecessor. Desta feira, eu arriscaria um palpite de que agora ele é maior e mais pesado que o Audi A3 original, dos anos 200.

    Se assim o for, este carro não foi para a academia, mas sim 'precisa fazer uma dieta'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro a3 tinha 4.15 m e +- 1200 kg. Um carro bem maior e pesado q este, de onde vc tirou q este a1 é maior e mais pesado? Pesquise antes

      Excluir
    2. Inobstante, este é voluntariamente mais incisivo que o anterior, mas preocupo-me pois estou a ficar ansioso pois todos os fabricantes estão deixando de fazer carros despojados, com menos detalhes e painel mais simples.
      Não pude deixar de notar que as luzes traseiras estão iguais aos dos BMW. BMW, Merc e Audi parecem estar convergindo no mesmo visual ultimamente.

      As três fendas na dianteira entre a borda do capô e a grade maciça é algo diferente, mas não é ruim.

      Excluir
  4. O único Audi bonito que vejo desde o primeiro A3. Arrasou!

    ResponderExcluir
  5. Audi Sport Quattro Concept parece o Kia Gt4 Stinger, só que não tão bonito.

    ResponderExcluir
  6. FALTOU PREÇOS DOS MODELOS E SE VAI CHEGAR AO BRASIL.MOTORIZAÇÃO INCOMPATÍVEL COM A AUDI NOS MODELOS DE ENTRADA.ALGUEM AÍ VAI COMPRAR UM AUDI TURBO DE 95 CAVALOS PRO 100K??????

    ResponderExcluir
  7. A Quatro Rodas deu que esse carro será fabricado no Brasil:

    https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nova-geracao-do-audi-a1-sera-fabricada-no-brasil/

    A Audi vai ampliar seu portfólio made in Brazil com a fabricação do compacto A1. O carro, previsto para chegar às lojas brasileiras no segundo semestre de 2018, já será um exemplar da segunda geração, cuja apresentação ocorrerá poucos meses antes, na Europa. Essa estreia está prevista para março de 2018, no Salão de Genebra, palco do lançamento da primeira geração, em 2010.

    Conceitualmente, o A1 vai deixar a identidade própria um pouco de lado, se aproximando de uma versão reduzida do A3. Isso quer dizer que terá os novos faróis do irmão e também equipamentos como o Virtual Cockpit.

    A principal novidade do compacto estará no espaço interno, isso porque o A1 vai crescer, oferecendo mais conforto no banco traseiro e maior capacidade no porta-malas. As medidas precisas ainda são desconhecidas, mas a distância entre-eixos deve aumentar dos atuais 2,47 metros para algo próximo de 2,60 metros.

    Isso se deve à nova plataforma, que será a MQB A0, em substituição da PQ25. O consumidor brasileiro pode não estar familiarizado com esses códigos, mas logo vai entender as mudanças, uma vez que a PQ25 serve de base para o VW Fox e a MQB A0 será a plataforma da nova geração do Polo, com estreia prevista para abril.

    Além de mais espaço, a plataforma MQB A0 vai garantir maior controle direcional e conforto ao rodar, pois sua estrutura terá maior rigidez graças ao uso intensivo de aços especiais e alumínio em sua construção.

    Toda essa sofisticação de materiais estará só no A1, que deverá custar bem mais que o Polo. O hatch da Volks usará a mesma base, porém sem os componentes mais caros, como as partes de alumínio.

    Em relação ao modelo que será vendido na Europa, o nosso não terá a opção de carroceria com duas portas (aqui o A1 terá apenas a versão Sportback, com quatro portas) e nem motores diesel, híbrido ou elétrico (estes dois últimos, possibilidades cogitadas na Europa).

    Em compensação, os motores 1.0 TSI e 1.4 TFSI, previstos para o Velho Continente, também serão disponibilizados aqui – e em versões flex. O 1.0 TSI de 105/101 cv é o mesmo que equipa o VW Up!, e o 1.4 TFSI de 150cv vem do A4.

    A versão 1.8 TFSI de 192 cv sai de cena. No futuro, há a possibilidade de a Audi oferecer uma versão S, importada, com tração integral Quattro e motor de quatro cilindros com cerca de 250 cv.

    A Volkswagen ainda não decidiu se o A1 será produzido em São José dos Pinhais (PR), de onde saem A3 e VW Golf, ou em Taubaté (SP), que faz Gol, Voyage e Up!.

    Consultada pela reportagem, a Audi do Brasil nega as informações e diz que não pretende aumentar a quantidade de modelos produzidos no país (atualmente A3 sedã e Q3).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que em face do sucesso descomunal do Polo no Brasil, com filas de espera nas versões top e etc, e o fato de a Audi já fabricar o A3 e o Q3 em SJPinhais, compartilhamento de plataforma com o Polo, pode gerar sinergias e redução de custos. Poderia usar o motor 200 TSI, e câmbio AT6, o que faria cair a uma faixa de IPI de 7%.;

      Esse desenho certamente agradaria em cheio do consumdidor brasileiro. Então seria legal.

      Se fabricasse no Brasil, poderia partir de R$ 90 mil o com motor 200 tsi.

      Excluir
  8. Trocaria o golf pelo a1, desde que seja quattro e com o mesmo ea888, seria um canhão.

    ResponderExcluir
  9. GOSTARIA QUE MONTASSEM AQUI O "Q2"!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem