O Ford Corcel, lançado há 50 anos, é um daqueles carros que marcaram época e entrou para a história como um dos maiores sucessos da marca no Brasil. Durante seus 18 anos de vida (de 1968 a 1986), ele somou 1,4 milhão de unidades produzidas e criou um novo padrão no segmento de carros médios, dando origem a uma família completa que incluiu a perua Belina, a picape Pampa, o sedã de luxo Del Rey e a perua Del Rey Scala.

Ford Corcel II GT 1980

O Corcel teve como base o chamado projeto “M”, que a Willys-Overland do Brasil desenvolvia em parceria com a Renault quando foi adquirida pela Ford em 1967. A versão final incluiu várias adaptações no motor, câmbio e suspensão para atender o mercado brasileiro e cumpriu a missão de ser o carro de volume da marca, emplacando 4.500 unidades logo no primeiro mês de vendas.

Ford Corcel: aniversário de 50 anos

O nome Corcel, escolhido entre 400 opções, foi inspirado no sucesso do Mustang. Com linhas simples e equilibradas, o sedã familiar de quatro portas e tração dianteira surpreendia pelo espaço interno, pela visibilidade e pelo conforto dos bancos. A direção, mesmo sem ter assistência hidráulica, era leve de manobrar. Seu motor 1.3 foi o primeiro a trazer radiador selado, que dispensava a reposição de água.

Ford Corcel I

Em 1969, a linha ganhou a versão de duas portas e a esportiva GT com teto de vinil, rodas especiais, faixas pretas no capô e nas laterais. No ano seguinte, foi lançada a perua Belina. A linha passou por duas reestilizações, em 1973 e 1975, e passou a oferecer a versão de luxo LDO, com teto de vinil.

Corcel II

Após 10 anos de sucesso, a grande remodelação da linha veio no final de 1977, com o Corcel II, trazendo uma carroceria  totalmente nova de duas portas – a preferência na época –, nas versões L básica, LDO de luxo e esportiva GT. Por ser mais larga e mais baixa ela fazia o carro parecer maior, apesar de ter praticamente o mesmo comprimento.

Ford Corcel II Hobby

A suspensão macia e resistente, a estabilidade, o nível de ruído e o interior confortável e elegante eram destaques. Suas inovações incluiam a ventilação dinâmica de grande vazão e o primeiro para-brisa laminado de série. Já nos primeiros dez meses de lançamento, o novo modelo atingiu o recorde de 100.000 unidades.

Ford Corcel II LDO

Lançado com motor 1.4, o Corcel II passou a ser equipado em 1979 com um propulsor 1.6, mais potente. Em 1980, ele introduziu o 1.6 a álcool, considerado por muitos o melhor da indústria e um marco no desenvolvimento de motores com esse combustível no Brasil.

Ford Corcel II LDO

A versão Corcel II Hobby, com acabamento despojado e apelo jovem, foi lançada em 1980. No mesmo ano, a linha atingiu a marca de um milhão de unidades produzidas, inédita no Brasil para um carro médio. No ano seguinte, trouxe cintos dianteiros de três pontos e a opção de teto solar. Nessa época, foi oferecida também uma versão furgão da Belina, o Corcel II Van.

Ford Corcel: aniversário de 50 anos

O Del Rey, sedã de luxo com quatro portas, foi outro membro de sucesso da família Corcel. Lançado em 1981, marcou época pelos itens de conforto e teve depois uma versão de duas portas. Em 1982 a linha gerou a picape Pampa, que também teve o nome inspirado em cavalos e fez muito sucesso. No ano seguinte, surgiu outra perua derivada da família: a Del Rey Scala.

Ford Corcel Belina  CHT

Em 1984, o Corcel II passou a contar com o motor 1.6 CHT, nas versões a gasolina e a álcool. Outra grande inovação era a garantia de três anos contra corrosão, então a maior do mercado. Toda a linha foi reestilizada em 1985 e perdeu o “II” do nome, até o encerramento da produção em 1986.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Prefiro um polo anda mais, bebe menos.......
    Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. genti....polo designer>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>corcel....
      mim poupi!!!!

      kkkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkk!!! Sou seu fã!!!

      Excluir
    3. Meu pai teve um 1979 branco com esse interior marrom da foto. Era incrivelmente confortável e espaçoso. Quase não se ouvia o som do motor. Lembro que pegava minhas fitas cassete para ouvir no som Philco-Ford original de fábrica.

      Excluir
    4. Rachei de rir aqui kkkkkkk esse Commodus é uma figura kkkkkkk essa foi a melhor kkkkkk

      Aí só falta o outro maluco falar que quem comprar um Corcel ao invés do Polo merece ser internado e estará assinando um atestado de burrice.

      Excluir
  2. Sr Carlotão (pai do Carlota) comentando nos jornais dos anos 70: "Prefiro o fusca 1600 que anda mais e bebe menos e será classificado como médio pelo futuro Inmetro..."

    ResponderExcluir
  3. Materia muito boa fiel a história do corcel.



    ResponderExcluir
  4. Mas o Up é melhor. Ganhou 5 estrelas, e o Corcel? Não ganharia nenhuma. O Corcel só vende mais do que o Up porque o brasileiro não sabe comprar carro, já que o Up é quase tão bom quanto o Ônibus Espacial Discovery.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem