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Etios tornou-se o carro mais vendido da Toyota do Brasil

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A Toyota do Brasil celebra neste mês de maio a produção de 500 mil unidades do compacto Etios, feito na planta da fabricante em Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. O Etios é um modelo da Toyota exclusivo para mercados de terceiro mundo, com Índia, Brasil e África do Sul, não sendo oferecido em mercados avançados, como Japão, Europa e EUA.

Toyota Etios 2019

A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem em 4 de maio, é um Etios hatch XLS de cor prata. O modelo foi exibido aos colaboradores em cerimônia realizada na planta de Sorocaba.


Toyota Etios 2019

O Etios tornou-se o carro mais vendido pela Toyota no Brasil em 2017. No ano passado, vendeu-se 73.381 unidades (somando as duas opções de carrocerias) no território nacional, atingindo sua melhor performance desde que foi lançado no País. Superou o Corolla, que, em 2017, teve 66.188 emplacamentos no Brasil.

Toyota Etios 2019

De janeiro a abril deste ano, o Etios registrou aumento de 5,2% nas vendas internas em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo cerca de 27.000 unidades comercializadas no período, enquanto o Corolla chegou a 22.949. O crescimento, porém, fica bem abaixo do mercado, que, no mesmo interregno, avançou mais de 30%, o que indica que o Etios está perdendo mercado.

Toyota Etios 2019

O Etios fabricado no Brasil é vendido também é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras. Do total de unidades produzidas do modelo em Sorocaba no ano passado, cerca de 35%, foi destinada à exportação para esses mercados.

Etios no Brasil

Desde seu lançamento, a família Etios veio sendo alterada para se adequar ao gosto do consumidor brasileiro, mas nunca se tornou uma unanimidade, em função do design controverso.

Toyota Etios 2013

Em setembro de 2013, apenas um ano após seu lançamento, o interior do Etios ganhou novo aspecto interno com o painel Total Black a partir da versão de entrada X, equipada com ar condicionado, vidros e travas elétricas de série, em uma resposta às críticas de que o interior era excessivamente espartano.

Toyota Etios 2013

Já no primeiro semestre de 2014, a versão Platinum foi agregada ao portfólio, trazendo um acabamento interno mais requintado, bancos em padrão couro, design exclusivo das rodas e novos equipamentos como o sensor de estacionamento.

Toyota Etios 2015

Pouco tempo depois, na linha Etios 2015, a versão Platinum ganhou central multimídia com câmera de ré, navegador GPS, leitor de DVD e TV digital, além de regulagem de altura para os bancos, alertas sonoros de faróis acesos e portas abertas, novo indicador de combustível, entre outras novidades. Todas as demais versões também passaram por melhorias substanciais e receberam mais itens de conforto e conveniência. No início do segundo semestre de 2015, a Toyota lançou a linha Etios 2016 com novo sistema multimídia para as versões XLS e Cross.


O Etios 2017, lançado em abril de 2016, também recebeu melhorias na família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, que passaram a ser produzidos no Brasil, na fábrica de Porto Feliz (SP), nova transmissão manual de seis velocidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. O grande diferencial, no entanto, foi a adoção da transmissão automática para todas as versões, tanto hatchback quanto sedã.



No início do ano passado, a Toyota lançou a linha 2018 com um desenho dianteiro mais rebuscado, presente até então somente nas versões Platinum e na série limitada Ready.

Toyota Etios 2019

A linha 2019, disponível ao público desde março deste ano, a gama passou a ofertar controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa. Foi a partir dessa atualização que a versão XS virou X-Plus e ganhou novos itens, enquanto a X-STD, focada em vendas diretas, fez sua estreia no portfólio Etios.

Toyota Etios 2019

Atualmente, a gama Etios conta com 14 versões disponíveis entre as carrocerias hatch e sedã, conforme segue abaixo:


ModeloVersãoPreço
Toyota Etios Hatchback 2019
X-STD manualR$47.270,00
X 1.3L 16V manualR$48.400,00
X 1.3L 16V automático*R$53.440,00
X-Plus 1.5L 16V manualR$54.920,00
X-Plus 1.5L 16V automáticoR$59.960,00
XLS 1.5L 16V automáticoR$64.440,00
Platinum 1.5L 16V automáticoR$67.690,00
Toyota Etios Sedã 2019
X-STD manualR$52.110,00
X 1.5L 16V manualR$53.240,00
X 1.5L 16V automáticoR$58.270,00
X-Plus 1.5L 16V manualR$57.770,00
X-Plus 1.5L 16V automáticoR$62.820,00
XLS 1.5L 16V automáticoR$67.320,00
Platinum 1.5L 16V automáticoR$71.150,00

50 comentários:

  1. genti....se o etios é tão bom porque não vendi?

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    1. Pq é uma excelente base, coberta com uma carroceira que é o cão chupando manga com pimenta.

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    2. CONCORDO...BOM CARRO E FEIO QUE NEM O CÃO

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    3. o carrinho é o patinho feio da Toyota

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    4. mas eu o compraria é um carro valorizado no mercado abriu a boca vendeu .

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    5. Genti, se eu sei escrever, porquê eu massacro tanto o Português?

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    6. Commodus, você quer mais que meio milhão de Etios?

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  2. Particularmente, eu acho até perigoso este painel central, o motorista tem que tirar o foco da frente para olhar a velocidade.

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    1. na vdd nao tira, é bem mais pratico que o painel pro motorista, mas fica HORRÍVEL, se bem que no Etios horrível é um elogio

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    2. Unico ponto de não comprar Etios é esse painel central, umas vezes vou de carona com meu amigo e e esse painel ficava me agoniando.

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    3. Exagero né.
      As pessoas dirigem hoje com a atenção no celular.
      Um painel é que não vai fazer tanta diferença.

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Horroroso, só mesmo em pais de terceiro mundo, mal acabado, painel no meio horroroso, barulhento, parece carro de frotista, nunca compraria um, mas brasileiro é maria vai com as outras, é toyota kkkk...

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  4. Isso para ficar ruim tem que melhorar muito!
    Aluguei um desses (1.5 automático) e foi um dos piores carros que eu dirigi.
    Ergonomia zero, impossível conciliar posição do banco com volante e pedais, depois de duas horas de viagem você está acabado com dores no pescoço e nas pernas.
    Acabamento tosco e de mau-gosto.
    Caixa de marchas antiga faz o motor "berrar" nas arrancada ou ultrapassagens, fora os trancos costumeiros.

    O que se salva é o motor (elástico e razoavelmente econômico), o espaço interno e o tamanho do porta-malas.

    Bola fora da Toyota!

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  5. Feio e tosco; mas honesto e seguro. Preferiria um Etios aos bonitinhos ordinários à venda em nosso mercado.

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    1. Seguro onde, de onde tirou isso.É carro 3 estrelas no máximo

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    2. 4 estrelas, já foi testado e conseguiu 4 pra motorista e 4 pra crianças. Total 8 estrelas. Tem um zé que fala que o Polo é 10 estrelas o Etios é 8 estrelas.

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    3. Não Leonardo. O Etios é 4 estrelas no sistema de avaliação antigo do Latin Ncap, bem menos rigoroso que o atual. Provavelmente no novo protocolo, o Etios teria 2 ou 3 estrelas p adultos e crianças. já o Polo, Virtus, Corolla, etc tiveram 5 estrelas no novo sistema.

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    4. Acredito que seja 3 ou 4 estrelas no novo protocolo por conta do controle de estabilidade.

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    5. Creio que não Alexandre. o Ka tinha 4 estrelas no protocolo antigo e tirou zero no protocolo novo. O controle de estabilidade e tração é apenas um entre os vários quesitos analisados.

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  6. E ainda querem convencer os órfãos do Corolla GLI que o Etios nas versões superiores é equivamente... nada a ver, deram tiro no pé e ainda estão perdendo os clientes PDC.

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  7. É o carro mais feio do Brasil... e olhe q não falta carro feio por aqui. A versão aventureira então... o cão chupando manga.

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  8. Lançou praticamente junto do HB20 e vendeu sempre metade ou menos do coreano, mesmo o conceito da Toyota sendo muito superior ao da Hyundai. Pra mim, o Etios é um fracasso, um projeto muito inferior ao que podia ser. O etios prova toda a arrogância da Toyota, que desde o lançamento fez apenas ajustes pontuais, ignorando o maior problema do carro... Enfim, lembro quando fui na concessionária e vi o carro com apenas 1 pistão para apoiar o porta malas. Enfim, quem projeta isso com certeza fez mais atrocidades e nem visualiza o público com respeito. Etios é um meio de transporte, não um carro. É um projeto para terceiro mundo, pois, fora disso, arrebentaria com a imagem da japonesa.

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    1. Viajei esses dias no carro e fiquei observando a qualidade dos plásticos, o desalinhamento de peças do painel e o ronco do cambio automático nas reduções, que sempre ocorrem antes do tempo.
      Espero que o Yaris seja uma coisa totalmente diferente, senão a chance de fracasso vai ser grande.

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    2. O projeto inicial do Etios é para ser muito barato.

      Lembre-se que é desenvolvido Para Tailândia etc.

      Ou seja, cai como uma luva no Brasil.

      Quem já teve contato como o Celta (era para ser o carro mais barato do Brasil na época) sabe o que é projeto barato.

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    3. Jsb, ah sim claro. A toyota tá começando agora e realmente não viu que foi um fracasso. Ainda bem que você está alertando, senão seria uma bola fora como é o Corolla. Num vende nada, tá falindo a Toyota!!!!

      Ironic mode on

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    4. Puxa Luiz, tosca a sua contribuição com a discussão... Mas enfim, vamos lá, pega um papel e uma caneta para anotar o número de erros de praticamente todas as montadoras, empresas bilionárias, mas que vira e mexe decidem sob conceitos frágeis, antiquados, desconectados com o mercado ou simplesmente para irem amortizando seus investimentos, independente da vergonha (vide Fiesta 2018 Powershift.)

      Na teoria, era para Etios vender mais que HB20 e muito mais que Onix e Ka. Desde o lançamento o carro foi caçoado amplamente pelo público e por praticamente todas as mídias também. Foi alvo de ajustes emergenciais diante de tantas críticas. Ainda tem erros de ergonomia pífios (tente abrir o porta-luvas com um passageiro ao lado). Enfim, vende razoável pela fama Toyota, pois, por projeto mesmo, consegue ser menos interessante que um C3.

      Todo mês, milhares vão às concessionárias Toyota atrás de um Corolla. Óbvio que isso gera divulgação, vendas para familiares... A marca já tem público também. Meu vizinho, por exemplo, tinha um Corolla e trocou por 2 Etios, para presentear os filhos que tiraram carteira de motorista. Enfim, a marca conserta levemente o projeto terrível que é o carro. Isso é claro. Pelo menos para quem não é fanboy...

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    5. Seu discurso até que é bom. São palavras bonitas, muito envolvente..... Mas vamos lá...
      O comprador de Etios, Ou qualquer carro Toyota preza pela racionalidade, custo x benefício, não presta muita atenção em luizinhas coloridas, telinhas one touch, porta copos, enfim, ta um pouquinho mais preocupado com o quanto esse veículo vai lhe dar de despesa, e se ele será o carro que menos perderá valor... Entende essas coisas ???
      E na tranquilidade de se, ao vencer a garantia, mesmo depois de 4 meses, eles lhe troquem uma bomba de combustível, por exemplo. Ah, digo isso por experiência própria, tenho um corolinha, ok.
      Então, só por isso que pensamos um pouquinho a mais na hora de decidir em comprar um carro.
      Beleza do carro, ah sim, não nos preocupamos muito, linhas arrojadas, fica em segundo plano...
      Ok?? Um abraco!!

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  9. O Etios sempre foi um carrinho feio, sem graça... mas que só cresceu desde seu lançamento.
    Realmente, deixando de lado sua feiura, é um carro bom e com relação custo x benefício convincente.
    A confiabilidade Toyota ajuda bastante também.

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    1. CONCORDO...MAS É FEIO...IGUAL.....M. MAS É BOA PESSOA E HONESTA

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  10. Achei um adjetivo perfeito para o up:
    Design controverso.
    Obg carblog

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    1. O Up! tem design controverso. Eu particularmente adoro o desenho minimalista, sem frescuras do Up!

      Já com o Etios não existe controvérsia. todo mundo acha medonho.

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    2. Também acho o design do up correto.
      Já do etios, só cruz-credo pra justificar esse "design" (ele tem algum design?).
      O cross, pelo bem dos olhos da humanidade, saiu de linha.
      Pior é o sedan:
      O que é isso?
      Parece um remendo só, um verdadeiro Frankenstein sobre rodas.

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  11. O carro é horroroso, mas ainda passa, agora esse painel é um lixo!

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  12. Carrinho nível Brasil.

    Só acho que acima de 60k começa a ficar muito caro, não vale.

    Tanto que não me lembro de ter visto alguma vez essa versão Platinum de 71k na ruas.

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  13. E eu pensei que esse carro ia ser um fracasso de vendas

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  14. 71 mil num Etios? Assim está ficando fácil para o Virtus!

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    1. Que mania que as pessoas tem de pegar o preço do modelo mais completo e reclamar que o carro é caro!!!

      Com 71 k, não dá para comprar nenhum Virtus automático. A partir de 58 k já dá para comprar um Etios Sedan automático.

      Claro, o Virtus tem qualidades que o Etios não tem. Mas também cobra por isso. Tanto Virtus quanto o Etios tem preços adequados às suas propostas e públicos consumidores, que são diferentes. São excelentes carros.

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    2. Ué..
      Mas o colega não disse nenhuma mentira!!!
      O preço do etios topo por 71k ou um Virtus Tsi "básico" (se é que se pode chamar um virtus básico, recheado de itens de série, de "pelado")?
      A situação é real e o colega não inventou nada!

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    3. Paulo M Ferraz.
      Quem disse que o Virtus TSI "básico" custa 71 k ??? Ele custa sem opcionais quase 75 k.

      E pelo jeito vc nem leu o que eu escrevi. Onde eu escrevi que ele mentiu??? Eu só critiquei a postura das pessoas que reclamam toda vez que aparece tabela de preços de qualquer carro, citando sempre o preço do modelo mais caro, sendo que tem opções do mesmo carro bem mais baratas.

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    4. Desculpa aí se se sentiu ofendido.
      Não foi minha intenção.
      Acho que vc não entendeu meu comentário.
      Me referi á que o comentário do colega era real, e não uma mentira.
      E eu não disse que o virtus básico sai á 71k.
      Só fiz uma comparação simples:
      O que é melhor:
      Um etios topo por 71k ou um Virtus básico por, como vc afirmou, por 75k?
      Pela diferença de pouco mais de 4k, qual vc compraria?
      Eu ficaria com o Virtus que, basicão, já vem recheado de itens de série, além de 4 airbags e segurança 5 estrelas.
      Á propósito : tenho um Comfortline e o carro é show.
      Abs

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    5. Minha colocação foi no sentido de que o consumidor (salvo se for muito fã do modelo) não ira dispor de 71 mil por um carro que oferece muito menos do que outro que custa apenas 4 mil a mais e, convenhamos, muito mais moderno e completo. Só isso!

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  15. Para nossa tristeza..... Carro mais feio que bater em mãe.

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  16. Todos aqueles trabalhadores são para fabricar o Étios?

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