A Ford comemorou hoje três marcos importantes da fábrica de Taubaté, no interior paulista: os 50 anos de operação da unidade e o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65. Além do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, o evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Junior, e outras autoridades, executivos, sindicalistas e empregados.

Ford inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT em Taubaté

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, que hoje equipa o EcoSport, também será oferecido em breve no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto global da marca, junto com a transmissão MX65. O Brasil foi o primeiro a lançar o novo propulsor global e agora será um dos únicos a produzi-lo, ao lado da China, do México e da Índia, país de onde ele era importado até então.

Ford inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT em Taubaté

Primeiro 1.5 do mundo com três cilindros, ele oferece um nível inédito de potência e economia de combustível, seguindo a tendência conhecida como “downsizing”. Com 91,5 cv por litro, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado.

Ford inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT em Taubaté

“A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tomara que a transmissão seja uma nova referência em termos de precisão, hoje no mercado de carros manuais só me recordo de VW e Honda com engates decentes. A GM melhorou bastante no câmbio de 6 marchas também.

    Impressionante a eficiência do 1.5 Dragon, a concorrência deveria investir mais em 3 cilindros de maiores cilindradas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a transmissão automática está fantástica. Aliás, esse conjunto motor+câmbio da nova ecosport está mto bom! O motorzinho tem um ótimo torque entregue logo cedo. parece até mais forte do que realmente é. As trocas de marcha são suaves e bem escalonadas. Só vejo um pequeno lag na troca de marcha pelas paddle shifts. Mas não chega a incomodar.

      Excluir
    2. O Dragon 1.5 com o turbo é muito bom, foi premiado na Europa ano passado. Acho que é oque tem de melhor por aí.

      Excluir
    3. A transmissão manual da hyundai também é ótima!

      Excluir
    4. O que a Ford fez foi tirar 1 cilindro do 2.0. Deixar cada cilindro com 500cc aproxima o motor à combustão de uma melhor eficiência. O bom desse motor são as melhorias, como as bobinas individuais (como nos TSI), bomba de óleo variável, eixo balanceiro com mancais hidrodinÂmicos, além do já usado TiVCT.

      Excluir
  2. Ford como sempre inovando quando o assunto é tecnologia, vence de lavada seus concorrentes quando se fala de carro! Parabéns Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

      Excluir
    2. kkkkkkkk o comentário mais sem noção que passou por aqui ou foi ironia? kkkkkk

      Excluir
    3. tecnologia do q? carros desalinhados, motores beberroes, cambio de dupla embreagem boqueta...... infiltrações de poeira e agua na carroceria.. é muita tecnologia mesmo..... Camaçari que o diga!

      Excluir
  3. É um ótimo motor na Ecosport: bom desempenho e consumo aceitável pelo peso do carro. Só estou preocupado com o recall sobre ressonancia: tomara que não prejudique nenhum dos dois...

    ResponderExcluir
  4. 137.25 cv para um 1.5 3 cil aspirado, é muito bom, chegando fácil aos 200cv com turbo, bota thp, tsi é v-tec no bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como que vc pode falar isso se vc nunca viu por exemplo um similar TSI de 1.5 ou 2.0 aspirado? Já existe Tsi 2.0 com 400 cavalos de fábrica colega. Menos para a sua amada Ford.... Bem menos mesmo! Mas que é um excelente motor não há nenhuma dúvida

      Excluir
    2. Muito bom é 1.0 com 128cv, o resto é resto.

      Excluir
    3. Marcus, deixa de ser fanboy e se atenta aos fatos, carro fuçando não é parâmetro, sabe muito bem que jetta é nosso golf, sem o turbo, se bobear não chega nessa potência.

      Excluir
    4. O Dragon 1.5 com o turbo é muito bom, foi premiado na Europa ano passado. Acho que é oque tem de melhor por aí.

      Excluir
    5. Sério mesmo que o indivíduo acima está comparando um motor turbo com um aspirado? Deve ter tratamento para "fanboyzisse".

      Excluir
  5. ótimos números, eu teria um Ford se a concessionária da minha região não fosse a pior do Brasil, e se a Ford fosse mais caprichosa na montagem dos seus carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os carros pior montados no Brasil, principalmente os que vem de Camaçari.

      Excluir
    2. Engraçado que a Ford aqui também é uma bosta! Fui em uma que simplesmente fechou e largou todo mundo na mão e a outra recém inaugurada trata os clientes igual UPA pé de comunidade...

      Excluir
  6. 91,5 CV por/L, da quase 140cv nesse motor 1.5. Vai ser um Ford ka bem fortinho.

    ResponderExcluir
  7. Ou tira aquele estepe da porta traseira ou vai ficar na mesma média de vendas. Poderia tirar o pneu pelo menos em uma versão.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. o 1.0 3 canecos ja é muito bom, o 1.5 4 cilindros já dá conta do recado....imagina esse novo 1.5!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem