A Fiat do Brasil prepara as versões turbinadas dos motores Firefly para equipar o hatch Argo e o sedã Cronos a partir de 2019.

Fiat Argo Turbo Flex - lançamento para 2019

Os motores que estão em testes no momento são o FireFly 1.0 12V Turbo Flex, e FireFly 1.3-16V Turbo Flex, ambos com injeção direta de combustível.

Fiat Cronos Turbo Flex

Os dois propulsores já são oferecidos na gama Fiat do Brasil em versões aspiradas com cabeçotes de duas válvulas por cilindro, mas as versões turbinadas terão arquitetura bem mais sofisticada.

Fiat Cronos Turbo Flex

O 1.0 troca o cabeçote de seis válvulas por outro de doze, e o 1.3 passa a adotar um cabeçote de 16V. Nos dois casos são incluídos comando de válvulas duplo variável na admissão e escapamento. Por fim, a injeção eletrônica dá lugar a um sistema de injeção direta (GDI).

Fiat Argo Turbo Flex - lançamento para 2019

Com tais aperfeiçoamentos, o motor FireFly passará dos 77 cv com etanol atuais para mais 115 cv de potência e 16 kgfm de torque, enquanto o 1.3 Turbo atingirá mais de 150 cv e o torque ficará próximo a 24 Kgfm. Os dois propulsores já ofertarão bom torque abaixo de 2.000 RPM.


Fiat Cronos Turbo Flex
Esses motores estarão presentes em versões do Argo e Cronos. No caso do Hatch, o motor 1.3 Turbo Flex GDI poderá torná-lo o verdadeiro sucessor do Punto T-Jet - algo que o HGT 1.8 agora não consegue por absoluta falta de desempenho.

Fiat Argo Turbo Flex - lançamento para 2019

Em relação à transmissão, o motor FireFly 1.0 Turbo Flex poderá estar associado com a transmissão automatizada GSR, enquanto o 1.3 Turbo adotará o câmbio automático de seis marchas.

Fonte: Auto Esporte

83 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Rip polo aonde?acha que a Volks vai ficar parada?ela vai dar o troco,esses motores com certeza vão colocar no sucessor do Punto na Europa

      Excluir
    2. Em nome do pai, do filho e do espírito santo. Descanse em paz.

      Excluir
    3. Mais fácil o Argo morrer do que o Polo.

      Excluir
    4. Os piores motores de carros vendidos no Brasil: 2 chines, 2 fiat e 1 Hyundai.
      http://carros.ig.com.br/2017-11-28/piores-motores.html Esperado.

      Excluir
    5. Esses motores FireFly turbo vão por os Tais no bolso.

      Excluir
  2. Demorou, deveriam ter lançado o carro já com os novos motores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prática típica da Fiat para contribuir com o processo de micagem dos seus carros.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. PQP nao acredito que vao continuar usando esse GSR! acho que ele nao aguenta a patada do 16 kgf logo cedo

    ResponderExcluir
  4. Se o maior defeito do argo é o 1.8 antigo, esses turbos vão vender muito!!quanto mais concorrência melhor para nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse motor 1.8 remexido é muito ruim. Comprar é mico, pois vira um melhor

      Excluir
  5. Modelo 2019 ou ano 2019? Isso pode ser a diferença entre ser em abril-maio/2018 e, sei lá, agosto/2019.

    Enfim, desrespeito com quem comprou o 1.8 aspirado, vai virar um verdadeiro mico no mercado de usados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma, Argo já é mico mesmo, não esquenta!

      Excluir
    2. Análise perfeita. Mas, não é pratica recorrente da montadora, talvez para desovar estoques...

      Excluir
    3. Sempre foi assim...

      - Palio teve 1.3 16v depois veio o 1.4 8v
      - Linea 1.9 depois veio o ePork 1.8

      Recentemente
      - Renegade com ePork normal depois ePork Evo
      - Mobi com motor Fire e depois FireFly

      Não se espera muito da empresa que usou 1.8 8v da GM por um bom tempo.

      Excluir
    4. O 1.8 e-torque já estava na marca do Penalty antes do Argo ser lançado.

      Excluir
    5. Segundo uma reportagem recente, está entre os 5 piores motores que equipam os carros no Brasil.

      Excluir
  6. Espero que a fiat coloque esse 1.3 turbo no renegade, aí será espetacular o desempenho pois aquela antiguidade 1.8 do atual é manco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Assim o Renegade melhoraria muito! E coitado de quem comprou os 1.8 flex (ainda mais os de 132cv).

      Excluir
  7. kkkkkkk, 1.0 TURBO com injeção direta e câmbio GSR. Por isso tá falindo mesmo!

    ResponderExcluir
  8. carlotinha vai dormir na cracolandia com essa noticia

    ResponderExcluir
  9. Agora sim. Os carros já são mais bonitos e melhor acabados que os concorrentes, só faltava um bom motor para ficar bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só motor??? Câmbio que presta não?

      Excluir
    2. Mais acabados que os concorrentes, kkkkk, nunca andou num Uno Mobi, Palio, Gran Siena e agora o Ogro.

      Excluir
    3. Não me referi a Mobi, Palio, Gran Siena. Me referi apenas a Argo e Cronos, que segundo a veículos especializados têm acabamento acima da média.

      Excluir
    4. Acima da média Ford, aí eu concordo contigo

      Excluir
    5. Da média, da ford, china e da própria Fiat.

      Excluir
  10. Respostas
    1. A volkswagen pode colocar o 1.4tsi ou 2.0tsi (em última hipótese) no polo se as vendas cairem significativamente!

      Excluir
    2. O carro mais vendido do mundo em seu segmento, sem contar as vendas do Brasil que começaram recentemente... Subir em escala realmente não subirá, primeiro lugar...

      Excluir
  11. Esse 1.3 turbo talvez equipe uma boa gama da FCA como Renegade,Compass e Toro. O câmbio AT6 já é ótimo

    ResponderExcluir
  12. Com certeza quem escreveu esta reportagem é inimigo do Carlota kkkk

    ResponderExcluir
  13. O problema é se a FIAT vai existir até lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim, que não compro tranqueira, pode desaparecer.

      Excluir
    2. Vc é ridículo, a montadora ficou 14 anos liderando as vendas, isso deve ser vontade de ter um e não poder conseguir.... vá se atualizar....

      Excluir
  14. Até que enfim uma outra montadora vai produzir um 1.0 turbo em massa. Enquanto isso, VW é a única que produz esse motor em massa há algum tempo, mas seu erro foi oferecê-lo somente para o Up, mas com o Polo agora está fazendo a festa, ou seja, sem concorrentes à altura. Espero que outras montadoras tb sigam essa tendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas o Golf não tem uma versão 1.0 turbo?

      Excluir
    2. Ford e Hyundai também tem 1.0T por aqui.

      Excluir
  15. DEPOIS DE LINEA....BRAVO....JÁ TEM MAIS MICOS SAINDO DO FORNO !!!

    ResponderExcluir
  16. Espero muito q o argo ganhe esse motor 1.3 turbo, isso pode forçar a Vw a trazer o polo 1.4 tsi.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Duro golpe no Virtus

    Quem diria... O A3 sedan popular é da Fiat

    ResponderExcluir
  19. Tomara que coloquem esse motor turbo de 150 cv no Renegade aí sim...vai ficar top.

    ResponderExcluir
  20. É assim que tem que ser! Isso é reflexo dos excelentes motores VW, no momento os melhores motores turbo na minha opinião é da VW, isso faz a concorrência mexer. Ta ai a reportagem. A fiat vai se mexer, as outras vao ficar paradas? Duvida muito, quem ganha?? Consumidor

    ResponderExcluir
  21. A VW sempre fazendo escola!!!
    A FIAT pode tentar mais chegar a qualidade de motores e cambio DA VW é difícil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interessa cara o que interessa é que a concorrência está se mexendo melhor pra nos consumidores...quer ficar de birrinha de qual é melhor? Por isso o Brasil não vai pra frente.

      Excluir
    2. Hj em dia Hector não se tem diálogo com as pessoas, tudo "NUTELLA FanBoy de marcas e que não aceitam opinião e gostos diferentes dos deles, falando que esse é melhor, aquele é pior e assim caminha esse nosso BRASILZÃO.
      Aqui no Blog mesmo temos um caso clássico desse tipo de pessoa, o Carlota.
      Qt ao que disse, concordo com vc em número, gênero e grau, quem ganha com isso somos nós consumidores (que não fica de mi mi mi que só uma marca é boa), pois agora a FIAT se mexeu, com a mesma se mexendo, vc acha que as outras vão ficar "chupando o dedo"? Vão se mexer também e isso nos trás novos produtos e mais modernos, econômicos e seguros.
      Que venham mais concorrências.

      Excluir
    3. Os Multijets e seus antecessores são referência em motor turbo

      Excluir
  22. Deveria colocar também no Mobi !! kkk

    ResponderExcluir
  23. TUDO VAI DEPENDER DOS DOS OPCIONAIS. SE VIER BEM EQUIPADO E COM DEPEMPENHO SEMELHANTE PARA COMPETIR COM VIRTUS, SERA UM BOM RIVAL. A QUESTÃO TODA DA BRIGA VIRTUS/CRONOS E ARGO/POLO FICARA NA RELAÇOA CUSTO BENEFICIO DOS DOIS!

    ResponderExcluir
  24. 1.3 turbo 150cv. O pé chega a coçar aguardando o teste drive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa quando quando li esse trecho da matéria kkk.

      Excluir
  25. Gostei muito da notícia, gostaria que fosse pra maio de 2018, pena que vai demorar pelo menos um ano pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano, dois anos, três anos... quando falaram que iriam mudar o motor ePorq do Renegade? Enquanto há otá... para comprar o que é ofertado...

      Excluir
  26. Gostei muito da notícia, gostaria que fosse pra maio de 2018, pena que vai demorar pelo menos um ano pra isso

    ResponderExcluir
  27. ótima noticia, porém poderia vir antes, mais tudo bem, antes tarde do que nunca, como é bom ver a concorrência entre as montadoras trazendo tecnologia e eficiência para nossos veículos aki produzidos, os motores tsi da vw são ótimos, os ecoboost da ford idem e os da fiat não devem ficar pra trás, esta pagina parece discussão de futebol cada um defendendo seu time, sem clubismo só espero que a fiat também agregue segurança assim como a vw se preocupou com o polo e antes o up, segurança essa que a ford tah acordando também acabou de fortalecer a estrutura lateral do new fiesta e também esta providenciando reforços estruturais no facelift do ford ka devido aos atributos da concorrência vide Polo e up.

    ResponderExcluir
  28. Demorou. A Fiat tem deixado a desejar nessa parte de motores há um bom tempo. Judiação o que fez com o Renegade e a Tiro, por exemplo. Mas sempre é tempo. Tomara que a GM dê uma repaginada também na motorização do Onix, Cobalt, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto houver consumidores que defendam esses lixos e ainda compram, para quê mudar? Vide o Renegade 1.8

      Excluir
  29. Se nem a Hyundai conseguiu produzir um 1.0 turbo decente, o que esperar da montadora que produz uma maravilha como Mobi e cia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIAT primeira montadora brasileira a trazer motor turbo pra Brasil.

      Excluir
    2. Verdade. Aquele motor argentino, fudido prá caramba.

      Excluir
  30. Realmente é uma boa notícia para nós, consumidores. Porém, o brasileiro, por incrível que pareça, ainda possui preconceito com motores turbo.
    Não há nenhuma dúvida que hoje, a VW está muito na frente da concorrência quando o assunto é motor e câmbio, ofertando modernidade, qualidade e eficiencia. É natural que as outras montadoras corram atrás, mesmo que atrasadas.

    ResponderExcluir
  31. Achei que a traseira lembrou um pouco o A3 sedan.

    ResponderExcluir
  32. Caramba que triste ler esse blog, quanta gente "adoradora" de Volks aqui, e quanto comentário sem embasamento... Dizer que a Fiat tá devendo em motores é DESCONSIDERAR o excelente projeto e motores Firefly que são os mais eficientes do segmento, o 1.3 então uma jóia, quem anda pensa até que é um 1.6 dos bons! Menos paixão e mais informação galera.

    ResponderExcluir
  33. De repente esse 1.3 equipe a Toro Flex porque ninguem merece aquale 1.8 ma Toro foda

    ResponderExcluir
  34. Até agora, nada supera o THP. flw.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem