A Volkswagen do Brasil prepara uma ofensiva no segmento de SUV´s, começando já no começo de 2018 com a chegada do Novo Tiguan, seguido já no segundo semestre com o nacional VW T-CROSS - o SUV do Polo. Já para 2020 chega ao mercado o Tharu, para concorrer com o Jeep Compass.

Volkswagen Tharu

O Volkswagen Tharu - que já tem produção confirmada na Argentina, segundo o jornalista Fernando Calmon (veja aqui) - será uma versão do Skoda Karoq (Skoda é uma subsidiária do Grupo VW da República Tcheca) para o mercado sul-americano e chinês.

Volkswagen Tharu / Skoda Karoq

Esse novo SUV da VW Brasil, assim como o Skoda Karoq - do qual deriva - são versões simplificadas do Volkswagen T-ROC, o SUV de porte entre o T-CROSS e o Tiguan apresentado recentemente na Alemanha, e sobre o qual surgiram notícias de que seria produzido no Brasil, em São José dos Pinhais - notícias estas que se mostraram infundadas (veja aqui).

Volkswagen Tharu / Skoda Karoq

Entretanto, a confirmação - ainda que em caráter extraoficial - da produção do VW Tharu na Argentina, praticamente sepulta a hipótese de produção do T-ROC no Brasil - já que o Tharu e o T-ROC têm basicamente o mesmo porte intermediário entre o T-CROSS e o Tiguan.

Volkswagen Tharu / Skoda Karoq

Além disso, começa a ficar clara a estratégia em termos de SUV´s para a VW Brasil. O modelo de entrada será o T-CROSS (fabricado no Paraná), com 4,15 metros de comprimento e concorrerá com Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, e outros crossovers desse porte.

Volkswagen Tharu / Skoda Karoq

Acima, o Tharu (fabricado em Pacheco, Argentina), que deve ter dimensões para concorrer com o Compass.

Volkswagen Tiguan AllSpace 2018

O VW Tiguan AllSpace, de 7 lugares e comprimento de 4,67 metros, importada do México, ficará posicionada acima do Tharu, enquanto o Touareg fecha a gama de SUV´s.

Volkswagen T-Track

Há ainda a possibilidade de um SUV com comprimento abaixo de 4 metros, baseado na plataforma do Up!- o VW T-Track, cujo projeto foi retomado recentemente na Alemanha.

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Mundo dos SUV! Eu tenho uma Tiguan, gosto, mas acho o carro muito pesado, mas para a buraqueira de Sampa, não tem carro melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consumo dele em estrada e muito alto? Andando a 120km/h faz qunto?

      Excluir
  2. Corretíssima a estratégia da VW Brasil.

    O T-ROC não é um carro adequado ao Brasil. Primeiro que seria muito, muito caro.

    Segundo que ele tem apenas 4,25 metros de comprimento, apenas 10 cm maior que o T-Cross, e 20 cm menor que o Compass. Não tem lógica fabricar esse carro no Brasil.

    Mais ainda. O T-ROC é um SUV relativamente baixo, para ter comportamento dinâmico que hot-hatch, é quase um hatch médio elevado. Ele faz sentido na Europa, e especialmente na ALemanha.

    Mas não no Brasil, por preço e características.

    Aqui no Brasil o Tharu é infinitamente mais adequado, tanto pelas dimensões, quanto pelo aspectos de carroceria.

    Então, o Tharu será um SUV em todos os sentidos superior ao T-ROC, levando-se em consideração o mercado brasileiro e sul-americano.

    Parabéns à VW por mais um acerto estratégico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a VW tivesse confirmado o T-roc para o Brasil vc iria dizer a mesma coisa kkkkkkkk Todo mundo aqui já te conhece Carlota, você é nosso mascote! kkkkk
      VW de parabéns? Eu como um fã da marca critico esse atraso. Fiat está enjoando de tanto que vende com a Toro, renegade e compass. Torço muito para a VW tomar a liderança dos segmentos pois tenho certeza que ela terá os melhores produtos porém a VW Brasil precisa acordar pra vida, muita demora e enrolação pra laçar seus carros.

      Excluir
    2. Amigo, que tal levar a VW para um cinema?

      Excluir
    3. tb sou fã e vamos combinar..até agora nada de suv vw..só a requentada tuguan da geração passda... tudo bem q a vw tem o q3 da sua marca audi mas não é carro pra qualquer um ,não cria volume no miolo do bolo onde estão..renaged,compass, creta etc ... já era pra ter um no tempo q foi lançado o creta pelo menos

      Excluir
    4. Eu me divirto com os comentários do Carlota. Das grandes montadoras e VW foi a última a entrar no mercado de SUVs, mas ele sempre acha um jeito de dizer que a VW, mesmo errando, acerta sempre.
      Vamos iniciar a campanha para eleger o Carlota o novo mascote da VW!

      Excluir
    5. Marcelo eu ajudo na campanha kkkkkkkk
      #CarlotaMascoteVW
      #CarlotaCaféComLeiteVW

      Excluir
    6. Kkkkkk, boa Carlos Henrique.
      Não vamos esquecer de acrescentar mais essas campanhas.

      #CarlotaNutellaVw
      #CarlotaFanBoyVw

      Além de tds campanhas correndo aqui kkkk.

      #foraCarlota
      Kkkkk


      Excluir
    7. Concordo plenamente com o Carlos Henrique. VW é muito muito lenta ao executar estes "planos perfeitos e estratégicos" que cita o Carlota.

      Cara, onde já se viu demorar tanto pra lançar um carro, realmente a FIAT está cansada de vender Toro, e por onde anda a nova pick-up rival que a VW está desenvolvendo? Vão esperar a FIAT vender mais umas milhares de unidades?

      Cadê a concorrente direta da HRV, Compass, Renegate, Creta????
      Vamos VW, 2020 é muito tempo, tem que agir agora!

      Excluir
  3. Tomara que não venha com essa frente horrorosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que a frente não harmoniza com todo o produto.

      Excluir
  4. achei lindo demais esse tharu! torcendo para ele chegar logo e eu trocar meu golf nele!

    ResponderExcluir
  5. Vou trocar meu cross up tsi num destes,a vou...

    ResponderExcluir
  6. Em 2020? Sério mesmo? Por essa lentidão é que tá apanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apanhando?... A montadora com a maior receita no Brasil, somadas as vendas no mercado interno e as exportações (30% da produção). E, com lucro. A GM vende muito, mas tem prejuízos nos últimos 3 anos. Então, quem apanha?

      Excluir
    2. Fui em 3 ccs VW avaliaram trocar meu VW e os 3 vendedores estavam chorando as pitangas... não tem SUV, a marca não promove o Golf e só conseguem vender Jetta pq é um pouco mais barato... estão esperançosos com o Polo, mas não me pareciam tranquilos com as vendas e com os produtos disponíveis.

      Excluir
    3. Parmera a VW tem um receita absurda pq sabe baratear como nenhuma outra os custos de produção! Veja as maçanetas e retrovisores toda a gama é igual a base dos volantes são as mesmas. Isso gera um barateamento absurdo na linha de montagem. Menos moldes e matrizes. Menos complicações de montagem logística mais simplificada ! Como indústria a VW é uma das mais perfeitas no Brasil. Agora falar que a VW não sofre com vendas a sim ela sofre muito senão a fábrica mais teria tido tantas demissões

      Excluir
  7. Já falei e vou tepetir: a VW precisa se ligar. O Tiguan All Space vai encalhar nas concessionárias. É um trambolho pra agradar os americanos. Queremos o Tiguan que atende o mercado europeu. Mais: não trazer o T-Roc é a pá de cal e confirma o menosprezo da alemã para com o mercado brasileiro. Esse carrinho cairia como uma luva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo no caso do Tiguan, tá longe de ser esse trambolho que vc diz, muito pelo contrário, a VW lançando ele aqui o coloca como uma opção à concorrência, já que maioria não em opção de 7 lugares. Já no caso do T-Roc concordo, tem que trazer ele, numa faixa dos 90 mil a 118 mil,com motores 1.0 e 1.4, ambos TSI, lógico, e deixasse o 2.0 TSI para o Tiguan Allspace.

      Excluir
  8. Vw é mais lenta que tartaruga grávida pra lançar carros no segmento.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Pra mim suv he cayane , touareg , q5 ...mas vc pode it la correndo comprar seu renagede

      Excluir
    2. Renegade 4x4 é um belíssimo SUV compacto. Aliás, é o único aqui por essas paragens.

      Excluir
  10. Resposta ao compass (2016) apenas em 2020...

    ResponderExcluir
  11. Que delay, hein!!
    Uma piada essa Volks!!!

    ResponderExcluir
  12. A vw precisa comprar uma máquina do tempo, assim ela pode fabricar esse tarutaliba em 2020 e mandar pra 2017... ohhhh lentidão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem