Os designers do Novo Polo, Tomasz Bachorski e Marco Pavone, explicam a estética da sexta geração do compacto alemão, apontando as referências e inovações em relação ao modelo de primeira geração - de 1975.

Novo VW Polo 2018

Quando comparado ao primeiro Polo (mk1), esta sexta geração tem diferenças importantes em termos dimensionais. O primeiro Polo media 3,5 metros de comprimento, enquanto o novo vai a 4,053 metros. Na largura, enquanto o mk1 tinha 1,559 metros, o atual mede 1,751 metros. A distância entre eixos cresceu de 2,335 metros para 2,564 metros no atual.

Novo VW Polo 2018 - dimensões externas e internas

Marco Pavone, o brasileiro responsável pelo design externo do Polo 2018 na Alemanha, diz que "embora o primeiro Polo tivesse dimensões completamente diferentes e o novo Polo seja o maior da sua família, as proporções são de fato relacionadas: balanços curtas, uma distribuição harmoniosa da estrutura do teto em relação ao comprimento do veículo e a dinâmica que se afunila para a frente. E muito importante: a coluna "C" é consideravelmente mais dinâmica no novo Polo"

Novo VW Polo 2018

Já designer responsável pelo interior do Polo, Tomasz Bachorski, aponta que "na época, o primeiro Polo proporcionava uma sensação de espaço generosa. Com o novo Polo o objetivo foi fazer as pessoas se sentirem em uma casa moderna e tecnológica".

Novo VW Polo 2018

O design dos modelos Volkswagen segue uma tendência evolutiva, mantendo a identidade dos modelos, o seu DNA. Entretanto, o novo modelo precisa ser inovador, mas ainda assim reconhecido como Polo, por dentro e por fora.

Novo VW Polo 2018

A lateral do Polo tem no design gráfico das janelas um elemento importante, transmitindo a ideia de dinamismo e avanço com seu formato em cunha, seção de ombro forte e silhueta musculosa.

VW Polo - gerações

O novo Polo é apontado por Pavone como "claramente mais masculino, mais adulto - e mais emocional" que o antecessor.

Novo VW Polo 2018

O interior do Polo 2018 foi criado para oferecer uma experiência nova e desejável, mas também familiar. Com uma sensação de estar em uma casa digital, e com um design esportivo orientado ao motorista.


Todos os instrumentos e displays estão dispostos em um eixo visual e operacional. Novamente há heranças do modelo da década da 70, como a clareza da visualização, assim como a sensação de bem-estar do modelo de 1975, mas também de alta tecnologia no de 2020.

Novo VW Polo 2018

Segundo Marco Pavone, muitos conceitos inspiraram a criação do Novo Polo. Entretanto, "uma palavra-chave é "masculinidade"! O novo Polo tinha que ser mais forte, mais poderoso, mais moderno e geralmente mais masculino. Os arcos das rodas, por exemplo, são fortemente formados, permitindo que o Polo abrace completamente a estrada - o que o torna muito sexy!"

Novo VW Polo 2018

Já Bachorski acrescenta que "o interior ficou mais claro e mais específico, com uma sensação técnica. Este modelo tem proporções interiores completamente diferentes, em comparação com seus predecessores".


O designer da carroceria do Polo aponta ainda que a "lógica" é um ponto importante do design da Volkswagen. As linhas dinâmicas ajudam a estruturar as superfícies e proporcionar uma sensação de perspectiva. A lógica pode ser vista muito bem na frente do carro - todas as linhas funcionam juntas para criar um dinamismo masculino. "É como a matemática: certos fatores combinados produzem um certo resultado".

Novo VW Polo 2018

Entretanto, Pavone completa que o "design deve ser claro, preciso e fácil de entender. Assim, é preciso criar algo atemporal - esse foi um grande desafio no desenvolvimento do Polo".

Polo brasileiro

As imagens acima são do Polo europeu. O modelo brasileiro recebeu algumas alterações para convergir com as preferências do consumidor local. A dianteira (mostrada abaixo) tem um aspecto mais esportivo, inspirado no modelo topo de gama da VW, o Arteon.

Novo VW Polo 2018 - Brasil

Além disso, nas laterais temos uma suspensão elevada em 2 cm relativamente ao modelo vendido na Europa. As linhas gerais são exatamente as mesmas.

Novo VW Polo 2018 - Brasil

Na traseira, o Polo brasileiro terá também lanternas convencionais, enquanto os modelos topo de gama da Europa adotam elementos em LED. A tampa do porta-malas do modelo nacional foi deslocada do emblema (no caso do europeu) para a base da tampa.

Novo VW Polo 2018 - Brasil

Por fim, o interior do Polo brasileiro será mais sóbrio, com decoração predominantemente em tons preto e cinza.

Novo VW Polo 2018 - Brasil

Um padrão monocromático em cinza é usado nos modelos de acesso, enquanto os topo de linha ganham diferenciais em preto sobre cinza escuro.

Conclusão

novo VW Polo 2018


Com o Novo Polo, a elegância continua a ser um aspecto fundamental no design, mas este modelo soma elegância com tecnologia. E mantém a concepção de que se manterá moderno e contemporâneo por muito tempo.


Mais sobre o Novo Polo 2018 aqui.

49 Comentários

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  1. A versão brasileira merecia esses faróis dianteiros em led da versão europeia.O carro ia ficar mais bonito do que já é.Uma pena...

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    1. Pena é não ter dinheiro para comprar o carro e ficar de orelhada.

      O DRL na forma de filetes é para o modelo com faróis de full LED. Para os modelos com faróis de halogênio é exatamente igual ao que será usado no modelo brasileiro.

      E sobre posicionamento do DRL, o T-ROC também tem DRL no para-choque.

      Tudo isso é uma questão de design. Os designers escolhem a melhor posição nos carros.

      No caso do polo, no para-choque com elementos verticais ficou perfeito, ao lado dos faróis de neblina, inclusive porque o DRL pode ser usado como elemento de cornering ligts.

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    2. Não me venha falar que os faróis de halogênio são melhores e mais bonitos do que os de LED, Carlos

      Além de recalcado, é analfabeto funcional. Eu escrevo que os DRL ao lado dos faróis de neblina são bonitos, e o analfabeto funcional entende que "os de halogênio são mais bonitos".
      Que piada.

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    3. Esse daí tanto não tem $$ quanto não terminou os estudos. Isso está na cara pois fica revoltadinho com o carro e não sabe interpretar uma simples frase.

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  2. A VW tem a expectativa que o Polo fique no top 5 em vendas no Brasil. Vamos ver, tenho minhas dúvidas. O Pólo tem um monte de virtudes que o grande público não valoriza.

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    1. Tudo isso é recalque? Qual o seu problema? Não tem dinheiro para comprar um Polo? Trabalhe mais. Tentou uma vaga na VW e não conseguiu? Aperfeiçoe-se e tente de novo..quem sabe um dia vc consiga...estou na torcida! Força! Força!

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    2. O Carlos mesmo já disse que quem se importa com número de vendas são as pessoas idiotas.Mas ele mesmo critíca vários carros por não venderem muito...vai entender.

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    3. tem tudo pra ser o carro mais vendido do Brasil, ou pelo menos ficar no top 3. Mas na logica do consumidor brasileiro pra ele se consolidar na liderança precisaria ganhar ZERO estrelas no Teste de colisão. kkkkkkkkkkkk Triste, mas é a realidade.

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  3. Grande carro o New Polo, venderá muito bem. Só tenho como comentário negativo a instalação do DRL no para-choques, deveria ser proibido, outras grandes montadoras já corrigiram o erro e agora vem a VWB vai lá fazer besteira.

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    1. O DRL na forma de filetes é para o modelo com faróis de full LED. Para os modelos com faróis de halogênio é exatamente igual ao que será usado no modelo brasileiro.

      E é muito mimimimi com o DRL no para-choque. O T-ROC também tem DRL no para-choque.

      Tudo isso é uma questão de design. Os designers escolhem a melhor posição nos carros.

      No caso do polo, no para-choque com elementos verticais ficou perfeito, ao lado dos faróis de neblina, inclusive porque o DRL pode ser usado como elemento de cornering ligts.

      O povo não entende nada e fica de orelhada.

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    2. não é uma questão de designers, é questão de função, os DRLs devem ficar posicionados o mais alto possivel para serem visiveis a longa distancia nas estradas. como no 208, questão de segurança que deveria valer mais que um aviso de cinto de passageiros.

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    3. os DRLs devem ficar posicionados o mais alto possivel para serem visiveis a longa distancia nas estradas

      Não, fio. Pesquise antes de relinchar. Os DRL´s são usados em cidade. E olhe atentamente o faról de neblina do Polo europeu dessas fotos aí de cima e verá que ele tem DRL exatamente na mesma posição do Polo brasileiro. O filete de LED do Polo alemão é assinatura visual dos faróis principais, como os "U" do Golf.
      Povo só fala besteira aqui.
      Na realidade é um monte de gente que não tem dinheiro para compara o carro, e no afã de querer criticar alguma coisa no seu objeto inalcançável de desejo, saem falando bobagens atrás de besteiras.

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    4. Gente, eu achei o que a VW fez fantástico. O DRL ao lado ao faról de neblina é uma solução genial, porque quando se liga ele o Polo será reconhecido de longe...muito show.

      E o melhor de tudo é que esse DRL antende plenamente o art 40 do Código de Trânsito Brasileiro.

      Então, com o Polo vc não corre o risco de tomar multa! A VW fez o DRL exatamente para a Lei brasileira. Um show!

      O DRL do Polo poderá equivale ao condutor manter acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias.

      Esse DRL do Polo torna ele totlamente competível com a lei brasileira.

      Então, parabéns à VW.

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  5. Ficou bonito, porém estas motorizaçoes não me agradam. Prefiro uma versão mais esperta, com apelo esportivo.

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    1. Na Europa o Polo terá motores 1.0 MPI, 1.0 TSI de 95 e 115 cv, 1.5 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 220 cv.

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    2. Acho que o Luciano vive no Brasil, não na Europa.

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  6. Mais masculino que isso só com o símbolo da volvo.

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  7. Os proprietários dos polos antigos não querem vender o carro e consideram um dos melhores carros para guiar.

    Espero que esse novo polo seja um refenrencial nos compactos Premium.

    Tenho um hb20s,o carro é muito bom de guiar, porém tem um defeito crônico na suspensão, uma batida seca que a Hyundai não resolve. Tirando esse defeito, é um carro super agradável e tem uma manutenção e pós venda excelente.

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    1. Deve ser anterior ao modelo 2016. Os modelos à partir de 2016 não tem mais esse problema.

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    2. O HB20 tem esse defeito que bate a suspensão, acabamento ridículo, desenho muito apelativo ao público feminino, posição de dirigir é semelhante a um clio 2002, não tem estabilidade alguma em curvas por ter uma das piores suspensões do segmento... enfim, só é meljor que Fiat. Só.

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    3. E mesmo assim continua muito superior ao Gol, por exemplo.

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  8. Entendo que por uma questão de custo ele não virá com os faróis em LED, mas será que ele terá ao menos a opção de faróis com xenon? Li no NA que os faróis serão dotados de lentes monoparabolas ou com duplo projetor e neste caso portando, ele passa a ter a possibilidade de ter os xenons.

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  9. Por fora um Gol bombado, por dentro um golf melhorado! parabéns VW ótima sacada!

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    1. Golf melhorado? Cara, você já entrou em um Golf? Painel soft, o revestimento e os materiais das portas, detalhes da coluna central, dos comandos, bancos, enfim, certamente não haverá um único material do Polo acima do Golf. E isso é decisão e estratégia da própria VW.

      Não se engane pelo display do Polo. É só uma tela. E, das versões do Polo que virão com a tela multimídia, repare que a junção com o "black piano" já destoa... Polo é Polo. E certamente será um ótimo carro nas versões bem equipadas. Mas Golf é Golf, desde a primeira versão.

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    2. Isso que eu acho também. O Golf está em outro patamar.

      Mas o Polo já é bem superior a Focus, Cruze Sport6, Peugeot 308 e Hyundai i30. O Polo é superior a todos esses e será mais barato e mais espaçoso internamente.

      Há um abismo de qualidade entre o Polo e o Cruze hatch. Com o polo bem superior em tudo.

      O Golf é outro patamar. Só pode ser comparado com o Audi A3. E só, pois até o BMW Série 1 e o Mercedes Classe A estão abaixo do Golf.

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  10. a garantia vai ser de quantos anos?

    a Hyunday continua com no mínimo 5 anos de garantia com o HB20.

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    1. vw não tem garantia de 5 anos.

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    2. Garantias muito grandes são dadas por marcas que não tem tradição e o consumidor desconfia. Tipo Chery, Hyundai, que as duas dão 5 anos de garantia.

      Já marcas bem posicionadas e consolidadas com reputação de alta confiabilidade, como a VW< não oferecem esse tipo de garantia. Não precisam.

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    3. a muito tempo que vejo

      Parei no "a muito"...

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  11. É mesmo Carlos? E a garantia das marcas alemãs? A audi são quantos anos de garantia?

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    1. Que mundo vc vive, meu camarada? Aqui no planeta Terra o Golf é o 2º carro mais vendido do planeta e o Jetta é o sedã mais vendido do planeta:

      http://www.car.blog.br/2017/07/ranking-dos-100-carros-mais-vendidos-no.html

      Como se não bastasse, o Tiguan é o 2º SUV mais vendido do mundo.

      E tem áulico que diz que Golf e Jetta vendem pouco? Só podem ter fumado algo bem pesado. Por favor, evite drogas antes de vir comentar.

      mais fatos, menos relinchos.

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  12. Carlos, alguma crítica com relação às mudanças da lanterna traseira serem convencionais e não Led? E sobre a abertura do porta malas modificada ?
    Qual o real sentido de modificar esses dois elementos ?

    Boa tarde a todos.

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    1. Corretíssimas as alterações da VW. As lanternas de LED encareceriam demais o carro, sem qualquer benefício para o consumidor.

      A VW optou no Polo brasileiro por oferecer os itens essenciais de segurança e conveniência. 4 airbags de série, M-ABS, motores turbo com injeção direta, padrão de acabamento de carro premium.

      Então é melhor economizar e oferecer uma lanterna traseira convencional lindamente ornamentada, como a do Polo, e usar os recursos para oferecer mais segurança e conveniência, como o suporte para celular, que é exclusivo do Polo nacional.

      E ainda, o Polo nacional tem frente mais esportiva e agressiva, e suspensão mais robusta.

      então, a VW está de parabéns pela tropicalização.

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  13. Esse Novo Polo está uma obra de arte em todos os aspectos. Frente, lateral, traseira e interior.

    A frente esportiva e baixa, claramente emulado a forma do Golf.

    A lateral é dinâmica e expressiva, com linhas marcantes.

    A A traseira está maravilhosa, com lanternas do Polo são hexagonais. Interessante que o Gol foi inspirado nela, mas muito menos sofisticada, já que as laternas do Gol são quadradas e menores.

    E as proporções do Polo. Um show. Enquanto modelos como HB20 e Onix e até o Gol tem formas estreitas e altas, o Polo tem forma de hatch médio, como Golf e Cruze Sport6, com aparência larga e baixa, mais esportiva, apesar de ser mais alto que o Gol.

    E as lanternas!? Que lindas. Muito maiores que a de qualquer outro compacto e que invadem a tampa do porta-malas. Muito show!

    E ainda, o Gol tem inclinação positiva da traseira, enquanto o Polo tem inclinação negativa, como o Golf.

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  14. A unica coisa que não gostei foi a parte de baixo desse parachoque dianteiro e principalmente esses farois de neblina, o anterior (europeu que não veio ao Brasil) era mais bonito e harmonico.

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  16. A VW poderia oferecer como opcional as lanternas e os faróis de LED para quem tem dinheiro para comprar. Sem dúvida que o carro ganha outro destaque com os LEDs. Mas acho que a VW só vai oferecer se tiver muita demanda.

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  17. Esse Polo com motor tsi vai andar muito.com o Golf ja anda bem.Achei interessante o sistema de limpeza dos freios que secam automaticamente mas algum outro modelo da vw tambem tem esse recurso

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  18. Este Novo Polo com uma "FAIXA PRETA" na tampa traseira na versão TSi vai ficar muito bacana mesmo.

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  19. Esse designer brasileiro é um gênio!
    Só faz obra prima!

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  20. Realmente os faróis em Full Led iriam encarecer muito o carro, se fosse colocado de série na Highline, talvez como opcional seria legal ter pra quem tem dinheiro pra comprar. Talvez num futuro próximo venha como opcional. No mais, o carro está um espetáculo.

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  21. mesmo com essa defasagem o polo será a melhor opção entre os compactos de "level 2.

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  22. Notícias

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    Será???

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