A montadora chinesa Great Wall Motors informou oficialmente que está interessada em comprar a marca Jeep, e que está negociando com a Fiat Chrysler Automobiles para ver se um acordo pode ser feito.


Caso seja concluído, o movimento tiraria a Jeep do resto das marcas da FCA, deixando questionamentos sobre o futuro da Fiat, Chrysler, Dodge e Ram. A FCA já disse que consideraria vender separadamente a Alfa Romeo e Maserati.

O presidente da Great Wall, Wang Fengying, listada pela Fortune como a sétima mulher mais poderosa da Ásia, informou oficialmente que pretende comprar o Jeep e está "conectando-se com a FCA" para começar negociações.

Não é surpreendente que a Great Wall queira apenas a Jeep, que é, segundo analistas, a parte mais valiosa do portfólio da FCA e, teoricamente, vale mais sozinha que dentro da FCA.

Na verdade, Jeep é a jóia da coroa da FCA em virtude de sua reputação de marca global e uma mística que remonta ao nascimento durante a Segunda Guerra Mundial. O Jeep pode ser a única marca que mantém interessados na FCA.

Xu Hui, porta-voz da Great Wall, disse em entrevista que o fabricante de automóveis manifestou interesse na Jeep, mas ainda não fez uma oferta formal ou se encontrou com o conselho de administração da FCA.

Segundo o executivo, a Great Wall tem profundo interesse na Jeep e vem avaliando a marca há muito tempo. O objetivo da Great Wall é se tornar o maior fabricante de SUV do planeta, e com a aquisição da Jeep a meta poderia ser antecipada.

A Great Wall pode seguir o exemplo da Geely Auto que comprou a sueca Volvo e o conglomerado indiano Tata Group que comprou a Jaguar Land Rover. Geely e Tata investiram dinheiro em suas novas subsidiárias e deram à administração a liberdade de reinventar as marcas.

Como resultado, a Volvo é mais sueca do que nunca, lançando veículos de estilo sofisticado com tecnologia que projeta a marca. E Jaguar e Land Rover está ainda mais britânica do que sob a propriedade de Ford, recuperando sua identidade como marca tradicional de luxo.

A Jeep não precisa ser reinventada. Sua marca já é forte, apesar de apresentar baixas classificações de qualidade.

Quanto vale a Jeep?

Segundo analistas consultados pelo Automotive News, a Jeep valeria cerca de U$ 33,5 bilhões de dólares - valor maior que os US$ 32 bilhões da FCA inteira.

Fonte: Auto News

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A qualidade da Jeep já é bem chinesa. foi considerada a pior marca dos EUA (acima apenas da Fiat).
    Então, se for comprada pela China, estará "em casa".

    Por outro lado, se a Jeep sair da FCA, a FCA tende a sumir. pois não vai sobrar nada que valha algo lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Tem que falar com dono do blog...que disse que a Volvo é mais Sueca do que nunca.
      Voce ja deixou claro, cada vez que a Volvo faz o lanzamento de um produto melhor que a Audi, que a Volvo é Chinesa.

      Excluir
  2. A extinção da FCA é certa. Só resta saber qual dia será...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tio Marchione vem falar em 50% da linha da FCA eletrificada,não conseguiu nem emplacar o 500e

      Excluir
  3. A extinção da FCA é certa. Só resta saber quando será...

    ResponderExcluir
  4. Seria interessante eles levarem só a Jeep e investirem pesado em motores melhores, tecnologia embarcada, tornando a Jeep uma concorrente real para os ingleses, suecos e finalmente alemães.
    Tornar a Jeep uma marca premium e Great Wall para as massas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma estratégia que a Geely tem com a Volvo!!!

      Excluir
    2. A Jeep não precisa ser premium, basta ter bons produtos. Tem muitas marcas com nome de respeito que não são premium, como Toyota, VW, Honda, Subaru e até Hyundai, ninguém mais associa Hyundai com carros de baixa qualidade.

      Excluir
  5. A China é ainda será a maior potência econômica e aos que criticam, basta olhar tudo que esta na tua volta é fabricado na china, inclusive teu iphone.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um JAC T5 CVT, é chines mas é bom demais. Custo beneficio muito alto, tenho tudo de moderno que existe em carros top acima de 100k e paguei apenas 70 mil nele. Parem de falar mal dos chinas, eles são competentes.

    ResponderExcluir
  8. " A FCA vai sumir"... aff! Se ela for sumir com 32 bilhões de dolares que poderiam ser recebidos na venda da Jeep, mais o valor do restante do conglomerado, vai sumir muito bem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem