A montadora alemã de carros premium Audi está adotando uma nomenclatura padronizada para as designações de potência de motores para sua gama mundial de automóveis. Os nomes da série modelo - do Audi A1 ao Audi Q7 - permanecerão inalterados. Dentro das famílias, porém, combinações de dois números substituirão as várias designações utilizadas anteriormente. As novas designações representam a especificação de potência e se aplicam tanto aos carros com motores de combustão interna quanto aos modelos e-tron com unidades híbridas e elétricas.

Audi adota novo padrão de nomenclatura de motores

O valor de referência para as novas designações indica a potência do modelo em quilowatts (kW). A Audi está assim subclassificando sua gama de modelos em diferentes níveis de desempenho - cada um identificado por uma combinação de dois números.

Audi A8 50 TDI

Por exemplo, a combinação numeral "30" aparecerá na parte traseira de todos os modelos com potência entre 81 e 96 kW. Já o numeral "45" significa potência entre 169 e 185 kW. O topo da gama de modelos Audi é a classe de desempenho superior a 400 kW, que é identificável pela combinação de números "70". Em cada caso, os números aparecem junto com a tecnologia do motor - TFSI, TDI, g-tron ou e-tron.

Audi A8 50 TFSI

As combinações de números que identificam os níveis de desempenho na gama de produtos Audi aumentam em incrementos de cinco, e representam a hierarquia dentro das respectivas séries modelo e da gama geral do modelo da marca. De acordo com a nova nomenclatura, no futuro, o espectro variará a partir do Audi Q2 30 TFSI com 85 kW ao para Audi Q7 50 TDI com 200 kW.

Os modelos S e RS, de alta performance, e o Audi R8, manterão seus nomes clássicos.

"À medida que as tecnologias de propulsão alternativas se tornam cada vez mais relevantes, a cilindrada do motor como um atributo de desempenho está se tornando menos importante. A clareza e a lógica de estruturar as designações de acordo com a produção de potência permitem distinguir entre os vários níveis de desempenho", explica o Dr. Dietmar Voggenreiter, membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da AUDI AG.

Audi A8 50 TFSI

As mudanças começarão com a nova geração Audi A8 já este ano. O primeiro dos dois motores de seis cilindros a serem lançados será o 3.0 TDI com 210 kW - o qual será chamado Audi A8 50 TDI, enquanto o 3.0 TFSI, de 250 kW, será designado Audi A8 55 TFSI.

Audi A8 50 TDI

Nos próximos meses, todas as séries de modelos Audi lançadas no mercado receberão as novas designações. A Audi mudará as designações da série de modelos da gama atual no lançamento europeu da linha 2018.

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esses alemães gostam de matemática, heim?
    Agora precisa resolver uma equação diferencial transcendental de Bessel para descobrir a potência do carro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando voce entende de matemática? Olhou no google sobre a equação de bessel? E nem tente argumentar, tenho doutorado em engenharia.

      Excluir
    2. Vc criticando os engenheiros da AUDI?

      Excluir
    3. Vc criticando os engenheiros da AUDI?

      Excluir
    4. Pela internet posso dizer que sou Astronauta que ninguém tem como comprovar se é verdade ou não ...kkkkkkkkkkkkkkkk. Comenta sobre carros campeão Engenheiro com doutorado, ao invés de se gabar de algo que talvez nem seja. ;)

      Excluir
    5. Chora mais q eu adoro. Meu face Renner.vieira me add q eu te mando msg e ver voce chorando sua vidinha medíocre.

      Excluir
    6. Existe uma função de bessel. Não existe uma "equação transcendental de bessel". Na verdade é um dos jeitos do cabra analisar uma função transcendental. não sou DR. E carlos aparentemente é um mamão.

      Excluir
    7. hi Diego que marasmo vc arrumou hein. kkkk

      eu sou Dr. e meu perfil não tem minhas característica vc vai acreditar ou duvidar.

      moral da history respeite um cachorro!

      Excluir
  2. bom esse conceito sempre existiu
    Para quem le as revistas alemães, e segue os novos conceitos de engenharia é a tendencia do futuro, o que ocorre é que o mundo evolui, e não adianta quem não acompanhar vai ficar a margem do sistema
    Infelizmente
    E é um reflexo que vislumbra no futuro, a morte dos motores a explosão
    e um deltalhe daqui a 6 anos em 2024, não haverá mais desenvolvimento de motores de combustiveis fósseis(petróleo)
    e os alemães são inovadores

    ResponderExcluir
  3. Não entendi a relação (se existe uma proporção) entre a potencia e o número... o número se equivale a uma "margem" de potencia. Não achei muito legal isso. Seria melhor nem identificar então.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos alemães!
    Outro 7x1 nos brasileiros...
    Quem não.sabe fazer conta, só vai comprar VW, pois Audi não é pra nós...hehehe

    ResponderExcluir
  5. bom a conversão de watts para hp que HP significa Horse Power, foi definido na inglaterra no inicio do sec XX - 1900 e é baseado em unidades antigas inglesas como polegada libra força
    um HP correspnde a 745,71 W e ou 0,74574 Kw
    um CV( cavalo Vapor) corresponde a 735,5 w e ou 0,7355 KW
    exemplo um up TSI tem 105 CV ou 77,23 KW ou 77.277,50 W
    bom ai vai dar muita confusão
    Acredito que a nova tendencia seria Watts, por causa dos elétricos

    ResponderExcluir
  6. Vixe que salada. Melhor seria simplificar não complicar.

    ResponderExcluir
  7. A nova nomenclatura da VW é menos confusa

    ResponderExcluir
  8. "Tenho Doutorado em engenharia.." o tipico argumento de quem precisa esfregar um pedaço de papel na cara do outro para mostrar argumento...ao inves de mostrar conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. formado na ufes, pos graduado na ufes, mestrado na charles sturt university na australia, doutorado na nanyang technological university na singapura, engenheiro de prospecçao e perfuraçao de poços de petroleo na petrobras. preciso te mostrar conhecimento para q????? me diz ai!!

      Excluir
    3. Quem estuda e tem conhecimento, não sai por ai mostrando pra Deus e o mundo. Pra mim não passa de um mentiroso, derrotado, que vive de sonhos e planos de alguém ao qual você nunca será. Por isso digo, comente sobre carros e não do "seu currículo". ;) kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ah, você não precisa mostrar conhecimento algum pra mim, até por que para uma pessoa que inicia uma frase com letra minúscula, não sabe utilizar acentos na palavras, não necessita mostrar mais nada mesmo HAHAHA' Se ao menos tivesse realizado 10% de tudo que você escreveu, não realizaria um texto tão mal escrito. #mentemais.

      Excluir
  9. Voltei e meia aparecem mestres ou doutores que mal sabem escrever por aqui.

    ResponderExcluir
  10. BMW e MB já utilizam esse tipo de nomenclatura há séculos nos seus carros. Até nisso a Audi é atrasada.

    ResponderExcluir
  11. Eh questao de costume, mais aqui na Alemanha se usa mais KW do que PS(cv em portugues)

    Aqui eh sempre destacado torque em NM e potencia em KW dai entre parentes em (PS).
    Nao curto em KW, pois acostumei com PS, CV, HP. o NM eh mais facil pois eh so dividir por 10 que tem o valor em kgfm apoximado.

    mas o letreiro na tampa eh o de menos, meus carros sempre rodam sem nada, so simbolo. fica mais top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estive na Alemanha reparei diversos carros andando sem o símbolo... inclusive eu vi modelos Okm ainda na cegonheira, e a maioria deles sem símbolo/nome. Será que tem alguma regra pra isso, ou é apenas preferência do consumidor alemão??? Imagino que sejam instalados na concessionária, antes de entregar o carro. Aqui no brasil em tese não pode remover, senão está sujeito a multa...

      Excluir
  12. Nao precisa me mostrar conhecimento. Nao me deve nda. Mas se mostra conhecimento nao com títulos. Com fundamentos, evidências, vc sabe disso....com tantos títulos assim cara, a situação deveria se inverter, vc deveria se tornar mais humilde. Pq vc tem muito a ensinar a pouco quem sabe. E vc sabe, que vc nao sabe tudo. Conhecimento é infinito, e so tem valor quando dividido. Aprendi isso e muitas outras coisas na ufmg, e o tempo q passei la, NENHUM professor esfregou diploma na cara de alguém....e olha Q instituição federal, eles sao Doutores. Pensa nisso. Um abraco

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Já que é pra usar N.m em vez de Kgf.m e KW em vez de CV ou HP, prefiro o método da VW BR, que usa o torque em N.m na nomenclatura. Ao menos se aproxima do que conhecemos e, sabemos bem, potência não é lá muito importante na cidade, onde a maioria de nós usa seus carros. Mas, como a Audi tem essa "coisa" de ser esportiva e tal...bem, sendo repetitivo, a MAIORIA de nós dirige em baixos giros, até 3.000 RPM, junto do tráfego, economizando gasálcool+solvente o quanto dá. E nisso os motores VW, principalmente os TSI, são imbatíveis (não sou fanboy da VW, pf!!).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem