Estacionar um carro manualmente é coisa do passado. No estacionamento do Museu da Mercedes Benz, em Stuttgart, a Bosch e a Daimler transformaram o estacionamento autônomo em realidade: através de um comando pelo smartphone, os motoristas agora podem estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro veículo - e este é mais um marco importante na busca pela direção autônoma.

Mercedes mostra sistema de estacionamento autônomo

O projeto piloto no Museu da Mercedes Benz é a primeira solução mundial de infraestrutura baseada para estacionamento totalmente automatizado, seja ele com ou sem motoristas ao volante. A partir de 2018, os visitantes do museu poderão experimentar este serviço e verificar quanto tempo é possível economizar quando não é preciso procurar uma vaga para estacionar, como mostrado no vídeo a seguir.



Por meio de um aplicativo para smartphone, qualquer pessoa poderá reservar um carro. A experiência começa a partir do momento em que o veículo se desloca sozinho até o ponto de encontro. A devolução do carro também é simples: o cliente deixa o veículo em uma área determinada da garagem e confirma o ato pelo aplicativo do celular. Uma vez que o sistema inteligente de estacionamento identifica o veículo, o carro dá partida automaticamente e se desloca para a vaga designada.

Primeira aprovação mundial de estacionamento autônomo

O lançamento será seguido por uma fase intensiva de testes. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais - autoridade administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de Baden-Württemberg - além de especialistas da TÜV Rheinland, uma empresa líder em serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de projetos. O objetivo dessa ação é avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e do estacionamento autônomo. As autoridades regulatórias deverão emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível para os clientes - a ideia é que os visitantes utilizarem a funcionalidade pela primeira vez já no início de 2018.

Com isso, a Bosch e a Mercedes-Benz ampliarão o conhecimento de como os usuários lidam com o estacionamento autônomo. O projeto-piloto abrirá ainda caminho para automatização de outros estacionamentos que poderão ser adaptados para a implementação do sistema. Já para os operadores, a tecnologia representará um uso mais eficiente dos locais disponíveis, visto que será possível acomodar até 20% mais veículos.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Em 2015 um vendedor da Audi me mostrou este mesmo sistema, agora não lembro se era no A8 ou no A7. A tecnologia destes Alemães realmente são de invejar. Agora em nosso país estes sistemas de direção autônoma, seja em vias ou em estacionamentos serão difíceis da implementação, pois estamos bem atrasados no quesito consciência.

    ResponderExcluir
  2. A8 mal foi lançado e já tá defasado. Não é a toa que a Classe S sempre foi e sempre será a vitrine tecnológica automotiva entre todas as marcas do mundo. A próxima geração do S promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Orelha. Esse sistema mostrado no vídeo é da Bosch e Mercedes, e é de estacionamento, não do carro.

      A Audi já tem em teste um sistema que estaciona o carro sozinho, sem necessidade de sensores externos.

      OMG. Só tem orelha falando besteira.

      Veja o sistema da Audi:
      https://www.youtube.com/watch?v=AExusyOAD5s


      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem