O Ford Fiesta é tradicionalmente o mais competente entre os modelos compactos europeus que vivem à sobra e reivindicam competição com o VW Polo. A nona geração chega à Europa no próximo mês, com preços começando em 12.950 Euros (o mesmo do Polo), aperfeiçoado. Mas será suficiente para enfrentar o brilhante novo Polo?

Novo Ford Fiesta 2018

A Ford dotou o novo Fiesta de aços de alta resistência para melhorar sua rigidez, e isso parece ter funcionado, já que em testes que estão sendo conduzidos pela imprensa europeia com o modelo em estradas ruins, o modelo evita distorções. A suspensão supera as desigualdades de forma limpa e a construção permanece silenciosa.

Novo Ford Fiesta 2018

O Fiesta sempre teve um chassi equilibrado, e portanto não é surpresa esta característica no modelo atual. Mas o modelo atual mantém o equilíbrio e ressalta o quão ruim e desconfortável era o passeio do modelo de oitava geração, já que o novo é surpreendentemente suave, com um comportamento mais afeito a um hatch médio que um compacto.

Novo Ford Fiesta 2018

Outro ponto que vem sendo ressaltado é o silêncio à bordo. O ruído do motor e de rolagem de pneus em rodovia foram reduzidos, aumentando a sensação de refinamento. Entretanto, ainda não se pode observar seu comportamento em alta velocidade, pois os testes realizados até agora não permitiram velocidades acima de 120 km/h.

Novo Ford Fiesta 2018

Os assentos também representam um avanço - confortáveis, ​também contribuem para o bem-estar a bordo. Os revestimentos são bonitos e nas versões mais caras, como o Vignale, são de couro.

Novo Ford Fiesta 2018

Em relação ao comportamento dinâmico, os engenheiros da Ford aumentaram a rigidez das barras estabilizadoras para reduzir o mergulho e a rolagem da carroceria em curvas. Além de mais rígidas, são mais leves - e as dianteiras são duas vezes mais rígidas que as do modelo anterior. Na versão ST, as barras são até 30% mais rígidas, assim como molas e amortecedores, e o curso é 10 mm maior.

Novo Ford Fiesta 2018

Além disso, essas mudanças deram ao Fiesta um comportamento melhorado em mudanças de direção, mesmo em velocidades mais elevadas. O novo Fiesta é mais obediente e direto, transmitindo mais segurança ao motorista.

Novo Ford Fiesta 2018

A Ford também investiu para aumentar a qualidade percebida do Fiesta, com materiais de qualidade superior. Há melhores plásticos parcialmente espumados e peças de tonalidade mais uniforme. O painel do modelo Vignale tem superfícies de couro - isso dá ao Fiesta um toque premium.

Novo Ford Fiesta 2018

Opcionalmente há um sistema de som da B & O - com dez alto-falantes e potência de 675 watts. O sistema é operado através do sistema SYNC-3. Sua nova tela sensível ao toque reage de forma limpa aos movimentos, e seu sistema de reconhecimento de voz é capaz de entender frases inteiras.

Fim do câmbio Powershift

Na Europa, a Ford substituiu o câmbio Powershift por um câmbio automático de conversor de torque até mesmo no modelo 1.0 EcoBoost, o que resultou em um funcionamento mais suave. A versão com 100 cavalos tem velocidade máxima de 180 Km/h.

Novo Ford Fiesta 2018

Além de mais suave, o Fiesta está mais simples de operar. Há menos botões, a tela de informação e entretenimento tem uma interface amigável, e até requintes ausentes nos Fiesta anteriores, como o uso de uma construção de componentes internos para ocultar juntas, faz-se presente aqui, especialmente na junção do console central com o painel de instrumentos. Isso torna o interior mais arejado e limpo.

Novo Ford Fiesta 2018

Externamente, os designers tiraram linhas da carroceria, ampliaram a janela traseira e fizeram a dianteira mais simpática. Os cantos da grade do radiador foram puxados para cima, o que faz o Fiesta sorrir. No geral o design está menos rebuscado e mais sóbrio.

Preços

O Novo Fiesta começa em 12.950 euros. A versão Titanium, com 100 cavalos e câmbio automático vai a 19.450 euros. Equipado com o 1.5 TDCi com 120 cv fica em 20.800 euros. A opção de cinco portas custa 800 euros adicionais.

Concorrente - Novo Polo

O Novo Fiesta está mais simpático, com desenho mais limpo e interior menos confuso. O seu principal problema, porém, continua sendo o Polo - modelo que o Fiesta sempre viveu à sombra e ao que parece continuará.

Novo Ford Fiesta 2018

A nova geração do compacto alemão subiu o nível do segmento, com sua plataforma MQB-A0 (do Golf) totalmente nova, maiores dimensões, interior com painel digital e novos sistemas de informação e entretenimento.

Novo Ford Fiesta 2018

A mecânica do Polo é mais eficiente: motores turbo e transmissões de dupla embreagem, e até mesmo sistemas de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo com assistente de condução semiautônoma em congestionamento foram incorporadas ao compacto.

Novo Ford Fiesta 2018

Assim, por mais que o Fiesta tenha melhorado, o Polo melhorou ainda mais, aumentando a distância que separava os dois modelos, tanto em termos dinâmicos, quanto de tecnologia e segurança.

Conclusão

O Novo Fiesta de nona geração é uma evolução clara em relação ao anterior. Continua competente dinamicamente, mas está mais confortável, espaçoso e transparece maior qualidade.

Novo Ford Fiesta 2018

O problema é que mesmo antes mesmo de chegar às concessionárias, ele já parece acanhado ao lado do eterno referencial do segmento - o VW Polo.

55 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pra mim está no nível dos concorrentes não deve em nada ao polo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve espaço interno para o Polo, deve transmissão de dupla embreagem, deve painel digital de TFT configurável, deve central de infotainment sensível a gestos, deve piloto automático adaptativo, deve auxiliar a condução em congestionamento...aff...deve muito.

      Excluir
    2. Deve muuuito..carlos esta certisssimo

      Excluir
    3. Não está no mesmo nível do Polo.
      Aliás, Fiesta sempre teve algumas deficiências que jogaram a qualidade do modelo para baixo.
      A reclamação da qualidade de montagem não é exclusividade da Ford BR. Na Europa, a Ford também é criticada.
      Outro ponto é o Fiesta não ter um conjunto mecânico tão acertado quanto o do Polo.
      Na Europa, o Polo deverá seguir bem à frente do Fiesta na vendas. E deve fechar 2017 na ponteira, como tem acontecido desde 2012 ...

      Excluir
    4. É o concorrente direto, mas na pratica, está um pouco abaixo em termos tecnológicos, eficiência. O mercado europeu gosta de Polo, Golf, não só pela tecnologia, mas da simplicidade do seu desenho reto, do interior conservador e considerando um pacote tecnológico superior, acredito que será difícil, mas vamos aguardar...

      Excluir
    5. Você nem conhece os carros então não fale sobre o que não sabe!

      Excluir
    6. Ano passado o renault clio ficou em segundo no seguimento na europa, o polo em prmeiro e o fiesta em terceiro.

      Excluir
    7. o quê eu não gostei do designe do fiesta eu achei legal no polo..
      o fiesta .

      em termos de design o polo anterior ja era infinatamente mais bonito que o fiesta, e agora foi mais ainda. e esse novo polo a tecnologia embarcada, cambio muito superior...o polo vai continuar sendo o simbolo de um carro compacto bem feito, diferentemente do fiesta, que se queimou com o powerdisft, acabamento ruim..

      Entao o povo vai ate comprar o fiesta, mais vai se porque não tem dinheiro para comprar o polo...este sim o carro que o povo vai amar, desejar e querer.

      Excluir
    8. E pro brasil pior ainda q não terá novo fiesta, e sim uma gambi feita com o atual...
      desse jeito a vw vai continuar a reinar...

      Excluir
    9. AMLDAJ, não é preciso conhecer o Fiesta para constatar que o Novo Polo é superior.
      Até meu sobrinho de 4 anos chega a esta mesmíssima conclusão...

      Excluir
    10. Carlos elogiando o painel em TFT do Polo, mas no painel do 3008 é "painel digital que fica fazendo desenhinhos coloridos".

      Excluir
    11. O painel digital do polo ficou top mesmo mas deve vir só nas versões mais caras né.

      Excluir
    12. Pessoal fica com o foco neste foto da versão R do polo que tem suspensão mais baixa, painel tft, etc.. chega aqui no brasil negocio cheio de plastico na parte interna... então vamos ver a versão nacional tanto do polo quanto no fiesta.
      porque se vc pegar a versão ST do Fiesta também tem alguns mimos..

      Excluir
  2. O novo Fiesta trocou o câmbio PowerShit problemático por um AT6 e melhorou o acabamento. Vai ter uma briga boa com o Novo Polo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Polo adota uma novíssima e eficiente caixa DSG-7 banhada a óleo, que fará deve ainda mais eficiente, veloz, rápido e econômico. Não dá para comparar. Enquanto a Ford volta ao passado, a VW avança ainda mais.

      Excluir
    2. 10 vezes polo....4 carros ta certo

      Excluir
    3. O AT6 é mais barato. O dsg é um cambio mais caro. Deve deixar o polo automatico mais caro que o fiesta automatico.

      Excluir
    4. Negativo. O Powershift é mais barato que o AT6. O AT6 é comprado externamente, enquanto o Powershift era feito pela própria Ford e o DSG é feito pela própria VW.
      Então, o câmbio DSG custa menos para a VW que o AT6 custa para a Ford. A Ford provavelmente gostaria de manter o Powershift, mas como o câmbio está queimado, teve que pegar o AT6.
      Por questões de custo, o Powershift seria melhor, pois o automático é um câmbio muito mais caro.

      Excluir
    5. Carlos, pesquise o mínimo antes de teclar baboseira desse jeito.

      A Ford nunca produziu Powershift, quem o fabrica é a Getrag. E em termos de custo de produção, obviamente, manter um câmbio que já é utilizado no mercado há duas décadas (caso do Tiptronic) é MUITO mais barato do que desenvolver e implementar um câmbio dupla embreagem.

      Quer babar ovo da VW, fique à vontade, ninguém te leva a sério mesmo. Mas fale só sobre o que (acha que) sabe. Besteira tem limite.

      Excluir
  3. Quero var esse Polo ter volume de vendas bom NO BRASIL, com motor 1.0 aspirado custando acima de 50mil. Em terra de Zeronix, acho difícil. As virtudes do Polo não vão fazer diferença para a maioria dos consumidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hiláriante essa fixação desse povo com vendas.
      Se um carro X vai vender mais ou menos que o carro Y é algo que só diz respeito à montadora, concessionárias e vendedores. Para o consumidor é algo irrelevante. Mas à falta de capacidade de discutir tecnicamente sobre um lançamento, especula-se com vendas tendo com base preços que nem sequer foram divulgados.
      Ou seja, especulação inútil com base em não informações, já que dizer que o preço vem acima de R$ 50 mil é puro chute.
      Pior de tudo: não é capaz de olhar os fatos, antes de opiniar. Dizer que carro 1.0 acima de R$ 50 mil não tem volume de vendas só mostra que o sujeito não viu o Up!, um sub-compacto, com preço acima de R$ 50 mil, vendendo mais de 3.000 uniddes por mês.
      O Polo todos sabem que vem com o melhor motor 1.0 aspirado do mercado, e ainda melhorado, com potência de 90 cv, e sendo 200 Kg mais leve que o Argo e até mais leve que Onix e HB20. Então, terá ótimo desempenho e baixo consumo, construção com qualidade só comparável à BMW e Mercedes.
      Então, Polo vem sim para provocar uma hecatombe no segmento. E a VW quer liderar o segmento de compactos com um todo e não com um modelo específico. Terá Polo, Fox, Gol e Up!. Hoje é vice-líder, e o Polo entra em um segmento que não concorre com nenhum outro produto da VW, mas vai retirar vendas dos modelos mais caros e lucrativos dos concorrentes. Ou seja, a estratégia da VW é volume com lucro, e para isso lança mão de um line-up amplo e diversificado, os melhoes e mais caros em seus segmentos.

      Excluir
    2. Engraçado que você fala o mesmo da concorrência não é Carlos!

      Excluir
    3. Meu sonho era ter o Sonic nessa briga.

      Pra quem ama carro, o Sonic LTZ hatch vermelho crystal claret é o carro esportivo categoria pequena mais legal e mais bonito que já foi vendido no Brasil.

      Detalhe o 208 Griffe é lindo demais a Peugeot está de parabéns e preparem se que o novo 208 deve estar chegando em menos de 2 anos.

      O novo Fiesta também está bonito.

      E tem o polo que na versão top é atraente na versão de entrada eu não compraria.

      Quem não está nessa briga de desing e qualidade é o Argo, afinal que me perdoe os fãs da Fiat, mas Fiat sempre foi e sempre será uma m...

      Excluir
    4. Carlota, peço por mais coerência e menos fanatismo.
      1. Nenhum modelo da VW provocou uma hecatombe nos últimos anos, o Polo não será exceção. Acorda para a realidade, os tempos de Fusca e Brasília não voltam mais.
      2. O up MPI não custa 50mil e sim o TSI, um Polo TSI vai custar obviamente mais. Aliás, se a maioria das pessoas já preferem o up com TSI, é óbvio que o Polo MPI não terá a preferência dos consumidores.
      3. Por melhor que seja o motor MPI, não deixará o Polo com um desempenho espetacular, como diz, pelo simples fato de faltar torque. No máximo terá um desempenho similar ao do Gol 1.0, mesmo que tenha lá uns cavalinhos marketing a mais.
      4. De 60mil para cima, brasileiro quer CMM é câmbio automático. Quanto vai custar o Polo com esses itens?
      5. O brasileiro está com poder de compra bem menor, infelizmente estamos mais para Renault Kwid e Motorola Moto C que para carro compacto com qualidade de Mercedes e BMW.
      5. Se o antigo Polo não causou uma hecatombe, mesmo numa fase financeira melhor, porque a o novo causaria?
      6. Porque o antigo Polo 1.0 16v não vingou?
      7. Porque você se acha a única pessoa autorizada a falar sobre vendas de carros?

      Excluir
    5. Cassiano, na realidade não há nada de engraçado, todos sabemos que ele sempre fala isso, logo ele deixa claro que é funcionário da VW, afinal se ele pode falar e os outros não fica óbvio.

      Mas isso é somente um mimimi eterno, polo com 90CV vai brigar pela liderança junto com o Argo 1.3 pela "lerdeza" do segmento, dois perigos em estradas para executar uma ultrapassagem com segurança (essa frase foi muito dita aqui sobre carros 1.0 com mais de 1T por ele mesmo).

      Polo é 1.0 TSI, o MPI com 8 CV a mais não fará milagre e só para quem quer ter um Polo a qualquer custo e está apertadíssimo financeiramente ou vai andar 99% na cidade.

      Comi mosca e não esperei o up! TSI, depois que fiz o test drive em um percebi o abismo que existe entre ele e o meu MPI.

      Agora o jeito é ir de Polo e sossegar, afinal dinheiro não dá em árvore...

      Excluir
  4. Brasileiro esta optando por carro com visual mais agressivo e tecnologia embarcada mas e claro qu isso fica restrito a um nicho especifico devido o preco..quem paga mais de 50 em um onix paga facil em um polo.

    ResponderExcluir
  5. eu penso seriamente em ter o polo 1.0 mpi mas somente ele custar ate 50mil, mais q isso nao da msm pra mim

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Na Europa quem quer carro grande compra van ou sedan,esse tipo de carro é pra quem anda só ,é tanto que la tem versões com 2 portas.

      Excluir
  7. Pena que, com
    tudo isso, não vamos tê-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Não.
    A chegada do novo Polo manterá o modelo na ponteira de vendas na Europa ...

    ResponderExcluir
  9. O fiesta ja era superior na antiga geracao, nesta nova parece ate carro de sgmento superior comparado ao modesto e basico polo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe de nada...coitado! Vai aprender a dirigir primeiro.

      Excluir
  10. O polo vai seguir o padrão de preços da vw. Isso diz tudo sobre seu desempenho no Brasil. Apesar de um bom produto, não terá mercado. O brasileiro não vai pagar 70 mil nesse gol suplementado. Enquanto isso, infelizmente mais uma vez a Ford tira o Brasil do oneford e não nos dá essa maravilha de fiesta (em especial o vignale). Vai tapear o new fiesta e continuar com vendas ridículas. Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Orelha falando besteira. Não sabe o preço do carro (todas estimativas falam em R$ 50 mjl) e relincha "70 mil".

      Continua a mostrar toda o não conhecimento ao relinchar: "gol suplementado". Que mané. O Polo é baseado na plataforma do Golf, MQB-A0. Na realidade, o Gol atual já é suficiente para ser superior ao Fiesta.

      O novo Polo só pode ser comparado à Audi, BMW e Mercedes. O resto não é passível de comparação com ele. Então só resta aos manés torcer para que custe mais de R$ 70 mil, assim eles teriam duas coisas para continuar a relinchar: "é caro"..."mimimi vendas".
      Sorry! Não vai rolar. Podem continuar a relinchar.

      Excluir
    2. Mais do mesmo. Mesma plataforma, que vai manter o carro com espaço de Up. Aumentou o comprimento mas isso não se refletiu em espaço interno, ficou tudo na que bico horroroso.

      Excluir
    3. Mais do mesmo. Mesma plataforma, que vai manter o carro com espaço de Up. Aumentou o comprimento mas isso não se refletiu em espaço interno, ficou tudo na que bico horroroso.

      Excluir
    4. "Na realidade, o Gol atual já é suficiente para ser superior ao Fiesta."
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      A melhor piada do mês!!!!!!!

      Excluir
    5. Você deve andar de fusca,polo só nas ruas que vc vai vê!!.

      Excluir
    6. Você deve andar de fusca,polo só nas ruas que vc vai vê!!.

      Excluir
  11. Comparação ridícula, vamos comparar um carro reestilizado antigo com um moderno e ainda mais um vw que tem as melhores tecnologias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, mais a ford que quer a comparação....e os dois custa a mesma coisa por lá...12.950 euros...comparacao ridicula pq o fiesta nao é pareo para o polo..mais necessaria.

      Excluir
  12. Não precisa nem comparar equipamentos, só pelo espaço interno o Polo já é muito melhor. O Polo nacional será ainda melhor, porque usará um câmbio automático Aisin no lugar do DSG.

    ResponderExcluir
  13. Golf é tão bom que vende menos que o focus e o cruze,e o polo com cara de gol ai o povo não vão notar a difirença ai vão continuar comprando gol,e o fiesta 2018 vai aumentar as vendas com o novo cambio at6 e motor 1.5 3c 137cv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num mercado onde o lider de vendas é uma cadeira elétrica nem estranhe.

      Excluir
  14. O polo será a pedra de Davi na testa de todos os seus concorrentes, o Fiesta não tem espaço interno, e a Ford está queimada com suas caixas.

    ResponderExcluir
  15. NO BRASIL oq importa é o preço, prova disso é que o lixo do Onix é lider em vendas e o UP perde feito para o Mobi.

    ResponderExcluir
  16. À sombra do Polo? Só se for na Europa mesmo, onde a VW é queridinha. Nas vendas mundiais, o Fiesta vende mais. O Fiesta ST é mais competente do que o POLO GTI e, nessa nova geração, vai ser superior em tudo ao Polo. Uma pena que não venha para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for na Europa mesmo, onde a VW é queridinha. Nas vendas mundiais, o Fiesta vende mais.

      Orelhão relinchando.

      Vamos aos fatos.

      http://focus2move.com/world-best-selling-car/

      VW Polo: 7º carro mais vendido do mundo, com 282 mil
      Ford Fiesta: 22º carro mais vendido do mundo, com 194 mil.

      Se for relinchar, pesquise. Se não pesquisou, não relinche.

      Excluir
  17. Não sei como o fiesta vive a sombra do polo se é campeão de vendas há anos. E chamar o polo de "brilhante"...Acho que essa matéria foi bem tendenciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Orelhão relinchando.

      Vamos aos fatos.

      http://focus2move.com/world-best-selling-car/

      VW Polo: 7º carro mais vendido do mundo, com 282 mil
      Ford Fiesta: 22º carro mais vendido do mundo, com 194 mil.

      Se for relinchar, pesquise. Se não pesquisou, não relinche.

      Excluir
  18. O problema do Fiesta sempre foi o espaço traseiro, não é confortável para os ocupantes de trás se for realizar uma viagem com 05 adultos.
    Porem o ponto positivo do Fiesta(europeu) sempre foi o motor, o qual neste quesito o Polo não tem vez.

    ResponderExcluir
  19. Quem vê o Polo ou pode se também chama-lo de gol g8 é o melhor carro do mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem