A montadora de automóveis japonesa Honda anunciou hoje que oferecerá um carro com sistema de condução autônoma nível 3, capaz de de auto-conduzir em estrada, em 2020, e, em 2025, oferecerá um carro com nível 4.


O nível 4 de condução autônoma (vídeo abaixo) apontado pela Honda significa veículos com capacidade de condução altamente automatizada na maioria das situações de condução tanto em cidade quanto em estrada. Já carros com capacidade de andar em rodovia de forma autônoma chegam em 2020.




Segundo a Honda, a marca está se esforçando para alcançar o desenvolvimento tecnológico da condução automática de Nível 4, mas uma tecnologia que proporcionar uma sensação de confiança e confiança, garantindo que a condução automática que irá manter os veículos longe de qualquer situação perigosa e que não fará com que pessoas ao redor do veículo se sintam inseguras.


O cenário mais complexo de condução autônoma em nível 4 que está sendo testado pela Honda é o de operação em vias urbanas. Para tal, o sistema exige a adoção da última geração de inteligência artificial da Honda (IA) com capacidade de Aprendizagem Profunda.

Os carros com tal nível de tecnologia são equipados apenas com sensores de câmera, sendo que o sistema AI da Honda com Deep Learning pode sentir e responder a ambientes e situações de condução complexas, como estradas sem marcas de pista adequadas. O sistema também pode detectar pedestres e ciclistas durante a noite com visibilidade parcial e, através da acumulação de experiência, usando AI avançado, o sistema pode melhorar sua capacidade de prever um resultado e tomar as medidas adequadas.

O SAE - Sociedade dos Engenheiros Americanos - define a condução automatizada com base em seis níveis de capacidade, de zero a cinco. SAE Nível 4 ou "automação elevada" significa que o veículo pode lidar com todas as tarefas de condução na maioria das situações de condução, com possíveis exceções, incluindo condições climáticas incômodas ou ambientes de condução incomuns, onde o motorista seria obrigado a retomar o controle.

A Honda está avançando rapidamente na implantação de tecnologias avançadas de segurança e controle nos veículos Honda e Acura de hoje, através do seu conjunto de recursos Honda Sensing® e AcuraWatch ™, que servem como uma ponte tecnológica para os veículos altamente automatizados do futuro.


Cerca de meio milhão de veículos Honda e Acura nos EUA hoje estão equipados com essas tecnologias, que incluem a frenagem de emergência autônoma (AEB) através do Sistema de Frenagem de Mitigação de Colisão (CMBS ™), Lane Keeping Assist (LKAS), Mitigação de Partida de Estrada (RDM ) e Adaptive Cruise Control (ACC).

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Honda tá atrasada. Audi terá condução autônoma nível 3 este mês, precisamente dia 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falar é uma coisa, ver vendendo e rodando por ai é outra

      Excluir
    2. Audi tá atrasada. Tesla tem condução autônoma nível 3 há mais de um ano.

      Excluir
    3. Errado. O da Tesla é nível 2.

      Excluir
    4. Kombi já tinha nível 5 em 1980...

      Excluir
  2. Ótima resposta Daniel! Só pra lembrar a Audi foi fundada em 1909, a Honda 1948 e a Tesla em 2003.

    A Audi produz veículos a mais de 100 anos e somente este mês, precisamente dia 11, terá condução autônoma nível 3.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resposta Daniel! Só pra lembrar a Audi foi fundada em 1909, a Honda 1948 e a Tesla em 2003.

    A Audi produz veículos a mais de 100 anos e somente este mês, precisamente dia 11, terá condução autônoma nível 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que isso tem a ver? Condução autônoma faz parte do desenvolvimento de eletrônica e computação. Isso é só embarcado nos veículos, mas a tecnologia não surgiu dos fabricantes; foi adaptada.

      Excluir
  4. Carro autônomo é a coisa mais inútil que tem, não quer dirigir pega Uber.

    ResponderExcluir
  5. invés de carro autônomo sou mil vezes comprar um carro elétrico, igual veículos tesla.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem