A Volkswagen comemora a marca de 1,5 milhão de unidades do modelo Voyage produzidas no Brasil. O marco produtivo foi representado pelo Voyage Highline, fabricado na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

VW Voyage Sport 1993

Derivado do Gol, o Voyage foi lançado em julho de 1981 e foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil.

VW Voyage LS 1981

Ao longo de sua história, já teve mais de 420 mil unidades exportadas para 61 países.

VW Voyage LS 1981 - interior

Quinto modelo Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 26.074 unidades comercializadas no mercado nacional em 2016.

História

Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.

VW Voyage LS 1981

A produção do Voyage teve início na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996.



Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo.

VW Voyage 1992

Desde 2008, o modelo é produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, na mesma linha em que é fabricado também o Novo Gol.

VW Voyage 2008

O nome Voyage significa “viagem” em francês e foi escolhido para o carro pela conotação de qualidades como charme e beleza.

VW Voyage 2008

O Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas, combinando uma imagem clássica com modernidade.

Pelo mundo

Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o sedã somente é comercializado com este nome no Chile, Colômbia e Argentina.

VW Voyage 2012

Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.

VW Voyage Fox - EUA

Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas.

VW Voyage Fox - EUA

Na ocasião, o Voyage exportado já contava com uma novidade para a época que era um inédito sistema de injeção de combustível.

VW Voyage Fox - EUA - interior

Em relação às versões comercializadas no Brasil, os modelos receberam aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (longo).


Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.

Evolução constante

A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries especiais, a começar pelo Voyage Plus, de 1983, e o Voyage Los Angeles, caracterizado pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade americana.


Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo recém-chegado Polo Classic.


Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal, maior espaço interno e tecnologia e conforto condizentes com os novos níveis de exigência do mercado brasileiro do século 21.


Oferecido com motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion.


De lá para cá, ano a ano, o sedã vem se modernizando e inovando sua categoria. Seja em estilo ou em equipamentos de série.



No início de 2016, o sedã recebeu na linha 2017, entre outras novidades, a evolução de design, um interior completamente novo e passou a contar com a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado.

Cronologia

1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)

1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades).

VW Voyage Los Angeles 1984

Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional

1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8

VW Voyage GLS 1989

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques

1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic

2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6

2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).

2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline

2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.

2017 – Conquista a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.

10 Comentários

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  1. Teve 2 Voyages que deixaram muitas saudades e que realmente fazem sucesso até hoje.

    Voyage GLS 1.8s e principalmente o Voyage SPORT 1.8s ( este como série especial de 1993 e 1994). Sonho de consumo até hoje.

    A Volkswagem poderia lançar no novo Virtus a versão SPORT para referenciar a versão de sucesso dos anos 90.

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  2. O Voyage mesmo os dos anos 80 ainda tem um design atual para os dias de hoje. Não sofreram obsolencência. E isso é um resultado direto da alta qualidade de design da VW.
    Sobre o Voyage, a interrupção entre 1995 e 2008 de sua produção foi exatamente a causa de a VW ter perdido a liderança do mercado para a Fiat.
    Na falta do Voyage, a Fiat deitou e rolou vendendo Siena, enquanto a VW não tinha um Voyage G2.
    A interrupção do Voyage por 10 anos foi um grande erro estratégico da VW Brasil, e que custou bem caro.
    Poderia ser líder até hoje se não fosse isso.

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    1. Hahahahaha Voyage dos anos 80 com design atual nos dias de hoje???? Para de defecar meu amigo, isso é burrada, as pessoas não ficam 20 anos com os carros mais hoje em dia, não há necessidade desse design atemporal, por isso os japoneses vendem que nem água seus carros.

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    2. o dos anos 80 é mais bonito que esse gol esticado na gambiarra....

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  3. Em 1981, o Voyage era excepcional. Um carro desejado. Parati idem. Nos USA, Fox era páreo para o Nissan Sentra, possuíam tamanhos similares e concorriam no mesmo mercado (busquem na internet), mas o Fox era muito mais bonito. Morei lá na época e ficava feliz de ver um carro brasileiro vendido nos USA.
    Contudo, o carro não evoluiu. Vejam a diferença entre o Sentra e o Voyage (não precisa dizer mais nada).

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  4. Voyage quadrado ainda tem um monte rodando,meu tio teve um.

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  5. Esses números não batem. 500 mil carros de 2012 a 2017!!!!!!
    Eis as vendas no mercado interno (extraídas de car.blog).
    2012 > 96.403
    2013 > 26.742
    2014 > 17.677
    2015 > 41.397
    2016 > 26.074
    2017 > 4.619 até fevereiro
    = 212.912

    Quase 300 mil exportados em cinco anos??!!

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    1. 1,5 milhão de PRODUZIDOS. Os PRODUZIDOS foram vendidos no mundo inteiro, e vc está comparando apenas com vendas no mercado interno.

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  6. o meu era um 89 2 portas GL1.8 a álcool kkkkkk andava muitoooo. pra época.

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  7. O modelo lançado em 1986 foi o Voyage Super 1.8 e nao o GLS super, que só foi lançado após o facelift do Voyage em 1987/1988.

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