A Audi apresenta no Salão de Genebra a segunda geração do Audi RS5 Coupé, veículo que traz um novo motor gasolina V6 de 2.9L twin-turbo de 450 cv (o mesmo que o V8 de 4.2 litros no seu antecessor) desenvolvido em parceria com a Porsche. O esportivo abandona a transmissão de dupla embreagem por um câmbio automático de conversor de torque de 8 marchas.

Novo Audi RS5 2018

O novo Audi RS5 foi projetado do zero, e será vendido na Europa e EUA ainda neste semestre. Juntamente com o novo motor, o RS5 Coupé também adota uma nova plataforma que o fez crescer em tamanho relativamente ao modelo que substitui.


Novo Audi RS5 2018

Outros desenvolvimentos incluem um novo chassis com uma suspensão dianteira e traseira de cinco links acoplada ao "Audi Sport’s Dynamic Ride Control", que é o sistema de gerenciamento dinâmico do chassi com controle variável de amortecedores.

Novo Audi RS5 2018

Para distinguir o RS5 Coupe de outros modelos da série A5 a Audi adotou os tradicionais elementos RS, como uma grade dianteira maior com elemento central preto de alto brilho, um novo pára-choque dianteiro ostentando grandes dutos de ar, e faróis com gráficos coloridos para os projetores de LED de série.

Novo Audi RS5 2018

Na dianteira, os pára-lamas foram alargados em 15mm e apresentam condutos de ar verticais adicionais ao longo das bordas exteriores dos faróis. Os espelhos retrovisores exteriores obtêm ótica de fibra de carbono, enquanto as soleiras laterais foram alargadas com elementos em preto de alto brilho para refletir o potencial de desempenho.

Novo Audi RS5 2018

Na parte traseira, o RS5 Coupé recebe pára-choques traseiros mais largos que se estendem uns 15mm mais do que sobre o A5 padrão, um spoiler sobre a tampa do porta-malas e pára-choque com um difusor proeminente em preto de alto brilho e duas saídas de ar em formato oval.

Novo Audi RS5 2018

O novo Audi RS5 traz de série rodas de 19 polegadas, sendo as de 20 opcionais. Dois pacotes de estilo adicionais em preto alto brilho ou alumínio fosco também estão disponíveis. Como parte de uma iniciativa de economia de peso, a Audi Sport também oferece o novo RS5 Coupé com um teto de fibra de carbono, que contribui para uma redução de 60kg no peso do modelo atual relativamente ao anterior, mesmo com um aumento de 74mm no comprimento total.

Novo motor V6 Porsche

O twin-turbocharged 2.9L V6 usado pelo Coupe RS5 foi desenvolvido em cooperação de engenharia entre Audi e a Porsche. A unidade tem uma ângulo de 90 graus entre os dois blocos de 3 cilindros, sendo que este motor já é adotado no Porsche Panamera S, onde entrega 440 cv e bhp e 56 kgfm. Com mudanças não especificadas, ele ganha 10 cv e 5 kgfm, produzindo 450 cv e 61 Kgfm de torque entre 1900 e 5000rpm no novo modelo Audi Sport.

Novo Audi RS5 2018

Em comparação, o V8 4.2L aspirado do modelo anterior entregava os mesmos 450 cv e 43,8 kgfm a um regime muito mais alto de 4000 RPM.

Novo Audi RS5 2018

A redução no peso ajuda a fornecer ao novo RS5 de 1655kg uma relação peso potência de 271 cv por tonelada, 9 cv melhor que os 262 cv/tonelada do RS5 anterior, que pesava 1715kg.

Transmissão: sai a dupla embreagem, entra o conversor de torque

Outra alteração na linha RS5 se refere à transmissão. Da mesma forma que a Volkswagen fez com o Golf fabricado no Brasil, o novo RS5 abandona a caixa de dupla embreagem de sete marchas do modelo anterior por um câmbio automático de conversor de torque de oito velocidades da fabricante alemã ZF.

Novo Audi RS5 2018

Essa transmissão está associada com um sistema de tração Quattro que em operação normal direciona 60% do torque ao eixo traseiro. Opcionalmente ele oferece um diferencial esportivo para as rodas traseiras.

Novo Audi RS5 2018

A Audi reivindica um tempo de 0-100 km/h em 3,9 segundos, o que é 0,6 segundos mais rápido que o anterior. A velocidade máxima é nominalmente limitado a 250 km/h, embora os compradores podem optar para chegar a 280 km/h optado pelo sistema dinâmico de controle de chassi.

Novo Audi RS5 2018

No interior, o novo modelo Audi Sport RS5 recebe um aparato de detalhes tradicionais dos modelos RS, incluindo gráficos exclusivos para a instrumentação digital, volante multifunções de fundo plano, bancos esportivos pesadamente contornados e pedais de aço inoxidável.



Os preços para o Audi Sport RS5 Coupé devem começar em torno de US$ 77 mil dólares, na Eurola.

12 Comentários

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  1. Show!
    Só não entendi porque trocou o DCT pelo ZF. Será problema de confiabilidade ou performance mesmo?

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    1. Geralmente eles usam, acima de 450cv os câmbios da ZF mesmo...
      Somente o R8 é diferente, mas a linha RS6 e RS7 por exemplo, além do S8 Plus usam o ZF 8X

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    2. Há anos digo aqui que o câmbio ZF é superior. Mas o Carlos dizia que o DSG era o maior câmbio do planeta e infinitamente superior. Agora vamos usar a lógica do Carlos. Audi é tão incompetente e sua engenharia está 20 anos atrasada, portanto precisou recorrer à ZF pra fazer câmbio. Minha opinião: Grupo VW está corretíssimo na estratégia para tornar-se cada vez maior. Já estão voltando atrás com o downsizing e com alguns câmbios. Agora sim posso dizer depois de anos, parabéns VW.

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    3. A troca do câmbio não foi por questão de confiabilidade e/ou performance, tanto é que este mesmo motor nos Porsche trabalha com o câmbio PDK de dupla embreagem - o melhor do mundo, diga-se. A questão é que a Audi não tem um câmbio DSG especifico para o alto torque dos motores turbinados 6 e 8 cilindros, torque este consideravelmente maior que o do V10 aspirado do R8 que utiliza DSG. No entanto o cambio escolhido, ZF 8 marchas, é considerado a melhor caixa automática do mercado - utilizada por BMW, Jaguar, Bentley, etc.

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  2. Audi como sempre se superando , sonho de consumo esse ta lindo sem mais comentarios

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  3. Ficou do "baralho"!!! Imagina ter na garagem um C63 AMG Coupé, um BMW M4 e esse brinquedinho da Audi???

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  4. BMW M3 killer. Apesar que o outro já era isso.
    Este é a pá de cal.
    BMW: desista!

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  5. Carlos da seu parecer em por que a audi tirou o cambio dsg? Relincha ai

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  6. O termo "relinchar" viralizou aqui no blog hahahahahahahaha

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  7. Garagem dos meus sonhos:

    Audi RS5
    Range Rover Velar

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  8. Perfeito!
    A Audi poderia dar umas aulas de como criar carros esportivos à Honda e outras tantas montadoras!

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