A General Motors está novamente conversando com o conglomerado francês PSA - Citroen e Peugeot - para vender sua divisão europeia, a Opel. A montadora norte-americana este na iminência de negociar a Opel em 2009, mas desistiu na última hora, sob a argumentação de que as perspectivas tinham melhorado.


Nos sete anos que se seguiram, a Europa drenou mais US $ 8 bilhões dos cofres da GM. Na semana passada a GM comunicou que espera continuar no prejuízo na Europa em 2017, e novamente a montadora procura uma forma de vender a Opel.


A GM não v~em lucros na Europa desde 1999. Os executivos disseram anteriormente que esperavam voltar à lucratividade em 2016, e a Opel estava no caminho de conseguir isso, mas a saída do Reino Unido da União Eurpeia - Brexit - acabou com as esperanças de voltar ao azul este ano, e a nova estimativa é para 2018.

Ocorre que a GM empreende um amplo processo de reestruturação, no qual está priorizando mercados onde é mais lucrativa, como América do Norte (onde lucrou US$ 12 bilhões no ano passado) e China.
As negociações com a PSA surgem na sequencia da retirada da GM da Rússia e da Austrália, porque já não via aqueles países produzindo retornos adequados sobre seu investimento.

Participação no mercado europeu

Caso o grupo PSA efetivamente adquira a Opel, criaria-se um fabricante com cerca de 16 por cento do mercado europeu, superando a Renault para se tornar o segundo maior grupo automóvel da região, depois da Volkswagen. Em conjunto, a PSA e a Opel teriam uma participação de 16,3 por cento na quota de mercado dos veículos europeus, enquanto VW tem 24,1 por cento.

A PSA está considerando a aquisição para aumentar sua escala, e para ter acesso à engenharia da Opel, especialmente à tecnologia de carros elétricos, além de obter economias em processos de compra conjunta e eventualmente cortes de custos. Para a GM, isso significaria uma saída limpa da Europa, e deixaria a GM quarto lugar, atrás da Nissan-Renault, em termos de vendas globais.


A GM controla a Opel desde 1929, mas a unidade tem ficado no prejuízo há muito tempo em função da crescente concorrência de modelos da Hyundai e Skoda da Volkswagen, ambas com custos mais baixos do que o fabricante alemão.

Fonte: [Auto News - Europe]

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. acho q se ela entrar pro grupo PSA vai ficar entre a peugeot e a DS. por enquanto ainda e bem cedo pra dizer alguma coisa mas nao boto muita confiança de q isso va dar certo nos proximos anos essa fusao

    ResponderExcluir
  2. O Porpetone quebrou a cara! Estava se achando todo poderoso, que ia comprar a GM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem