A Latin NCAP decidiu rebaixar a classificação de segurança dos Nissan March e Versa após testes de auditoria com modelos de produção, cujos resultados mostram que ambos os modelos apresentaram um desempenho inferior em comparação com os testes originais feitos em 2015, atingindo, apenas, três estrelas para o ocupante adulto, uma estrela a menos que no teste de 2015.

Nissan March e Versa rebaixados para três estrelas - NCAP

No teste de 2015 o Nissan March ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e uma estrela para o ocupante infantil. O Nissan Versa obteve, na época, quatro estrelas para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. A Nissan garantiu ao Latin NCAP que as versões desses modelos, fabricados no México, eram as mesmas que dos modelos fabricados no Brasil.

Nissan March e Versa rebaixados para três estrelas - NCAP

O Latin NCAP, contudo, decidiu realizar os testes de auditoria para as versões fabricadas no México e verificou que os dois modelos proporcionam uma proteção menor para o ocupante adulto em relação aos fabricados no Brasil, tendo sido testados sob o mesmo protocolo de avaliação. Portanto, a qualificação de ambos foi reduzida para três estrelas quanto à proteção do ocupante adulto.



A decisão foi tomada depois que a entidade fez auditoria nos modelos e descobriu que as versões produzidas no México são mais inseguras do que as nacionais, que foram testadas anteriormente, em 2015. Segundo a organização, na época a fabricante garantiu que tanto a produção local quanto a mexicana atendia ao mesmo padrão.



A principal diferença, segundo a organização, foi o sistema de retenção e as estruturas, mais instáveis nos veículos mexicanos. “Ambos os modelos mostraram desempenho aproximadamente 30% mais baixo em relação ao teste de 2015”, esclarece Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. Segundo ele, ao saber do resultado a Nissan se comprometeu a pesquisar e entender as diferenças entre os carros para promover melhorias.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Uma boa notícia para quem gastou quase 100.000 em um Kicks, que usa a mesma plataforma de March/Versa.

    Parabéns brasileiros que compram carros populares a preço de sedan e hatch de categorias superiores, só porque são mais altos e possuem mais adereços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendeu a reportagem, mas o March produzido no Brasil é mais seguro que o Mexicano. Não tem como afirmar nada sobre o Kicks, pois o mesmo não foi citado e não foi avalidado.

      Excluir
  2. Vergonha!
    Segurança automotiva tem que ser a mesma, independente do mercado!
    Aprenda com a VW(up, golf), com a Ford(Fiesta, Focus), Jeep(Renegade), Toyota(Corolla) , etc.
    Só o consumidor deixar de comprar essas ratoeiras! Simples assim

    ResponderExcluir
  3. Que perseguição a Nissan, será que ela esta incomodando as outras Montadoras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem de perto, diante do inexpressivo número de vendas de seus carros.

      Excluir
  4. Ja tive um nissam March 2014 mexicano (rodei 50mil km com ele).
    excelente carro para o que se propõe.
    Econômico, bom acabamento para categoria. No entanto o barulho do motor invade muito a cabine e por ser um carro estreito e alto a estabilidade não era das melhores, fora que o curso dá suspensão era muito curto para o Brasil.
    Acho que não teria outro, se fosse ter 1.0 novamente iria de Hb20 (estrutura mais sólida) ou um Up.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem