O Google e a Fiat Chrysler anunciaram uma parceria para desenvolver carros autônomos em maio, e agora divulgam as primeiras imagens do modelo de produção final. Cerca de 100 do Pacifica MPVs serão produzidos inicialmente, com adaptações especiais de carroçaria, e um conjunto completo de tecnologia de condução sem motorista.

Chrysler Pacifica autônomo

O Pacifica nestas imagens apresenta protuberâncias e saliências na carroçaria contendo numerosos sensores, computadores e sistemas eletrônicos necessários para que possa funcionar por si só (sob supervisão). Os engenheiros da gigante de tecnologia do Vale do Silício e os da montadora ítalo-americana já trabalham de forma conjunta em uma fábrica em Michigan.

Chrysler Pacifica autônomo

Esse modelo marca também a primeira vez que a gigante da tecnologia trabalha em parceria com um fabricante de automóveis tradicional desde o início do seu projeto de carro autônomo, que começou em 2009 - embora sua frota atual contenha 70 veículos que incluem o Lexus RX 450h híbrido.

Chrysler Pacifica autônomo

A escolha de um MPV ou minivan para um teste de auto-condução é um calculado, já que o Google gostaria de ver veículos autônomos competir com o transporte público em vez de carros particulares. Chris Urmson, diretor do projeto de condução autônoma do Google, disse que "os executivos de trânsito público poderiam optar por comprar minivans autônomas no lugar de enormes e caros ônibus".

Chrysler Pacifica autônomo

O Google citou também razões práticas para a escolha, como a facilidade de se adaptar as entranhas do Pacifica para a introdução do hardware. Eles citam também o fato de que a minivan dá a oportunidade de testar um veículo maior, mais fácil para os passageiros entrar e sair, em particular com características como portas de correr de mãos-livres.



Enquanto os modelos padrão do Pacifica já estão à venda com um motor V6 de 3,6 litros, o do Google será um modelo híbrido. Este modelo pareia o mesmo motor V6 com uma bateria de 16kWh que permite rodar 50 quilômetros em modo elétrico.

Chrysler Pacifica autônomo

Tanto o Google quanto a FCA confirmaram o seu compromisso com veículos totalmente autônomos, e o Google tem feito lobby para a remoção de regulamentos que exigem um carro autônomo ter um volante e pedal de freio. Não está claro quando os testes de frota híbrida do Pacifica começarão, mas agora que o carro foi revelado, deve chegar às ruas nos próximos meses.

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Google sempre me surpreende com as tecnologias, ela detêm o Wase, Maps, dominando tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem