Um cidadão americano foi morto enquanto ele assistia um filme a bordo do seu Tesla Model S que estava em modo de condução semi-autônoma, denominado "Auto Pilot".


Segundo a Reuters, o incidente aconteceu no dia 7 de maio, perto Williston, Florida, e está sendo investigado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a Agência de Segurança de Tráfego dos EUA.

Como ocorreu o acidente

A agência disse ao The New York Times: "relatórios preliminares indicam que a colisão do veículo ocorreu quando um trator-reboque fez uma curva à esquerda na frente do Tesla em um cruzamento com acesso não controlado à estrada". O esquema abaixo mostra como ocorreu o acidente.

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Em vídeo, que reproduzimos abaixo, o norte-americano morto à bordo do Tesla Model S relatou como o carro o salvou de um outro acidente, também com um reboque.



O motorista do caminhão, o americano Frank Baressi, disse à Associated Press que que Tesla Modelo S "veio tão rápido ao encontro do do meu trailer que eu não vê-lo". Baressi afirma que o motorista do Tesla estava assistindo Harry Potter em uma tela de TV - ele foi capaz de ouvir a reprodução do filme. A seguir reproduzimos um vídeo da emissora americana ABC sobre o acidente.



A Tesla confirmou à Reuters que o seu sistema de infotainment não permite a reprodução de vídeos enquanto o carro está em condução. O fato de o americano estar assistindo o filme não foi citado nos relatórios oficiais da polícia da Flórida.

A montadora Tela, em um post em seu blog, disse: "Nem o sistema Autopilot e nem o motorista perceberam a aproximação do reboque branco ao carro, e, dessa forma, o freio não foi aplicado".

"A altura elevada de passeio do reboque combinado com o seu posicionamento à frente na estrada, somado às circunstâncias extremamente raras, causaram o impacto do Tesla Model S, que o fez passar sob o reboque, com a parte inferior do reboque atingindo o pára-brisas do Modelo S."

A Tesla diz que esta é a primeira vítima fatal conhecida em um Modelo S com o sistema de piloto automático ativo. Até agora, motoristas de Tesla Modelo S usando o sistema de piloto automático já rodaram 209 milhões de quilómetros.

De acordo com o fabricante de carros elétricos, nos EUA, há uma morte para cada 151 milhões de quilômetros percorridos. Globalmente, há uma fatalidade a cada 97 milhões de quilômetros percorridos.

O sistema de piloto automático presente nos sedans Tesla Modelo S e no SUV Model X requer que os motoristas mantenham as mãos no volante. Se o motorista tirar suas mãos do volante, o sistema acabará por perceber, e dará alertas visuais e de áudio antes de trazer gradualmente o carro a uma parada.


A montadora californiana insiste que "os dados são inequívocos em mostra que o sistema Autopilot reduz a carga de trabalho do condutor e resulta em uma melhoria estatisticamente significativa na segurança quando comparado a condução puramente manual".

12 Comentários

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  1. Pro ser humano as coisas ou sao 8 ou sao 80. É ótimo ou nao presta. Nada é assim. Ninguem é assim. O sistema veio pra auxiliar. Ele nao faz milagres. O que parece é que muita gente (imprensa, policia, etc) quer aparecer em cima desse caso.

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    1. Perfeito, este acidente foi causado pela manobra muito mal executada pelo caminhoneiro, e a ausência das faixas refletivas e dos para-choques laterais foram agravantes do acidente.

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    2. Exato, mesmo pensando no autopilot ser considerado 100% autônomo e estatisticamente já ser mais seguro que motoristas reais (ele está em fase experimental, os motoristas que abusam da confiança) o motorista do caminhão cometeu um crime de trânsito (e o do carro de imprudência/falta de atenção do motorista por supostamente não acompanhar o trânsito porem mesmo que houvesse reação do tesla, a situação continuaria com grande potencial de um acidente fatal.

      O autopilot falhou em não acionar os freios, que ele "não visse" o caminhão (ele está em fase de teste e "aprendendo" ainda pois os carros se conectam com a tesla via 3G/4G e passam informações que ajudam na configuração do sistema), no impacto inicial que não foi pequeno deveria ter acionado os freios, isso sim foi o mais estranho.

      Fato é que certamente o tesla tem uma telemetria gravada dos sensores e vai poder reproduzir o ocorrido e se algum sensor identificou o caminhão e porque não reagiu e tal, se tocou algum alerme de aviso de eminência de colisão, coisa assim.

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  2. Esse sistema no Brasil não funcionará da forma correta. Aqui o cidadão compra carro com multimidia, a primeira coisa que faz é desbloquear o video com o carro em movimento. Aí irão então desbloquear o autopilot para ele não reconhecer a retirada das mãos do volante.

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    1. Com nossas ruas e estradas já basta para fabricante nenhum ter coragem de ligar este sistema no Brasil, nosso trânsito é uma bagunça, sinalização horizontal uma porcaria, buracos e quebra molas, valetas e etc no meio da estrada, estrada está 100km/h e derrepente tem radar a 40km/h no meio do nada... Isso é coisa para país civilizado.

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  3. Muito grave esee fato que poderá inviabilizar o programa de carros autônomos inclusive o da competente Audi. Inadmissível que o radar e câmeras do Tesla nao tenham reconhecido o semi-reboque cruzando a frente do carro. Milhões investidos num projeto falho, mas todo começo é assim.

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  4. Confiou de mais em algo que não é para se confiar 100%, esse é um sistema de auxilio onde o condutor deve ficar atento o tempo todo ao trafego a frente. Ele estava achando o que, que estava em um filme de ficção científica com (EU ROBO)ou outros com carros 100% autônomos? PEDIU PARA MORRER!

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  5. Essas modernidades são perigosas demais, por isso só ando de moto.

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    1. moto? pior ainda, melhor carro do que moto, tem conforto e tudo. e moto? coitado, não tem proteção nenhuma e vejo acidente o tempo todo!

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  6. Tesla não é autônomo... só para corrigir!

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