O conglomerado automotivo alemão Volkswagen tem atualmente um portfólio de cerca de 340 modelos distribuídos em marcas como Skoda, Audi, Porsche e VW, mas essa variedade será reduzida, pois a marca pretende tirar de linha mais de 40 modelos até 2025, conforme anunciou o CEO do Grupo VW, Matthias Müller, na apresentação do plano "Estratégia 2025".

Volkswagen Phaeton

Dessa forma, haverá "significativamente menos" do que 300 variantes de veículos a serem oferecidos  aos consumidores no futuro nas salas de vendas das diversas marcas do grupo, sendo que modelos que vêm apresentando vendas fracas são os principais candidatos a serem cortados.

Volkswagen EOS

A estratégia de ampliar a oferta de modelos iniciou-se na década passada para atrair mais clientes e obter a liderança global, inicialmente prevista para 2018, mas que foi alcançada estra ano. O Grupo VW se tornou o maior do mundo, e, agora, o objetivo é aumentar a lucratividade, especialmente da marca núcleo, Volkswagen.

A produção de um portfólio de opções tão grande se tornou complexo e caro. A marca oferece, para praticamente todos os seus modelos, variações de duas ou quatro portas, conversível e station. Além disso, as marcas do grupo fazem produtos que concorrem entre si. O Passat (VW), A4 (Audi) e Superb (Skoda),  por exemplo, são três modelos de alta qualidade que concorrem pela preferência de consumidores europeus de renda média.

Com o plano "Estratégia 2025", haverá também mais nitidez e demarcação entre as marcas do grupo. Os detalhes serão trabalhados nas próximas semanas, mas já há uma lista interna na empresa, não divulgada, com mais de 40 modelos que serão cortados.

O objetivo final do plano "Estratégia 2015" é ainda mais ambicioso que se tornar o maior conglomerado automotivo do planeta: a meta é tornar o Grupo Volkswagen o líder global de fornecimento de mobilidade até 2025.

Fonte: Handelsblatt

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Nossa! E agora? O que será do mundo? Quem poderá nos defender?

      Excluir
  2. Respostas
    1. 240000/ano.... dificilmente sera cortado

      Excluir
    2. 240000/ano.... dificilmente sera cortado

      Excluir
    3. Se o carro não gera lucro, vender muito só aumenta o prejuízo. Mais um motivo para tirar de linha. O up é muito caro para ser produzido.

      Excluir
    4. Duvido.
      O up vende cerca de 200.000 unidades/ano, contando todas as suas versões.

      Excluir
    5. Lucas
      O texto foi bem claro!
      Vão sair do portfólio, os modelos que VENDEM pouco, não que tem custos elevados.

      Excluir
    6. No Brasil o Up tem um lucro incrível. Principalmente o TSI que tem preço de 1.4 e 1.6 e paga imposto de 1.0.

      Excluir
  3. Aqui pode começar com o Gol e o Fox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nunca dirigiu um fox, principalmente o crossfox carro perfeito pro brasil, entrega conforto e altura do solo ideal. Pensa pra falar.

      Excluir
    2. Gol e Fox são péssimos, carro pra brasileiro!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Se o up sair o carlota vai dizer que está certa a vw, em descontinuar um projeto caro pra um novo projeto mais moderno, com visual mais sobrio e elegante, e que o up ficou no olimpo dos carroa como o fusca. E no final escreverá : Enfim, parabéns a vw, das auto ever.

      Excluir
    2. Argumento de ser mais leve = é igual mais barato de construir é um argumento pífio.
      Afinal o que é mais caro, um anel de ouro de 5 gramas ou uma bijuteria de 10 gramas?

      O up é o melhor subcompacto vendido no Brasil !!!! Fato.
      O 1.0 tsi é o melhor motor até 1.6 aspirado no Brasil !!! Fato

      Mas é feiiiiiiinhoooo...

      Excluir
    3. Depende de cada um.
      É uma visão totalmente subjetiva, portanto não cabe julgamento.
      Eu acho o design do up limpo e correto, não necessariamente bonito ou feio.

      Excluir
    4. Não é julgamento victor85, é uma opinião como a sua. E aliás concordo com vc, design é uma visão totalmente subjetiva. No final a que realmente importa é a sua.

      Excluir
    5. bom ai Rafael vc é infantil
      o Carlos4Carros
      esta absolutament certo
      no jargão de fabrica um conceito que se preiriza é o custo de venda baseado R$/Kg, pois tudo e por ex o aço é comprado por Kg
      Agora o visual o UP tem um visual clean limpo, eu pessoalmente gosto

      Excluir
    6. Depende de cada um.
      É uma visão totalmente subjetiva, portanto não cabe julgamento.
      Eu acho o design do up limpo e correto, não necessariamente bonito ou feio.

      Excluir
    7. Esse tal Rafael deve ter uns 10 anos, no máximo...

      Excluir
  5. Estratégia sensata do maior grupo automotivo do planeta reduzir o atual portfólio de 340 modelos para 300 até 2025, obviamente projetos comerciais superados. Para compensar "teoricamente" essas perdas a VW projeta lançar mais de 30 carros híbridos e elétricos até 2025.

    As marcas fazem produtos que concorrem entre si. O Passat (VW), A4 (Audi) e Superb (Skoda) são três modelos de alta qualidade que concorrem pela preferência de consumidores de renda média, inclusive Golf e A3 Sportback. Com a "Estratégia 2025", haverá mais nitidez e demarcação entre as marcas do grupo.

    Creio que ícones da indústria como Golf, Passat, A3, TT, e Porsche 911, estarão bem posicionados nas respectivas categorias e marcas: 1. veículos e utilitários/comerciais (VW/Skoda/Seat/Scania/Man); 2. esportivos/luxo (Audi/Bentley); e, 3. superesportivos de luxo (Porsche/Lamborghini/Bugatti).

    ResponderExcluir
  6. Li aqui alguns comentários sobre o custo de produção do Up ser alto. Que bom !!!! Isto demonstra que tem qualidade construtiva (não falei de funcionalidade). Não tenho um Up, mas venho pesquisando há tempos a oferta brasileira e um carro com aços especiais que dão uma rigidez torcional alta, 5 estrelas Latin NCap, 16,8 Kgf/m num conjunto com menos de 1 tonelada é algo inigualável no Brasil. Acho o carro mais adequado a sua proposta de seguir a alma do antigo fusca. Ele é tão resistente que, interior sem itens afrescalhados, se a pessoa quisesse, poderia só trocar ou fazer o motor (como se faz nos fusquinhas velhos) e seguir por décadas com o mesmo carro, exatamente como fizeram nossos pais/avós... concluí, na minha pesquisa, que pode ser caro, mas entrega robustez onde o resto é manteiga... é um carro feito por engenheiros para engenheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que o fato de ser extremamente econômico m consumo e com alto desempenho dinâmico atesta esta qualidade e, consequentemente, seu custo. Vou de up para daqui 10 ou 15 anos ir de elétrico/híbrido...

      Excluir
    2. Parabéns pelo texto!
      Claro, objetivo e imparcial

      Excluir
    3. Esqueci de dizer que o fato de ser extremamente econômico m consumo e com alto desempenho dinâmico atesta esta qualidade e, consequentemente, seu custo. Vou de up para daqui 10 ou 15 anos ir de elétrico/híbrido...

      Excluir
    4. Parabéns pelo texto!
      Claro, objetivo e imparcial

      Excluir
    5. Perfeito seu texto, Paulo.
      Os especialistas concordam com vc:

      up! TSI é o mais premiado do ano
      Onze prêmios em apenas cinco meses. Desde o seu lançamento, em julho, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido o melhor da categoria em todas as provas de desempenho no ranking Folha-Mauá, o modelo também ganhou os títulos de “Carro Abiauto 2015” e “Melhor Compacto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). O up! TSI também foi considerado a “Compra do Ano 2016” entre os hatches compactos pela revista Motorshow.
      O modelo conquistou ainda o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.
      O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.
      A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.
      O up! TSI ainda foi eleito o “Melhor Carro Compacto” no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.
      No início de novembro, o novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

      Excluir
  7. Com certeza essa estratégia irá retirar os produtos de menor liquidez concentrando investimentos nos que tem melhores mercados, resultando em mais lucro.

    ResponderExcluir
  8. O up TSI é um show e na Europa não tem espaço para carros grande

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem