Nunca existiu um carro tão rápido para levar os filhos na escola como o Renault Espace F1. Há 20 anos atrás, a Renault criou uma unidade de sua mini-van com um motor de Fórmula 1 de 810 cavalos na parte traseira.

Renault Espace F1

O Renault Espace era um modelo, na década de 90, com ampla área envidraçada, muito prático, mas sem sofisticação alguma. Era apenas um carro familiar, para levar a família de um ponto a outro. Comportamento dinâmico, dirigibilidade? Palavras que foram excluídas do vocabulário dos projetistas do Espace.

Renault Espace F1

Até que no décimo aniversário do modelo, 20 anos atrás, a Renault permitiu que os engenheiros da Matra - promotores e construtores dos três primeiras séries do Renault Espace - criassem uma versão melhorada, conceitual: o Espace F1, que comemorava também os 10 anos de envolvimento da Renault da Fórmula 1.

Renault Espace F1

O Espace F1 usava um chassi no estilo de um carro de F-1, com uma carroceria de fibra de carbono. O motor era um Renault RS5 V10 3.5L 40V com 810 cavalos - o mesmo que foi usado no modelo vencedor do campeonato de F-1 de 1993, o Williams-Renault FW15C.

Renault Espace F1

Como um carro de F-1, o motor era posicionado na traseira (o Espace original tinha motor dianteiro) e a potência era transmitida às rodas traseiras por uma caixa semi-automática de seis marchas - a mesma usada no Williams FW15C. O powertrain permitia ao Espace F1 acelerar de 0–100 km/h em 2.8 segundos, 0–200 km/h em 6.9 segundos e chegar à velocidade máxima de 312 km/h (vídeo abaixo).



Com o uso de freios de carbono-cerâmica, a desaceleração do Espace F1 não era menos impressionante que sua aceleração: ele poderia acelerar de 0 a 270 Km/h e parar completamente em 600 metros.

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