O Nissan Altima 2015 é um sedã de categoria grande no Brasil, enquanto nos EUA insere-se na categoria de médios, concorrendo com modelos como Ford Fusion e VW Passat. Nos EUA ele é vendido em versões com motor quatro cilindros 2.5l de 182 cavalos e V6 3.5L.

Nissan Altima 2015

O modelo que mostramos neste artigo é uma versão de entrada, S, com motor 2.5L - mesmo conjunto mecânico do modelo vendido no Brasil.

Nissan Altima 2015

O Nissan Altima mede 4,86 metros de comprimento, e um porta-malas de 486 litros - mas parece que tem mais, pois é realmente muito espaçoso, tanto no porta-malas quando na parte interna.

Nissan Altima 2015

Já em termos mecânicos, o modelo com motor 2.5L de 182 cavalos e 24,3 Kgfm de torque, capaz de acelerar o sedã de 1.490 Kg de 0 a 100 Km/h em menos de 8 segundos.

Nissan Altima 2015

E, de fato, o desempenho impressiona e parece até mesmo um carro com motor de seis cilindros - inclusive o barulho é bastante similar ao de um V6.

Nissan Altima 2015

Esse motor está sempre associado a uma transmissão X-Tronic CVT automática. Trata-se de uma transmissão continuamente variável, e que, em geral, é criticada por ser monótona e ruidosa. Entretanto, na prática, o funcionamento é similar a uma transmissão automática convencional - com duas opções de "D" - D, e S, para funcionamento mais esportivo.

Nissan Altima 2015

Com relação às críticas a respeito de monotonia, a verdade é só perceberá isso se prestar a atenção no motor com rotação quase constante e sem trocas de marchas. Outro ponto é o suposto ruído excessivo, algo que também não percebemos. No geral, o funcionamento desse Altima S 2.5 CVT é bastante suave, com suspensão macia e confortável.

Nissan Altima 2015

Se o desempenho impressiona, com aceleração de 0 a 100 Km/h em 7,5 segundos, o consumo é bastante contido. Segundo o INMETRO, o Altima faz 11 Km/l em cidade e 13,1 Km/l em estrada. Já segundo o governo americano (fulleconomy.gov), o consumo é de 11 Km/l em cidade e 16 Km/l em estrada.

Nissan Altima 2015

O fato é que o consumo impressiona também, sobretudo porque o tanque de 68 litros proporciona, em estrada, uma autonomia de mais de 1000 km.

Equipamentos

O Nissan Altima 2.5 SL vendido no Brasil tem preço sugerido de R$ 100 mil reais - menos que o S 2.5 vendido nos EUA (US$ 25 mil dólares com impostos), indicando que, no futuro, o preço do Altima pode subir.

Trata-se, sem dúvida, de um preço extremamente competitivo em face do nível de equipamento: piloto automático, bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado dual zone automático, sistema multimídia com navegação por GPS, conexão Bluetooth e conectividade de áudio e um sistema de som de quatro alto-falante com um leitor de CD e uma tomada de entrada auxiliar. Faz falta apenas a conexão USB - inexiste no modelo S 2.5.

Segurança

O Nissan Altima 2015 vem de fábrica com freios ABS, controle de estabilidade e tração, airbags laterais dianteiros e airbags de cortina laterais, câmera de visão traseira, monitoramento do ponto cego, alerta-o tráfego transversal traseiro e aviso pista-partida.

Em testes de colisão do IIHS, o Altima obteve cinco estrelas para proteção global. No teste de impacto diagonal obteve classificação "aceitável" (segundo melhor).

Interior

O interior do Altima tem uma aparência geral simples, mas sofisticado, com construção aparentando qualidade. O volante tem três raios e uma tela de informações no motorista central ladeada por um grande velocímetro e tacômetro.

Nissan Altima 2015

Os condutores e passageiros da frente de qualquer tamanho ou estatura conseguem facilmente acomodar-se com conforto, graças aos assentos "gravidade zero". Já no banco traseiro o conforto não é o mesmo, e o espaço para pernas não é dos melhores.

Comportamento dinâmico

O Nissan Altima 2015 é um sedan familiar agradável de conduzir. O motor de quatro cilindros fornece boa potência, em face da excepcional economia de combustível.

Nissan Altima 2015

Concorrente - VW Passat

O VW Passat é um concorrente do Altima, com preços similares -um pouco mais baixo, começando em torno de US$ 21,5 mil dólares e chegando a US$ 35,5 mil no caso do SEL 3.5L.


O Passat adota um conjunto mecânico mais eficiente, com motor 1.8 Turbo de 170 cavalos, associado a uma caixa de transmissão automática convencional TipTronic de seis marchas. O consumo fica entre 12,7 Km/l em cidade e 18,7 Km/l em estrada.


Em termos estéticos o Passat vendido nos EUA tem um estilo próprio, diferente do modelo vendido na Alemanha, com um aspecto mais agressivo. O Passat tem linhas mais harmoniosas externamente, um aspecto interior mais sofisticado e um acabamento geral de melhor qualidade.

Vídeo - Nissan Altima 2.5



Conclusão

Nissan Altima 2015

O Nissan Altima 2.5 é um sedã familiar bastante competente, que, ao preço de R$ 100 mil reais na versão 2.5 SL apresenta uma ótima relação custo x benefício.

21 Comentários

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  1. A versão vendida no Brasil é a SL, que se difere por ter central multimédia, som da marca BOSE (esse eu não sei se tem na S) e alguma outra coisa que não lembro.
    Mas a nível de Brasil, é um ótimo custo beneficio, leva um carro super completo, de tamanho generoso, econômico, bem equipado e na faixa de preço de sedã médio.
    Infelizmente é um carro esquecido no nosso mercado, mas que tem tudo para vender bem.

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    1. muito valente esse motor. gostaria de ver a curva de torque x potencia dele.

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  2. É um Sentra bombado! Dizem que é muito bom. Mas tem ainda unidades 2013 encalhadas nas Css!!! Eu preferia juntar mais grana e levar um Fusion titanium com mogor 2.0 turbo.... Esse sim é um foguete!
    O Sentra hoje continua sendo um dos melhores CxB.
    E o Corolla claro o pior e o que mais vende.

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  3. Tem preço de corolla, desempenho de jetta, espaço de fusion e consumo de golf. É value of money como dizem os americanos, mas não vende aqui. Lá é o terceiro mais vendido. Depois dizem que o mercado é perfeito. Só pegaria porque não gosto de carros compridos.

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  4. Nissan deveria ter trazido logo era o Altima V6 pro Brasil....

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  5. que carro econômico !!! fiquei surpreso pelo tamanho dele.

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  6. Diferente do Sentra, acho ele muito bonito. Não deve vender pela manutenção e seguro caros.

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  7. Interior medíocre para categoria do carro.

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    1. Espero seriamente que você tenha ou teve um para dizer isso.

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  8. A importação desse carro foi descontinuada pela Nissan.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. O que faz o passat em uma avaliação do sentra?

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    1. O que o Passat faz aí? Simples: mostra que é melhor em tudo: mais desempenho com menor consumo, mais espaço interno, melhor acabamento e visual muito mais lindo. E olha que esse passat ai nem é o novo, 2016, que é ainda mais lindo e bem acabado,

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  11. O que faz o passat em uma avaliação do sentra?

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  12. ACHO UM BELO CARRO, PORÉM DEVERIA VIR A VERSÃO 2016 EUROPÉIA. ALÉM DE MAIS BONITA TEM ALGO A MAIS...

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  13. Um Voyage bombado ou um carro de verdade? O mercado americano responde.

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  14. Aluguei um Altima nos Estados Unidos por 13 dias, agora em dezembro. Era modelo 2015 e quando o peguei estava com pouco mais de 12000 milhas rodadas. Rodei quase 2000 milhas e achei o carro ótimo. Suspensão macia, não é barulhento e achei muito econômico (deve-se considerar que a gasolina de lá proporciona maior rendimento).
    Compraria um desses sem medo.

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  15. O problema de venda da Nissan é simples: o número de consecionárias. Em todo o norte do RJ, e desde Niterói, só tem uma CC num buraco lá pelos confins de Niterói. Se fosse pelo menos ao lado de uma das rodovias movimentadas (BR 101 e Amaral Paixoto) e de fácil acesso para todo o norte-fluminense, estaria vendendo muito mais, só pra citar um exemplo. Eu mesmo já estaria com um Altima, mas a distância da consecionária desanima. Opto pelas marcas que tem na minha cidade, que são 13 revendas diferentes. Ou seja, tem todas as grandes marcas, menos Nissan.

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  16. O problema de venda da Nissan é simples: o número de consecionárias. Em todo o norte do RJ, e desde Niterói, só tem uma CC num buraco lá pelos confins de Niterói. Se fosse pelo menos ao lado de uma das rodovias movimentadas (BR 101 e Amaral Paixoto) e de fácil acesso para todo o norte-fluminense, estaria vendendo muito mais, só pra citar um exemplo. Eu mesmo já estaria com um Altima, mas a distância da consecionária desanima. Opto pelas marcas que tem na minha cidade, que são 13 revendas diferentes. Ou seja, tem todas as grandes marcas, menos Nissan.

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  17. Nissan altima, melhor custo benefico da categoria dele aqui no brasil, pena que nao é mais importado mais aqui para o Brasil.

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