A Ford do Brasil lançou com o Focus Fastback o assistente autônomo de frenagem, ou seja, uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as “batidinhas” no trânsito. O sistema conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.


Para ilustrar o seu funcionamento, o vídeo #FocusFastback #ChegadeBatidinha, que reproduzimos abaixo, apresenta exemplos de situações no dia a dia em que é impossível evitar um esbarrão com outras pessoas ou objetos: alguém que passa com um carrinho de compras na sua frente, dar de cara com uma porta de vidro ou um colega distraído. Ao dirigir o Focus Fastback, o motorista desvia sua atenção para um inusitado boneco na rua e não vê um carro parado na frente. Mas o assistente de frenagem autônomo entra em ação a tempo de evitar a colisão.



O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.


Por se tratar de uma tecnologia num segmento de volume no mercado brasileiro, o vídeo, de curta duração, é autoexplicativo e foi pensado para atingir milhares de pessoas que acessam os canais digitais e sociais.

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai vender horrores, e ainda deixar o Santana pra trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga para a sua desinformação, que a tecnologia já é vendida pela Ford, mas só vem na versão Titanium Plus, de 100k. Não vou nem comentar que o do ACC do Golf...

      Excluir
    2. só um inocente paga as 100 mil dilmas anunciados por um focus titanium, é a estratégia mais conhecida dessas montadoras o tal do "vai que cola"....basta uma pesquisa simples nos sites de venda pra ver que os preços praticados no titanium zero chegam a ficar entre 85 mil e 90 mil dilmas

      Excluir
    3. Dei uma olhada pois achei o valor que você informou muito baixo. Em SP tem alguns lugares que estão ofertando muito baixo mesmo. É real isso ?

      Aqui no DF o melhor preço que encontrei no Titanium Plus foi de 95,5k - e não tiravam nem um centavo a mais.

      Excluir
    4. Cara, eu dei uma pesquisa agora, e encontrei uma oferta de um 2014/2015 Titanium Plus por 84,8k. Mas entrando nas informações do carro as fotos são de um SE Plus ! Acho que tem pegadinha do malandro por aí.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Vai vender horrores! Palio e Uno vendem horrores, seriam por isso padrão de referência e qualidade?
    Deixará o Santana pra trás? Nunca vendeu mais e não será dessa vez que vai! Um Santaninha 2.0T, de poucos 211cv, de preço equivalente a essa maravilha de montagem e acabamento que é o Focus, só chegará atrás se sair no dia seguinte. Mas, ainda corre o risco de topar com o Focus parado no acostamento por superaquecimento do trepidante PowerShit!

    ResponderExcluir
  3. Não achei muito útil pois só funciona até 20 Km/h, velocidade onde o motorista tem total controle sobre o carro. Deviam aprender com a VW, onde o ACC funciona A PARTIR de 30 Km/h, velocidade onde as batidas começam a causar mais estragos, tornando o sistema útil e não inútil como esse da Ford. Já pude testar em meu novo Golf e funciona 100%, numa distância entre 5 e 10 metros (depende da velocidade pois o sistema "entende" a necessidade da frenagem de forma inteligente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem