A organização americana IIHS (Insurance Institute for Highway Safety – Instituto das Seguradoras para Segurança Viária) classificou os modelos Golf, Golf Variant (nos EUA, o modelo recebe o nome Sportwagen), Golf GTI e Jetta como “Top Safety Pick+”.

VW Golf - Top Safety Pick+ IIHS

Para ser classificado como “Top Safety Pick+”, o veículo precisa ter obtido excelentes resultados nos testes de colisão realizados pelo IIHS – incluindo duas simulações de colisão frontal (small overlap e moderate overlap), uma de colisão lateral, de traseira e uma simulação de capotamento.

VW Golf - Top Safety Pick+ IIHS

Os modelos Golf, Golf Variant, Golf GTI e Jetta são construídos com uma combinação de recursos de segurança passivos e ativos desenvolvidos para atender (ou mesmo exceder) às exigentes regras de colisão. Os modelos oferecem, entre outros, recursos como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control, ACC), Aviso de Colisão Dianteira e Frenagem Autônoma de Emergência (Front Assist).

VW Golf - Top Safety Pick+ IIHS

O sistema Alerta de Colisão Dianteira, que ajuda a evitar colisões frontais, agindo como um “passageiro” atento, usa sensores de radar para monitorar continuamente a distância até os veículos que circulam à frente. O sistema alerta o motorista sobre situações críticas, de forma acústica e visual, por meio de um símbolo luminoso no painel de instrumentos. O sensor de radar, oculto atrás do logotipo Volkswagen na grade do radiador, captura a posição de carros e motos parados, além daqueles que se aproximam do veículo.

5 estrelas no Latin NCAP

A Volkswagen detém o maior número de modelos com 5 estrelas na proteção para adultos no Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe.

O Golf lidera o ranking, com as mais altas pontuações e cinco estrelas também para proteção de crianças – o hatch foi o primeiro carro a receber cinco estrelas na proteção para adultos e crianças pelo Latin NCAP.

A classificação de cinco estrelas para a segurança e proteção de adultos e crianças recebida pelo Golf é consequência, entre outros fatores, da utilização de aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura.


O Volkswagen up! é o único automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.

O resultado obtido pelo up! foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

O modelo é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

O Volkswagen Jetta também detém cinco estrelas pelo Latin NCAP, com os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral. Na proteção para adultos, o sedã Volkswagen obteve cinco estrelas.

As crianças também estarão seguras no Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo, com quatro estrelas.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É interessante observar como o consumidor americano está cada vez mais atento aos testes do IIHS, forçando uma evolução muito bem-vinda na segurança.

    ResponderExcluir
  2. Golf é Top Safety Pick Plus no IIHS, com nota máxima até no temido Small Overlap, além de ter sido elogiadíssimo pelo instituto, que disse que o mesmo é um dos carros mais seguros do mundo.
    Golf foi 5+5 estrelas no EuroNCap; foi 5+5 estrelas no LatinNcap...um primor em segurança. The Very Best.
    Volkswagen oferecendo produtos extremamente seguros no Brasil, como Golf, Jetta e Up. As outras que se inspirem na marca alemã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que seu produto mais vendido (o Gol) seja apenas medíocre nesse quesito.

      Excluir
    2. Será que o Golf nacional vai seguir o mesmo padrão? Duvido muito.

      Excluir
    3. O Gol é mesmo mediocre no quesito segurança (e motor), to fora.
      Em junho passado a VWB estava "torrando" Gol 1.0 l, optamos por um Up, mesmo pagando mais, pela segurança, modernidade e o excelente motor 3 cilindros.

      Excluir
    4. Em relação ao Gol, o up! parece de outro planeta.

      Excluir
  3. VW é top demais. Concordo com o amigo acima: as outras que se inspirem nela e ofereçam autos tão seguros como Golf, Jetta e up!. O up!, em particular, merece comentário, pois é um revolucionário em seu segmento, não apenas em segurança -INIGUALÁVEL- mas também em qualidade de projeto, construção, acabamento, eficiência energética (ambos MPI e TSI), relação dimensões externas/internas, etc etc etc. Qualidades que antes somente proprietários de classes superiores poderiam desfrutar, agora em um carro de entrada. Tem que dar os parabéns ou morrer de inveja. Eu dou os parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Já no teste de emissões.... Provavelmente foi algum engenheiro brazuca que fez aquela gambiarra, os beatificados alemães não seriam capaz de tamanha ousadia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem