O Volkswagen Up! I-Motion  do nosso teste de longa duração supera os 10.000 Km tendo sido abastecido, nos últimos dois tanques, com etanol, resultando em alterações de consumo e comportamento que serão relatadas neste post.

Volkswagen Up! I-Motion - teste de longa duração

Usando álcool 100% do tempo, em um percurso 50% cidade e 50% estrada, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, sem preocupações em economizar, o Up! I-Motion marcou 11,1 Km/l - número que é 20,7% inferior aos 14 Km/l registrados na última medição com gasolina.

Volkswagen Up! I-Motion - teste de longa duração

Além do consumo maior, o Up! I-Motion mostra-se ligeiramente mais ágil quando abastecido com etanol - o que é esperado já que o propulsor passa, com esse combustível, de 75 cavalos com gasolina para 85 cavalos. A diferença é perceptível, já que o modelo responde mais rápido em qualquer situação de uso. O maior desempenho vem acompanhando de um ruído um pouco maior do motor - conforme comentários no vídeo abaixo.



Up! mais silencioso que o Fox

Aliás, sobre ruído, algo que vem nos chamando a atenção é o fato de o Up! ser um carro mais silencioso em qualquer situação que o CrossFox I-Motion 2016 que também estamos avaliando em longa duração (veja detalhes aqui).

Enquanto no CrossFox I-Motion ouve-se a suspensão trabalhar e o ruído do ar-condicionado chega a incomodar quando se usa velocidade acima de "3", o Up! é bem melhor nesses aspectos, não apresentando barulhos de suspensão, e o ar-condicionado funciona de forma silenciosa - o que não deixa de ser uma surpresa, já que, em teoria, o Fox é de uma categoria superior ao Up!.

Outro ponto que podemos relacionar no comparativo Up! x Fox I-Motion é que o sub-compacto é um modelo mais ágil e prático em cidade. O up! é menos cansativo em cidade, pois esterça muito mais, e, sendo bem menor, é muito mais fácil de ser estacionado.

Já o CrossFox I-Motion, com seu motor mais potente, mais peso e porte mais avantajado, se sai melhor em estrada, transmitindo mais segurança, especialmente em manobras de ultrapassagens. A transmissão I-Motion do CrossFox também tem funcionamento mais suave e também muda seu mapeamento com mais velocidade que a do Up!.

No caso do Fox, basta uma acelerada um pouco mais forte para a transmissão adotar um comportamento mais esportivo, esticando mais as marchas, enquanto no Up! é necessário ir com o acelerador até a metade do curso para o câmbio ficar mais esperto. Outro ponto é que o Fox tem o modo "Sport" - ausente no Up! I-Motion.

Conclusão

Volkswagen Up! I-Motion - teste de longa duração

O Volkswagen Up! I-Motion vem surpreendendo positivamente por sua agilidade em cidade, bom consumo de combustível, prazer ao dirigir e silêncio e conforto interno.

11 Comentários

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  1. Querer comparar Uno com o Up é até uma ofensa pra Vw.

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    1. Concordo que o UP! está em um nível acima do Uno, principalmente a versão TSI, mas esta matéria não é um comparativo UP! x Uno, amigo.

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    2. Eu sei, mas só de ver um Uno ao lado do Up dá vontade de dar um chute nesse carro da Fiat...

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  2. Falando nisso, o UP deu um belo salto de vendas nessa quinzena será o efeito do TSI? vamos ver até o final do mês porque o UP tava na frente do UNO!

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    1. Efeito das vendas para PJ (SP, Curitiba e BH, sedes das locadoras). Em Curitiba ele é o líder. Nos demais estados continua com a mesma média dos meses anteriores.

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  3. Falando nisso, o UP deu um belo salto de vendas nessa quinzena será o efeito do TSI? vamos ver até o final do mês porque o UP tava na frente do UNO!

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  4. Poderia ser feito também uma matéria com o up tsi abastecido com etanol apenas na estrada e com velocidade constante, pra ver até onde ele é econômico e qual a maior km que ele vai fazer, e um comparativo do mesmo teste com gasolina, estilo do teste desafio 20km/l, vocês poderiam usar o up tsi nesse teste pra ver até onde ele pode ser econômico

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Seja com gasol ou com álcool, o up! surpreende. Nota 10, sem rival que chegue perto.

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  7. O Uno é mais bonito, mas o UP é de fato mais moderno em tudo. Mas como a Fiat não é boba nem nada, ela prepara em silencio os seus novos motores, podem esperar que a coisa vai esquentar nos próximos anos.

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  8. Estou no final de uma viagem pelo Centro-Oeste onde abastecer com álcool é vantagem. Impressão do Up mpi manual abastecido com etanol: Leva um certo tempo para o motor que sempre usou gasolina entender que está bebendo cana, mas depois, fica muito bom. Consumos 8,0-9 km/l na cidade; 13,5 na estrada a 80 - 100 km/h, 11 km/l a 100-120 km/h com um litro de etanol.

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