O Latin NCAP - órgão latino-americano de avaliação de segurança veicular - retirou as três estrelas em segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos ocupantes adultos. Latin NCAP tomou tal medida após constatar que a produção do Renault Clio foi transferida para a Colômbia sem contar com airbags, nem sequer no modelo com equipamento opcional.



Entretanto, como o modelo vendido no Brasil vem obrigatoriamente com duplo airbag dianteiro e freios ABS, então pode-se considerar que o modelo tem três estrelas. Já o vendido na Colômbia, sem tais equipamentos, tem zero estrelas.

Em 2013, o Renault Clio Mio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina. Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para o motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas.

Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016. Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "Após tomar conhecimento do rebaixamento..."

    Retirar todos os recursos de segurança, qualquer montadora sabe que a nota cai. Somente quando é revelada a manobra, que se mexe. Muito bem para o lucro a custa de vidas humanas.

    ResponderExcluir
  2. Zero é muito para a montadora que adota tal postura.

    ResponderExcluir
  3. Só doido hoje em dia, prá comprar um carro desses!

    ResponderExcluir
  4. Se houve "rebaixamento", como sugere a matéria, seria uma tremenda sacanagem do Latin Ncap com a Renault. Por sinal, não seria a primeira. Deram 1 estrela pro Sandero sem airbags poucos meses antes dele passar a tê-los como item de série no mercado onde é mais vendido (Brasil). E também desconsideraram o mercado brasileiro na hora de testar o Fluence, optando por uma versão com 2 airbags que praticamente não existe por aqui. "Ah, mas o critério é esse, testar sempre o modelo básico." Então por que testaram Gol, Palio e 207 com e sem airbags alguns anos antes? Vai ver se os Ups testados eram mesmo da versão Take de 2 portas e com aro 13, a mais barata da linha. No caso do Clio, há testes de modelos sem airbag e, algum tempo depois, com airbag. Se não me engano, pulou de 1 para 3 estrelas. É muito simples: se há mercados onde o carro não é vendido com airbags, vale o teste do modelo sem airbags. Nos demais, vale o teste do modelo com airbags. Falar em "rebaixamento de nota", ainda mais quando a empresa não descumpre normas de segurança impostas pelo governo é anti-propaganda beirando o haterismo.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo comentário Beto RJ, infelizmente esse latin ncap não e de todo confiável, lógico que o clio não e um exemplo de segurança, mas dá nota 0 aí e de mais.

    ResponderExcluir
  6. eh eh
    acontece que a Renault Nissan é uma safada, isso sim, eles depenam depenam o carro, e principalmente quando vai ficando velho na produção, ai são todos não escapa ninguém
    ora ora, se vc facilita a produção de um veículo: tirando uma sola aqui acolá
    mas idependente de latim sei la o que:
    veja os carros batidos e a que velocidade, veja os acidentes no youtube
    ai sim vc relamente o que acontece com certos carros
    o resto é conversa, é real alguns, não cito parecem latinhas de sardinhas
    vej bem depois da baitda
    Quando o Clio foi lançado era fantastico, a porta tinha proteção a impacto lateral e muto mais, ah numa batida frontal o montor caia e entrava por baixo do carro
    e o parente do clio o march, quando é europeu = micra ótimo , march vindo para o Brasil ruim

    ResponderExcluir
  7. O Latin NCap é o unico instrumento confiavel para nós consumidores avaliarmos e compararmos automoveis, quem não segue as analises do LNCAP perde a chance de colocar sua familia num veiculo mais seguro e anda na contra-mão da evolução dos automóveis.

    Hoje não compro e não recomendo a compra de carros que não tenham 5 estrelas para adultos nos teste de impacto frontal e lateral do LNCAP. Na minha familia hoje, temos quase todos os carros sendo utilizados com escore 5 estrelas do LNCAP.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem