O Jetta Trendline 2015 não oferece opcionais, mas seu pacote de itens de série é bem competitivo, sobretudo se confrontado com o Corolla GLi 1.8 Flex, seu principal concorrente.
O Jetta vem com "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 4 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro e 2 laterais nos bancos dianteiros), sistema de som com 4 alto-falantes e 2 twiteers, Ar-condicionado com regulagem mecânica "Climatic".,
O Jetta Trendline tem também banco traseiro com 3 apoios de cabeça - bipartido e rebatível (1/3 e 2/3), direção hidráulica, display multifuncional com computador de bordo, espelhos retrovisores externos aquecíveis e com ajuste elétrico com luzes indicadoras de direção integradas e fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX.
Há também rodas de liga leve Aro 16" - "Sedona" com pneus 205/55 R16, rádio RCD 320G com Bluetooth, CD-Player, entrada USB e AUX-In e vidros dianteiros e traseiros elétricos.
O Corolla GLi 1.8 Flex, porém, leva vantagem no número de airbags, pois oferece 5 airbags (todos os 4 do Jetta e mais 1 airbag de joelho).
Além disso, o japonês vem com rodas de aço com calotas e também não tem sistema de som.
Mecânica
O Jetta Trendline 2015 adota um motor 2.0 8V Flex de 120 cv (A) / 116 cv (G) e torque de 18.4 Kgfm @ 4.000 RPM - 17,7 Kgfm com etanol.
Esse motor está associado sempre a uma transmissão automática de seis marchas, com tiptronic, que permite trocas sequenciais por meio da alavanca.
Trata-se de um propulsor com muito torque em baixa rotação que dá agilidade ao modelo em trânsito urbano e em ultrapassagens, mas que, por sua concepção já datada, apresenta baixa eficiência, visto que há no mercado motores mais eficientes que oferecem melhor desempenho e menor consumo.
O quadro abaixo traz os resultados de desempenho e consumo obtidos pela Revista Quatro Rodas em teste comparativo na edição de maio de 2015.
Modelo | 0 a 100 Km/h | 80 a 120 Km/h | Consumo cidade (G) | Consumo estrada (G) |
Jetta 2.0 Flex Automático | 13,3 | 9,7 | 10,4 | 12,8 |
Corolla 1.8 Gli Flex Automático | 10,1 | 7 | 11 | 14,7 |
Cruze 1.8 Flex AT | 11,7 | 8,7 | 10 | 13,3 |
Como fica claro, o Toyota Corolla GLi, com seu motor VVT-i Flex oferece desempenho 25% melhor que o Jetta, e ainda assim é 6% mais econômico em cidade e 15% menos gastador em estrada.
É importante considerar que o Jetta 2015 nacionalizado adotará no lugar do motor 2.0 8V Flex, o motor 1.4 TSI Flex, que será usado no Golf nacional. Essa novidade deve aparecer apenas no segundo semestre, mas não está claro se a versão Trendline usará tal motor.
Preço abaixo de R$ 70 mil - isenção total de ICMS e IPI para PCD
O Jetta 2.0 Trendline ainda não pode ser comprado por PCD - Pessoas com Deficiência - que usufruem de isenção de ICMS e IPI, pois o mesmo é importado do México.
Entretanto, caso tal preço seja mantido na versão nacional, o modelo se tornará uma opção interessante para esse importante público.
Conclusão
O Jetta 2.0 Trendline 2015 automático oferece uma interessante relação custo x benefício, visto que, pelo preço do Corolla GLi, tem uma lista de itens de série mais robusta e mais itens de segurança.
Entretanto, o modelo japonês tem um conjunto motriz mais moderno, que o faz ter melhor desempenho com menor consumo.
Ficha Técnica - Jetta Trendline 2015 2.0 Flex Automático
DESEMPENHO (Dados do Fabricante - medições ao nível do mar)
- Aceleração de 0 a 100 km/h 10,6s (E) / 11,3s (G)
- Velocidade máxima 200km/h (E) / 197km/h (G)
- Cilindrada 1.984 cm³
- Potência líquida máxima 120 cv (E) / 116 cv (G) - 5.000 rpm
- Torque líquido máximo 18,4 kgfm (E) / 17,7 kgfm (G) - 4.000 rpm
- Dianteiros Disco ventilado
- Traseiros Disco
- Comprimento 4.659 mm
- Distância entre eixos 2.651 mm
- Largura 2.020 mm
- Altura 1.473 mm
- Em ordem de marcha 1.305 kg
- Carga útil máxima 514 kg
- Compartimento de carga 510 l
- Direção Hidráulica
- Transmissão Automático Tiptronic - 6 velocidades
- Rodas 6,5J x 16
- Pneus 205/55 R16
- Reservatório de combustível 55 litros