A divisão sul-americana da Fiat Chrysler registrou prejuízo operacional de € 72,6 milhões de dólares (R$ 215 milhões de reais) no primeiro trimestre de 2015. A região que já respondeu por quase 1/3 dos lucros da FCA três anos atrás, ajudando a contrabalancear os prejuízos na Europa, perdeu importância em 2014, com seus lucros representando apenas 5% do resultado global da montadora em 2014.


Em âmbito global, porém, a Fiat Chrysler viu seus lucros subirem 22% para US$ 102 milhões de dólares (€ 92 milhões de Euros) - revertendo o prejuízo de US$ 193 milhões (€ 173 milhões de euros) no mesmo período de 2014. A receita aumentou 19 por cento, para US$ 29.4 bilhões.

EUA e Europa

A FCA apresentou lucro na Europa pelo segundo trimestre consecutivo, enquanto os lucros na América do Norte saltaram para para US$ 670 milhões de dólares (€ 601 milhões de Euros) - avanço de 58% sobre os € 380 milhões de euros de um ano antes.


A empresa informou que tem em cash € 21,9 bilhões de euros - número abaixo dos € 23 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2014. A dívida bruta industrial da FCA é de € 33,3 bilhões de euros - ligeiramente abaixo dos €33,7 bilhões de 2014.

Comparativo de resultados financeiros globais

MarcaReceita Global (US$ bilhões)Lucro (US$ milhões)
Volkswagen$58$3.600
Ford$34$924
Fiat-Chrysler$29$103

O gráfico abaixo mostra o lucro comparado de VW, Ford e Fiat-Chrysler em suas operações globais no primeiro trimestre de 2015.



Comparativos de prejuízos na América do Sul

MarcaPrejuízo na América do Sul (US$ milhões de dólares)
GM214
Ford189
Fiat-Chrysler72,6

Fonte: AutoNews

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Resumo: receita da VW é o dobro da FCA. E o lucro da VW é nada menos que 36 vezes o da FCA.
    Como se pode ver, não são apenas os motores da fiat que são ineficientes. Sua administração também o é. E muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ter que concordar dessa. Não entendo como vende tanto Fiat, há sim, carro cheio de firulas e motorzão 1.4 que anda pior que muitos 1.0.

      Excluir
    2. Jhoneribas,

      vende tanto hoje. Mas, com modelos defasados tecnologicamente, mal acabados, motores antiquados, plástico duro em todo o veículo, os consumidores fugirão. Perceba que carros mais caros, no mesmo segmento que a Fiat atua, estão vendendo mais como, por exemplo, o HB20. Novos modelos de outras marcas, com apelo tecnológico e segurança, vão derrubar o Uno, Pálio, Idea, Bravo, Strada. Tudo antigo e defasado: motor, câmbio, plataforma.

      A Fiat entrou numa situação difícil de reverter. Vende com preços com desconto, mas os custos estão se elevando. Pouca receita, lucro negativo, resultado:pires na mão.

      Está vendendo a Ferrari e a Masserati, para fazer caixa. Ninguém compra, pois daqui a 02 anos, valerão a metade devido ao desespero.

      Excluir
    3. Eu vejo o seguinte. Os fanboys da Fiat e que tanto defendem o Uno Way Renagade (que anda menos que up! 1.0

      http://www.car.blog.br/2015/04/renegade-18-flex-at-desempenho-e.html )

      Deveriam parar de ficar com mimimi em blogs e afins e partirem para medidas efetivas para ajudar sua empresa amada a sair do prejuízo. Posso listar algumas:

      - Fanboy comprar um Uno Vivace 1.0 e exigir que a concessionária cobre R$ 35 mil reais nele. Nem 1 centavo a menos!

      - Se for um fanboy mais aquinhoado, fazer o procedimento acima com outros carros. Por exemplo: exigir comprar Bravo com preço acima de Golf. Exigir comprar Palio com preços no mínimo 30% mais elevados que os do HB20.

      - Caso queira comprar um Uno Way Renegade, não aceitar pagar qualquer preço abaixo de R$ 100 mil em versão flex, e no mínimo 150 mil na diesel!

      - Criar panfletos com campanhas da Fiat e distribuir em semáforos ou perto de concessionárias de marcas concorrentes, especialmente a VW.

      - Fazer plantão em concessionárias da Honda, abordando todos os clientes interessados no HR-V, e convencê-los (não sei como!!) a comprar um Jeep Renegade, e ainda pagar um ágio de R$ 5 mil no Uno Way Renegade!

      Enfim, entendo que com tais ações os fanboys da Fiat estarão ajudando de forma efetiva a empresa a sair do vermelho!!! Então, fanboys: chega de mimimi! Está na hora de partir para a ação!

      Excluir
    4. Lucros das marcas de massa é muito pequeno, ou vende muito ou é preju na certa.
      Fiat é lider, mas no Brasil a unica coisa que deve render muito é a Strada, onde acredito que as margens devem ser bem melhores do que o Palio.

      Excluir
  2. Tá me cheirando a venda ou fusão em poucos anos. Se a Chrysler não der jeito, (e bons lucros) em 2 ou 3 anos a Fiat vai pro pau. Altamente dependente da falida Itália e o problemático Brasil, não vejo muita solução em curto prazo.

    ResponderExcluir
  3. Nenhum fanboy da Fiat para contra-argumentar o que foi dito? Talvez estejam na CSS panfletando, como sugerido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem