A Toyota Motor Corporation anuncia a inciativa "Toyota New Global Architecture", que levará a uma mudança de plataforma de 50% dos seus veículos atuais para uma de menor custo e compartilhada. Trata-se de movimento similar ao adotado pela Volkswagen com a plataforma MQB, do Golf em 2012.


Com tal ação a Toyota reduzirá os custos de desenvolvimento em 20%, permitindo criar mais modelos com menos plataformas, e mais compartilhamento de peças e componentes.


Isso também significa que, comparado a 2008, o custo de começar uma nova linha de produção cairá 50%, e o investimento inicial requerido para a criação de uma nova fábrica se reduzirá 40%.


O primeiro modelo a adotar essa nova plataforma global da Toyota será um sedã médio, de tração dianteira, que chega ao mercado este ano. Além disso, a nova geração do híbrido Prius também já fará parte dessa nova estratégia.

Plataforma Volkswagen

A Volkswagen será a líder na indústria automotiva global em termos de compartilhamento de plataformas e na capacidade de criar mais veículos com a mesma arquitetura, diz a consultoria IHS. A montadora baseada em Wolfsburg, Alemanha, planeja produzir mais de 40 modelos diferentes, incluindo o Audi A3 e o Golf, usando a plataforma MQB.


A Volkswagen, em 2011, terá construído mais de 30 milhões de veículos usando esse plataforma MQB, de acordo com as projeções da IHS.


A mudança de estratégia da Toyota pode ser necessária para a montadora tentar se manter à frente da Volkswagen em vendas globais. Em 2014 as vendas da Toyota subiram 3% para 10.23 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen cresceu 4,2%, para 10.14 milhões.

Fonte: Bloomberg

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Volkswagen está alguns anos à frente das demais. A VW lançou sua plataforma modular em 2012, e a da Toyota só chega 4 anos depois.
    Enquanto VW já tem Golf, A3, Passat, A3 Sedan, etc em plataforma global, a Toyota pretende lançar o seu primeiro carro em 2015.
    E as outras, coitadas, Ford, Fiat e GM? Não tem nem competência para desenvolver uma plataforma MQB....
    Desse jeito o domínio da VW ficará ainda mais fácil, afinal nem a Toyota terá condições de impor resistência.
    Nunca é demais lembrar que em 2015 a VW já superou a TOyota em vendas mundiais.

    ResponderExcluir
  2. VW fazendo escola!

    Parabéns Toyota! Parabéns VW!

    ResponderExcluir
  3. A padronização é uma estratégia de administração de custos bastante antiga. Algo que parece óbvio, mas que as montadoras demoram e muito para implementar. Será a nova revolução na forma de fazer carros. Outro ponto a considerar é que a empresa poderá ter um foco maior em qualidade na produção de 2 plataformas do que se estivesse que produzir 5. Os últimos carros lançados pela VW são todos excelentemente seguros, até o de acesso, o famigerado UP, enquanto GM e Fiat, quando muito consegue, são 3 estrelas na maioria de seus modelos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem