Segundo a revista, o Jeep Renegade 2.0 Turbo Diesel Automático acelerou de 0 a 100 Km/h em 11 segundos - mesmo tempo obtido pelo Honda HR-V CVT a gasolina. A retomada de 80 a 120 Km/h foi completada em 7,7 segundos - o que o torna mais lento que o Honda HR-V 1.8 Flex CVT, que termina essa manobra em 7.4 segundos.
Com relação ao consumo, em ciclo urbano o Jeep Renegade consome em média 11,9 Km/l, enquanto em estrada sua média fica em 14,5 Km/l. A tabela a seguir traz dos dados de consumo, desempenho e ruído (classificação pela aceleração de 0 a 100 Km/h).
Modelo | 0 a 100 Km/h [s] | 80 a 120 Km/h [s] | Consumo cidade [Km/l] | Consumo estrada [Km/l] | Ruído a 80 Km/h [dBA] | Ruído a 120 Km/h [dBA] |
Peugeot 2008 THP Flex (Manual) | 9,1 | 8,8 | 10,6 | 14,3 | 62,1 | 70,2 |
Jeep Renegade 2.0 Diesel Automático | 11 | 7,7 | 11,9 | 14,5 | 60,5 | 66,9 |
Honda HR-V 1.8 CVT | 11 | 7,4 | 10,4 | 13,1 | 62,8 | 67,2 |
Ford EcoSport 2.0 Powershift | 11,2 | 7,7 | 10,2 | 13,8 | 63,8 | 69,8 |
Novo Renault Duster 1.6 Manual | 14,5 | 24,3 | 9,8 | 12,8 | 64,6 | 70,4 |
Os dados acima mostram que o Jeep Renegade Diesel é em média 12,5% mais econômico que o Honda HR-V CVT a gasolina. Além disso, o diesel S10 tem preço médio, segundo a ANP, de R$ 2,95 reais, enquanto a gasolina custa em média R$ 3,32 reais. Assim, para permitir uma comparação direta entre os modelos, na tabela abaixo calculamos o custo de rodar 3.000 Km em cidade e estrada com cada um dos SUV´s.
Vale a pena investir no modelo diesel?
Modelo
| Custo para rodar 3.000 Km |
Vantagem do Renegade
|
Tempo para recuperar o investimento (anos)
| ||
Cidade | Estrada | ||||
Jeep Renegade 2.0 Diesel Automático | R$743,70 | R$610,34 | - | ||
Peugeot 2008 THP Flex (Manual) | R$939,62 | R$696,50 | 26,34% | 14,12% | 15 |
Honda HR-V 1.8 CVT | R$957,69 | R$760,31 | 28,77% | 24,57% | 11 |
Ford EcoSport 2.0 Powershift | R$976,47 | R$721,74 | 31,30% | 18,25% | 12 |
O Jeep Renegade Diesel é cerca de R$ 25 mil reais mais caro que os demais modelos Flex, e, assim, a última coluna traz o tempo que se teria que rodar (em anos) com o Renegade Diesel para recuperar o investimento a mais no preço do carro (os cálculos consideraram uma rodagem média de 36.000 Km por ano, sendo 70% em cidade e 30% em estrada).
Assim, o Jeep Renegade Diesel só fica vantajoso depois de 15 anos comparado ao Peugeot 2008 THP, e depois de 11 anos em relação ao Honda HR-V Flex.
Conclusão
O Jeep Renegade 2.0 Diesel tem com diferencial em relação às versões Flex o fato de contar com tração 4x4. Sendo assim, o investimento na versão diesel só faz sentido se o consumidor for usar esse tipo de recurso mecânico (tração integral).
Por outro lado, se o objetivo for usar o carro apenas em cidade e em locais que não exigem a tração 4x4, os modelos Flex são mais vantajosos, pois, apesar de consumir mais de um combustível mais caro (gasolina), eles são significativamente mais baratos, fazendo com que a vantagem do Diesel só apareça depois de 10 anos - tempo superior ao que o consumidor médio fica com o carro.