O novo Passat 2015 superou o Ford Fusion (conhecido como Ford Mondeo na Europa) e o Mazda 6 em comparativo de versões diesel feito pela revista britânica AutoExpress.

VW Passat 2015 x Ford Fusuion (Mondeo)

Os modelos testados foram o Volkswagen Passat 2.0 TDI (150 cavalos), na versão SE Business, que tem preço £30.250, o que equivale a R$ 131 mil reais). O Mazda adotado no teste foi o Mazda 6 2.2D (150) SE-L, com preço de £23.995 (R$ 105 mil reais).



E o Fusion (Mondeo) escolhido foi 2.0 TDCi (150) Titanium, com preço de £30.365 (R$ 132 mil reais).

Capacidade de carga - empate

Os três carros empataram em termos de capacidade de carga, pois, apesar de o Passat oferecer um porta-malas um pouco maior, de 586 litros, quando se rebate os bancos Mazda e Fusion levam pequena vantagem.

Veredicto

1ª Lugar - Volkswagen Passat

Novo VW Passat 2015

O sedã da VW venceu o comparativo por combinar conforto, dirigibilidade, interior de alta qualidade e excelentes custos de propriedade.

Novo VW Passat 2015 - interior

Bem equipado, ele oferece uma gama de opcionais que aumenta seu apelo. A cabine pode não ser a mais versátil, mas ele corrige isso oferecendo amplo espaço para passageiros e bagagem.

2º lugar - Mazda 6

O Mazda 6 foi considerado o mais divertido de ser conduzido.

Mazda 6 2015

Entretanto, o porta-malas é pequeno e o painel tem visual cansado.

Mazda 6 2015

O Mazda 6 tem uma reestilização agendada para chegar ao mercado no segundo semestre, o que deve melhorar as avaliações de estilo do sedã nipônico.

3º lugar - Ford Fusion (Mondeo)

O Ford Fusion é um modelo que decepcionou nos testes europeus que foram realizados no lançamento, e a chegada do novo VW Passat 2015 baseado na plataforma do MQB (a mesma do Golf) só piorou as coisas, evidenciando as deficiências do modelo da Ford.

Ford Fusion (Mondeo) 2015 x VW Passat 2015

Segundo a AutoExpress, o Fusion tem um bom sistema multimídia e o layout da cabine é inteligente, mas ele fica muito inferiorizado em relação ao Passat em termos de qualidade.

Ford Fusion (Mondeo) 2015 x VW Passat 2015

Além disso, perde em dirigibilidade, pois seu comportamento dinâmico é inferior até em relação ao Ford Mondeo da geração anterior.

VW Passat x Ford Fusion x Mazda 6 - Quadro comparativo

Volkswagen Passat 2.0 TDI (150) SE BusinessMazda 6 2.2D (150) SE-L NavFord Mondeo 2.0 TDCi (150) Titanium
Comprimento/Entre-eixos4,767/2,791mm4,870/2,830mm4,871/2,850mm
Altura/Largura1,456/1,832mm1,450/1,840mm1,482/1,852mm
Motor4cil 2.04 cil 2.24cil 2.0
Potência148 @ 3.500 RPM148 @ 4.500 RPM148 @ 3.500 RPM
Torque34 @ 1750 RPM38 @ 1.800 RPM35 @ 2.000 RPM
TransmissãoManual - seis marchas
Porta-malas (normal/encosto traseiro rebatido)586/1,152 littros489/1,632 litros550/1,446 litros
Peso em ordem de marcha147515531578
Raio de giro (esterço)11,711,811,6
Euro NCAP: Adulto/crianças/pedrestres/estrelas85/87/66/5 (2014)92/77/66/5 (2013)86/82/66/5 (2014)
0 a 100 KM/h8,79,18,5
Retomada 80 a 110 Km/h7,56,86,9
Frenagem a 120 Km/h51,455,352,9
Consumo médio16,7 KM/l15,2 Km/l15,5 Km/l

Fonte: AutoExpress

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E o padrão se repete. O Passat é melhor por fora (mais prático), mas BEM maior por dentro, e oferece mais espaço no porta-malas. Além disso é mais leve, e mesmo assim mais seguro, e, como se não bastasse, é bem mais econômico.

    Esse padrão de superioridade da VW sobre a Ford se repete em todos os carros.

    Up! faz isso também com o Ka.
    Golf humilha o Focus em todos os sentidos.
    O Polo nem toma conhecimento do Fiesta na Europa, e aqui no Brasil, o Fox 2015 é também menor por fora, maior por dentro, mais leve, infinitamente melhor acabado que o Fiesta.
    É sempre assim: Volkswagen com engenharia pelo menos 10 anos à frente da Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos4carros, e esses números "0 a 100 KM/h" "Retomada 80 a 110 Km/h" "Frenagem a 120 Km/h" não vi essa engenharia da vw pode me mostrar?

      Excluir
    2. A opinião deste carlos é opinião de um fake. Em outras palavras: não se aproveita em nada estas besteiras que ele diz...kkkkk

      Excluir
    3. Porra os números do Fusion-Mondeo são melhores em desempenho!

      Excluir
    4. Mondeo é mto mais bonito, nem se compara.
      As linhas do Jetta e Passat são mto retas e meio sem graça, falta modernidade.
      Sem contar que o Passat é um carro recém-lançado, então é natural que seja melhor que o Mondeo. Assim como a próxima geração do Mondeo, qdo for lançada, provavelmente estará um passo na frente desse Passat.

      Excluir
    5. acho passat mais bonito, gosto é subjetivo, Fusion lançou depois do passat de 2011, por isso saiu ganhando também por ser barato,mas perde no motor 2.0 do passat,no acabamento ,mas ganha nos equipamentos que vem de série. mas claro que espero que ganhe do passat o novo mondeo,quanto mais carros melhores ,nossas escolhas pra comprar ficam mais dificeis haha

      Excluir
  2. O Passat 2015 é incrível, uma verdadeira máquina!

    ResponderExcluir
  3. o melhor dos mundos VW
    VW é o maioral o unico inigualavel insuperavel
    melhor que tudo e só tudo VW
    aff

    ResponderExcluir
  4. Mais o design do fusion e o interior, muito mais bonito, sem comparação, prefiro o fusion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tbm conta pelas vendas então........

      Excluir
    2. design é subjetivo, prefiro passat, melhor em tudo na minha opinião

      Excluir
  5. Nesse segmento todo carro é bom, vai do gosto de cada um!

    ResponderExcluir
  6. Esse novo Passat é o The Very Very Best. O carro ficou incrível, beirando a perfeição.

    ResponderExcluir
  7. O problema de passat ta na logomarca da vw estampada logo na frente do carro que remete a carro popular. Muitos que compram um carro desse não quer ter esse tipo de associação.

    ResponderExcluir
  8. Acho a mecânica do Passar melhor, mas por dentro o Fusion é muito mais bonito.

    ResponderExcluir
  9. Tanto quanto o Jetta , são clássicos superiores em todos os sentidos.Passat, Jetta , tiguan , golf, são modelos muito acertados para seus públicos.

    ResponderExcluir
  10. Passat é um carrão, mas ficaria com o Fusion.

    ResponderExcluir
  11. É um baita carro, mas eu ficaria com uma série 3, classe c ou insignia.

    ResponderExcluir
  12. Acho que a melhor forma de comprovarmos a competitividade do Passat é analisando o mercado americano, onde estão presentes os melhores sedãs que as principais marcas conseguem fabricar.

    Lembrando que os sedãs grandes são para os EUA a mesma coisa que os hatches médios são para a Europa, ou seja, os carros preferidos pelos consumidores, com o maior volume de vendas, e a briga por lá é só de cachorro grande.

    VENDAS DE SEDÃS NOS EUA EM 2013
    1) Toyota Camry - 408.484 unidades vendidas;
    2) Honda Accord - 366.148;
    3) Nissan Altima - 320.723;
    4) Ford Fusion - 295.280;
    5) Hyundai Sonata - 203.648;
    6) Chevrolet Malibu - 200.594;
    7) Chevrolet Impala - 156.797;
    8) Kia Optima - 155.893;
    9) Volkswagen Passat - 109.652.

    Não tenho os dados de 2014, mas se algum colega quiser publicar, acho que essa situação de 2013 provavelmente se repetiu.

    A VW construiu uma fábrica nos EUA especificamente para produzir o Passat ao gosto americano, dessa forma, tomara que essa nova geração do carro, montado na plataforma MQB, consiga, pelo menos, tirar o carro da eterna lanterna no mercado americano, onde tem sido superado por todos os concorrentes, de todas as marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como a frieza dos números para expressar o mais puro manifesto da realidade.

      Excluir
    2. O Passat vende bem mais que o Fusion, vejamos. Vendas mundiais em 2014 (lembrando que 2014 é fim de ciclo da geração anterior do Passat, então este ano o Passat venderá mais ainda):

      Toyota Camry - 763.804
      Honda Accord - 595.703
      VW Passat - 540.943
      Nissan Altima - 369.475
      Chevrolet Malibu - 355.385
      Fusion - 344.930


      Ou seja, Passat (antigo) vendeu 57% a mais que o Fusion (novo).

      Este ano será um massacre, do mesmo naipe que o Passat está massacrando o Fusion nos comparativos.

      O Passat tende inclusive a ultrapassar o Camry e se tornar o sedã dessa categoria mais vendido do planeta.

      Excluir
    3. sem falar que o passat é o único europeu o resto somente tem venda expressivas em um único país

      Excluir
    4. Nenhum mercado deve ser definitivo...tenho pé atrás com o americano por ser um mercado onde pick-up são as mais vendidas e o europeu por ser muito bairrista.

      Excluir
    5. Nada como a frieza dos números (atualizados) para expressar o mais puro manifesto da realidade.

      Excluir
    6. Nada como a frieza dos números (atualizados) para expressar o mais puro manifesto da realidade.

      Excluir
    7. Concordo. Os números (atualizados) do mercado americano (2014) comprovam a mesma realidade dos dados de 2013 que apresentei.

      No mercado mais importante do mundo em qualidade e preços para os sedãs grandes, Passat na lanterna, de novo.

      Excluir
    8. Este carlos é muito tosco...kkkkkkkk


      Vendas mundiais de 03 gerações do Passat que vendem como água na China. Passat NMS (B7), Passat Lingyu (B6) e Passat Lingyu (B5). Então são 4 gerações contadas. Isto ele não fala?

      Excluir
    9. mercado mais importante do mundo UE

      Excluir
    10. VW é importante na europa, no EUA, não é, tanto que a VW produz um passat americano muito inferior ao europeu, mas não há nenhuma marca premium como bmw,audi,mercedes , e prefiro infinitamente eles que um Accord,camry e esses carrinhos de marca japonesa

      Excluir
  13. Entre esses 3 eu ficaria com o Mazda....
    Agora entre todos do mercado norte americano eu ficaria com o Nissan Altima,Impala ,Fusion e Camry respectivamente....

    ResponderExcluir
  14. Fusion de olhos fechados e mãos atrás das costas...

    ResponderExcluir
  15. Fusion tem o melhor desempenho e ta cada vez mais bonito, não é por acaso que tem 82% contra 4% do passatão no mercado dessa categoria....a cada 82 fusion vendidos no Brasil são vendidos 4 passats. Desde sempre a mídia do setor e a midia de uma maneira geral se corrompe e fala o que tiver que falar se ela estiver incluída na folha de pagamento de uma montadora x ou y...percebe se claramente que o fusion está anos luz a frente em relação a qualidade, desempenho e dirigibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fusion vende bem pq é importado do mexico e não da alemanha, assim como palio é o mais vendido pq tem a versão mais barata

      Excluir
  16. Estou impressionado com a Volkswagen a Tiguan está a partir de 127.300 Reais sem pintura....
    Com pintura sobe para 129 mil reais e uns quebrados.
    Com Teto Solar sobe mais 6 mil reias e com mais airbags,R-Line (acho feio prefiro a normal) com Park Assist,Xenon,Fadiga chega a incriveis 165 mil reais...
    Dona Volkswagen vc merece cair, merece ter um futuro arduo por esses preços horripilantes!!! Nao tem respeito algum ao consumidor.. Por esse valor vou de Santa Fé,Edge e Volvo XC 60 (147 k) e sobra uma graninha!!!!

    ResponderExcluir
  17. Entre esse voyage e o fusion, eu vou de fusion

    ResponderExcluir
  18. Eu também iria de Fusion, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  19. Fusion(Mondeo), sempre. Passat, só o dos anos 90.

    ResponderExcluir
  20. Versões a Diesel né? Tá agora pega as versões a gasolina. Parece que além do Mondeo, o Passat perde tb pro Mazda 6.

    ResponderExcluir
  21. A matéria é de carros a diesel. Há várias outras, de carros à gasolina, onde o Mazda6 vence. O Passat novo é minha escolha, mas a matéria aqui distorce o Mondeo demais (vi a original e tive uma impressão bem diferente da interpretação do blog).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem