A Toyota Motor Corporation, que conseguiu se manter por uma margem pequena como maior montadora de carros do planeta em 2014 (veja aqui)., pode perder a coroa de vendas ainda este ano, em face de sua posição de fraqueza na China, o maior mercado de automóveis do mundo.


Na divulgação de seus resultados de 2014 a Toyota prevê que suas vendas globais cairão 1% em 2015, para 10.15 milhões de veículos - apenas 10.000 unidades a mais que o que a Volkswagen vendeu em todo o mundo no ano passado.


Ocorre que neste ano de 2015 entra em operação a nova fábrica da empresa alemã em Changsha, China, que irá ampliar a capacidade de produção em mais de 300.000 veículos por ano.

Além da VW, a GM, segunda maior da China, também ampliará sua capacidade no maior mercado do mundo em 2015, enquanto a Toyota segue seu plano estabelecido em 2011 de não abrir novas fábricas até 2016 - o que pode resultar, já em 2015, na ultrapassagem da Toyota pela Volkswagen - três anos antes da meta estabelecida pelo conglomerado alemão.

A Toyota está em sexto lugar entre as montadoras globais na China e vende menos do que um terço do número de veículos que seus dois principais concorrentes no mercado.

"A diferença é que a Volkswagen tem um motor a jato amarrado às suas costas chamado 'China'", disse Bill Russo, diretor-gerente de Xangai da  Feng Advisory Co. "A Toyota, infelizmente, está em uma posição de fraqueza quando se trata do mercado na China. E será quase impossível manter a posição de liderança sem ser líder na China, e a Toyota não está nem mesmo em condições de desafiar VW por lá".

As vendas mundiais de Toyota em 2014, incluindo em suas unidades Hino Motors Ltd. e Daihatsu Motor Co., subiram 3%, para 10,23 milhões de veículos em 2014. A Volkswagen divulgou na semana passada um ganho de 4% em suas vendas, para 10.140 mil veículos  - incluindo suas duas unidades de caminhões pesados. A GM seguiu com vendas de 9,92 milhões de unidades - aumento de 2 por cento. VW e GM não anunciaram suas projeções para 2015.

Capacidade de produção na China

A Toyota, que não constrói uma fábrica de carros na China desde 2012 , enfrenta uma moratória auto-imposta em construção de novas fábricas até o próximo ano, e ficará para trás ainda mais pois Volkswagen e GM estão intensificando seus planos de expansão. A GM anunciou planos para adicionar cinco novas fábricas na China até 2018.

A Volkswagen espera elevar sua capacidade de produção na China para mais de 4 milhões de veículos em 2018, ante os 3,1 milhões no final de 2013, segundo a empresa. China Continental e Hong Kong representaram um recorde de 3,67 milhões de vendas no Grupo Volkswagen no ano passado - um aumento de 12% o que aumentou ainda mais a vantagem do fabricante alemão no maior mercado do planeta.

Meta de vendas

Em comparação, a Toyota não conseguiu atingir sua meta de vender 1,1 milhão de carros na China em 2014, mesmo com um avanço de 13% impulsionadas pelo Corolla. A empresa manteve sua meta de vendas China inalterada para 2015.

Toyota lucrará mais em 2015

Entretanto, mesmo que a Toyota ceda a liderança para a Volkswagen, ela terá maior lucro em 2015. Segundo analistas, a Toyota obteve um lucro de US$ 16,7 bilhões de dólares em 2014, enquanto a VW lucrou US$ 12,4 bilhões.

"O foco [da Toyota] não é mais o nº1", diz Peggy Furusaka, analista do setor automotivo da Moodys sediado em Tóquio. "A Toyota está mais preocupada em manter a rentabilidade do que perseguir liderança de vendas. Então, nos próximos anos, eu não ficaria surpreso de ver Toyota vender menos carros do que Volkswagen."

Fonte: Autonews

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Está bem! ai cairam da cama e acordaram hehehe,conta agora a piada da galinha atravessando a rua hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo como a Toyota quer se manter como a maior do mundo sem abrir 1 fábrica sequer até o ano que vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Toyota não quer mais ser a nº 1 em vendas. Ela mudou a estratégia para aumentar o lucro. O objetivo desde 2011 é aumentar a lucratividade.

      Excluir
  3. " VW você conhece, você desconfia"

    ResponderExcluir
  4. O que eu consumidor ganho se empresa X ou Y é maior do mundo? Terei melhores carros, melhores preços!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Fiat tentou produzir por lá... a concorrência é forte entre os produtos chineses, digo, de qualidade. Creio que agora somente carros Fiat com logotipo chinês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem