O Volkswagen Golf foi de longe o hatch médio mais pesquisado no Google Brasil em 2014, configurando-se como o modelo que mais interessa aos internautas brasileiros. O modelo da Volkswagen ficou com 39,8% das buscas por hatchs médios no Brasil em 2014.

Volkswagen Golf - campeão do interesse dos internautas

Para cada 90 buscas pelo Golf na Internet, há 56 sobre o Chevrolet Cruze, que segundo mais pesquisado, com 24,8% do total.

Chevrolet Cruze Hatch

O Ford Focus, que é o líder do segmento, tem 50 buscas para cada 90 do Golf. Com isso, ficou com terceiro lugar, com 22,1% de participação.

Ford Focus 2015

A quarta posição entre os mais buscados cabe ao Peugeot 308, com 13 buscas para cada 90 do Golf, o líder, ficando, portanto, com 5,8% do interesse dos internautas.

Peugeot 308

O Fiat Bravo 9 buscas a cada 90 do Golf, ficando com 4% do total de buscas por hatchs médios.

Fiat Bravo 2015

O Hyundai i30 é foi o último entre os hatchs médios mais pesquisados, com 8 buscas para cada 90 do Golf, ficando com 3,5% do total.

Hyundai i30 2015

O gráfico abaixo mostra a evolução do interesse em cada hatch médio no Brasil ao longo de 2014


28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Até nisso o Golf ganha, tá louco. E olha como é constante a procura!

    O Cruze S6 tem picos: o primeiro era para ver se estava no recall rssss... e o segundo para ver se estava no segundo recall kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Fanatismo pela Volkswagen (Carlos) e ódio cego e babaca (RASEC) de lado:

    O Golf é o melhor hatch vendido no Brasil atualmente até 100 mil reais, sem dúvidas. Tem a melhor mecânica, melhor desempenho, câmbio e dirigibilidade, além de excelente acabamento, consumo muito bom, bom espaço interno, etc. Realmente é um espetáculo.

    Mas o Ford Focus também é um excelente hatch médio (versões 2.0 SE pra cima), tem uma dirigibilidade muito próxima do Golf, suspensão mais confortável e é flex e mais barato.
    O Golf está cada dia mais caro, perdeu ótimos equipamentos (auto-hold, freio de mão eletrônico, etc) e não se consegue achar com facilidade as versões mais acessíveis, como a Highline básica (melhor custo-benefício na minha opinião).

    Enfim, são dois excelentes hatches medios, assim como o Cruze (que peca em desempenho), e qualquer um deles é uma ótima opção.

    Cada pessoa compra o carro que prefere, e pesa muito o preço, preço do seguro, condições de financiamento, etc.


    ResponderExcluir
  3. Tenho um focus e acho o carro excelente, bom de dirigir, confortável...
    Já dirigi várias vezes um Golf Highline e achei espetacular o carro, até penso em comprar um daqui a uns anos.

    E só um adendo, não compro o carro por que vende mais, como diz o cidadão que tem um Pônei e uma "Lambourghini" (nem sabe escrever o nome do seu carro), compro o que tenho dinheiro pra comprar e me agrade.

    ResponderExcluir
  4. Resumindo, parece que terminaremos 2014 assim:

    - Golf liderando nas pesquisas virtuais de curiosos na internet;

    - Focus liderando nas pesquisas reais (vendas) de quem comparou e comprou um hatch médio no Brasil.

    Quem sabe a coisa possa mudar em 2015 com a chegada do Golf nacional, com a versão Trendline 1.6 16V flex, que será a mais equilibrada e racional do Golf, disparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rasec falando de forma mais educada, Olha aí!!

      Logo ele que costumava a dizer que o Golf e o Focus eram "carrinhos populares" que deviam custar "'menos de 60 mil nas versões mais completas" porque "é o que valem".
      Que esse "tipo de carrinho não lhe atende"... Que tem lambo e outros carros de luxo e chegou a xingar e agredir ao André e outros colegas do blog, para depois apagar os seus comentários ofensivos.

      Estou orgulhoso de vc Rasec! Um Hater que está falando como gente!! Parabéns.

      Só falta agora vc falar que tal "carrinho popular" é um MICO (ele gosta de colocar maiúsculo) porque não vende bem no Brasil.

      Excluir
    2. Do jeito que a VW anda adiando e cancelando os lançamentos, Golf nacional só acredito vendo.

      Excluir
    3. Caio, pois é, aquele adiamento da nova geração do Gol pela VW foi triste.

      É interessante para todos os consumidores que o Golf nacional chegue logo ao mercado com preços mais competitivos.

      Certamente isso vai colocar pressão nos atuais líderes de mercado, o Focus e o Sport6.

      Excluir
    4. Não foi triste foi otimo. Se adiou, e pq vai mudar muito, ou seja: nova plataforma. Bom pra nos, gol G7 chegando

      Excluir
    5. Se fosse demorar um pouco mais tudo bem. O problema é que a VW fará um facelift no Gol em 2015, ou seja, apenas um maquiada. Nova geração com nova plataforma, pode por no mínimo uns 3 anos para frente... lá por 2018 ou mais!

      Excluir
  5. Vou ser sincero, esse post foi totalmente desnecessário. Tudo mundo sabe que o Golf é um carro acima da média em seu segmento, mas acho que há muita hype em cima dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo bem realista, está ficando cada vez mais chato, é "10" posts de Golf por dia, por mais que goste de um carro isso beira o fanatismo, não sei quantos são os que criam as matérias mas poderiam filtrar melhor e postar algo mais consistente.
      É um "peido" sobre Golf na web e já aparece aqui...

      Excluir
  6. Será que há a chance da VW voltar com o freio de mão por botão com Auto-Hold na versão nacional? Seria prudente comprar um Golf agora ou melhor esperar? Tenho a sensação que a VW Br vai mudar bastante esses pacotes de opcionais quando o carro for fabricado por aqui. Como por exemplo acho que o pacote Exclusive deixará de ser como é com os bancos em couro e farois de xenon sendo vendidos em separado. Na Alemanha se não me engano o xenon é de série na Highline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Alemanha os faróis Bixenon com leds diurnos é de série na versão Highline, mas as lanternas de led (de série aqui) são opcionais.

      Lá na Europa também são opcionais airbags laterais traseiros, no total o Golf pode chegar a 11 airbags, um exagero rsrsrsrs .

      Excluir
    2. A única possibilidade de vantagem do nacional é o motor flex. No mais, só acho que tem a perder.

      Excluir
  7. O mais falado nesse blog também, junto com o Ka.
    Acho q ganham por cada palavra digitada aqui.

    ResponderExcluir
  8. Acho que metade dessas buscas do golf é do carlos.

    ResponderExcluir
  9. Melhor carro do segmento. Mesmo perdendo após sua mexicanização, continua o melhor, com um custo-beneficio piorado. Espero que em 2015, com sua produção aqui, não piore ainda mais. Nós brazucas já sofremos demais com a mediocridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Gostaria muito que o Golf feito no Brasil tivesse a excelência do alemão.

      Excluir
    2. Não tenha duvidas disso Richard, vai ter sim igual ou melhor. A mão-de-obra da fabrica VWB do Paraná é a melhor da AL, tive dois carros que saíram daquela fabrica, eram perfeitos, nunca precisaram de corretiva.

      Abraço

      Excluir
  10. A GM promoveu um aumento vergonhoso recentemente e agora está anunciando a promoção pega trouxa: Virou o ano, taxa zero na GM. Quem for comprar um carro à vista na GM só deve fechar negócio se conseguir uns 20% de desconto.

    ResponderExcluir
  11. Isso e falta de material pra postar.

    ResponderExcluir
  12. Golf 1.6 trend nacional a 60k
    com volante de gol e calota vai ser tenso.

    ResponderExcluir
  13. O detalhe masi importante está no investimento em marketing. A VW do Brasil é a que mais investe em propaganda no Brasil. Eles vão pesquisar até quem lidera as buscas no google! A notícia ruim para a VW é que esse plano de marketing não se traduz em vendas. Já perdeu a liderança para a Fiat faz muito tempo e, no caso do Golf, vende a metade do que vende um Focus que praticamente não existe para a mídia.

    ResponderExcluir
  14. A análise correta é a seguinte.
    Todos os hatchs médios tem participação de mercado similar a participação em buscas.
    Exceto o Golf.
    Porque isso? Simples: porque o Golf não tem oferta. Os demais tem oferta à vontade.
    A VW parou de importar o Golf da Alemanha e só agora estão chegando os mexicanos, e ainda a conta gota, pois o Golf é hoje o carro mais vendido do planeta, e mesmo nos EUA suas vendas estão disparando.
    Quem conhece um pingo de economia, sabe que a participação nas buscas é um proxy da demanda por aquele produto.
    Logo, se o Golf tem 40% das buscas, terá algo em torno de 40% do mercado, quando tiver oferta elástica como os demais modelos.
    Ou seja, o Golf venderá mais de 3.000 unidades / mês por essa métrica.
    Mas eu tenho outras boas notícias para a VW.
    Olhando no Google Trends, vi que a olhando só Corolla e Golf, há 55 buscas de corolla para cada 43 de golf.
    Isso significa que se o Corolla vende 5.500 carros / mês, o potencial do Golf é de vender cerca de 4.300 carros / mês quando tiver disponibilidade à vontade.
    Ou seja, podemos prever um domínio amplo, geral e restrito do Golf no segmento de hatchs médios quando o mesmo tiver ampla disponibiloidade.
    O que não é nenhuma novidade, já que o que o Golf faz com os concorrentes no Mundo todo ele vai fazer no Brasil também.
    E não terá reestilização de Focus ou gradezinha cromada de Cruze que dará jeito.
    Será um massacre, do mesmo jeito que Focus e Cruze estão sendo massacrados no mercado mundial.
    E isso é muito merecido para o Golf e a VW, afinal a VW trabalhou com afinco, desenvolveu um produto que é considerado o melhor do mundo, um novo paradigma. muito acima dos rivais, e só possível de ser comparado a BMW e Mercedes e mesmo assim superior.
    Então o Golf merece estar no Olimpo em que está.
    parabéns VW pelo sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem