O Volkswagen Golf foi eleito o hatch médio com melhor valor de revenda do mercado nacional em 2014, no prêmio "Maior Valor de Revenda", realizado pela Agência Autoinforme.

Volkswagen Golf 2015 - desvalorização

O prêmio foi concedido aos veículos que mantêm maior valor após o período de um ano. Para o levantamento feito pela Agência Autoinforme, com base na cotação de preços da Molicar, foi comparado o preço praticado atualmente no mercado (e não os preços de tabela) para o veículo zero km com o de novembro de 2013.

Volkswagen Golf 2015 - desvalorização

O estudo abrangeu os 100 veículos mais vendidos no mercado nacional, divididos em 15 categorias. Quanto menor a depreciação (perda de valor) do veículo, melhor. O Golf teve variação de apenas 10,3% em seu preço no período de um ano – um dos melhores de todo o levantamento. A seguir a tabela com a desvalorização dos hatchs médios.

VW Golf 2015 - desvalorização


Novo Golf

O Novo Golf é oferecido nas versões Comfortline (a partir de R$ 69.510), Highline (a partir de R$ 75.830) e GTI (a partir de R$ 102.680). Os motores utilizados no Novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro cilindros, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote).

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As versões Comfortline e Highline trazem o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.

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Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante – “shift paddles”). Independentemente da transmissão e da versão, o Novo Golf com motor 1.4L TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.

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O Golf GTI é equipado com um avançado motor 2.0L TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e torque máximo 35,7 kgfm. Acoplado à transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic e aletas no volante shift paddles, o conjunto mecânico o Golf GTI comprova sua eficiência em número: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.

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Segurança

O Novo Golf foi o primeiro carro a receber cinco estrelas na proteção para adultos e crianças pelo Latin NCAP (vídeo abaix), organização independente latino-americana de proteção ao consumidor. O prêmio foi concedido à sétima geração do hatchback fabricado no México, que traz conteúdo de itens de segurança de alto nível, compreendendo a robusta estrutura da carroceria, uma combinação de cintos de segurança altamente efetiva, bancos inovadores e sete airbags de série.



Desde 2010, o Latin NCAP (New Car Assessment Programme - programa de avaliação de carros novos) é visto como uma importante referência em relação à segurança de veículos na América Latina. A classificação de cinco estrelas para a segurança e proteção de adultos e crianças recebida pelo Golf 7 é consequência, entre outros fatores, da utilização de aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura.

Volkswagen Golf 2015 - desvalorização

Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos são equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”. São equipamentos de série em todos as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD”, controle de tração “ASR”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, sistema Start-Stop e freios com exclusivo sistema “Multicollision Brake”.

Vídeo: Golf Comfortline x Highline - diferenças



Na versão de entrada Comfortline, o Novo Golf há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio, manual ou automático DSG, têm revestimento de couro.


A versão Comfortline traz ainda ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, cabo de interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card também fazem parte do pacote de série do modelo.


Todas as versões do Novo Golf também trazem encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança.


A partir do segundo semestre de 2015, o modelo será produzido no Brasil, na Fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Tabela - vencedores por categoria

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16 Comentários

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  1. O Golf não desvaloriza nada. Vendi um Sportline 2009 por 30 mil reais em Abril desse ano.

    Já o meu Highline alemão custou 70 mil reais, e já me ofereceram 75, mas eu nunca venderia pois não encontro outro carro dessa faixa de preço com qualidade similar.

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    1. Nos próximos 12 meses até o lançamento da versão tupiniquim, GOLF TSI "Made in Germany" com baixo KM e em excelente estado = "MOSCA BRANCA", uma joia rara.

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  2. Tá e quais são os outros carros, já que o golf é "um dos menos que se desvalorizam"? Aqui só fala de vw ou é um blog sério, parcial e jornalístico? Falta de informação é dose...

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  3. Basta procurar Golf Highline ou GTI usados a venda na internet.

    Todos estão com preços iguais ao quando foram comprados 0km ou até mais caros (os GTI Exclusive 14/14 são vendidos por 120k na internet, e eram 115 no começo do ano, por exemplo).

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  4. Vi a tabela. Muito mais interessante de se mostrar do que os itens de série do golf, pois os leitores do blog já sabem decor e salteada... rs

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  5. Por falar em VW, quando o Jetta 2015 chega as concessionárias?

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    1. Bem lembrado!! Se demorar demais vai engavetar com o novo "jetta" na plataforma MQB. A não ser que a VW não traga pro Brasil e deixe o jetta 6 até "raspar o tacho".. Como fez com o golf 4.

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  6. sera que daqui uns 5 anos o golf gti vai custar 60k ?

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    1. 5 anos de uso? Creio que na casa dos 50 (se tratando do modelo mais básico). Depreciação semelhante ao jetta tsi, 2% menor, por ai..
      Tem jetta tsi com 2-3 anos de uso de 70k ~ 60k.
      Agora vai ter que pesquisar bem, esses modelos esportivos tem que saber procurar. 5 anos com o dono "dando pau" no carro é dureza!

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  7. O Golf sempre foi o hatch médio que menos desvaloriza, assim como o Corolla sempre foi o sedã médio e a Hilux a picape. Isso é fato.

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    1. Exatamente Marcos,

      Tive um Golf Sportline com DOIS anos de uso (garagem!) e 12.600 mil km rodados, que vendi há 12 meses a uma taxa de 86% do valor da NF. Nada mal.

      O meu TSi 2014, com um ano de uso (garagem) e 7 mil km, se fosse vender hoje, venderia pelo valor da NF, sem direito a choro.

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    2. Corretíssimo Eddie,

      O Golf sempre teve boa revenda. É praticamente um Cheque!
      Um parente me ofereceu um valor maior do que eu paguei pelo meu Highline Elegance manual (75 mil, paguei 70) com 6 mil km rodados e 7 meses de uso. Mas nunca venderia essa jóia, até porque o que eu iria comprar hoje com 75 mil? Um civic? Um corolla gli? Um focus se? To fora...

      Eddie, capaz que vc conseguisse um valor maior do que o da NF no seu Golf, já que comprou por 84.5 e hoje custa 93.5 (o mexicano com menos itens). Abraço.

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  8. Só esqueceram de informar que era possível comprar muitos modelos com bons descontos diretamente na concessionária, alterando as contas em relação ao preço do zero quilômetro... Por exemplo, um civic LXS automático custava 66 km, mas era possível comprar ele com desconto de 2 k, logo, a desvalorização seria menor que o informado na tabela. O golf nunca teve desconto, então estes dados devem representar a realidade para este modelo.

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  9. Independentemente da integridade da informação, o melhor a fazer é mesmo pesquisar... Um amigo do trabalho fanático pelo Golf deixou de adquirir um modelo Highline ano passado, pois julgou os preços absurdos. Um Golf zero km da geração anteiror era possível comprar por 53.000. Com a chegada da versão VII a configuração que ele fez para um Highline bateu a casa dos 100.000, 104.000 para ser exato.
    Eis que semana passada ele retornou a loja e adquiriu o modelo completaço do Test-Drive com apenas 1800km já emplacado e IPVA pago por 83.000.
    O modelo do test-drive é com teto, rodas 17, touch screen de 8" GPS, e todas a firulas.
    A contabilizar o valotr inicial pelo que pagou, economizou 22%.
    Para quem pretende pegar um usado, não custa pesquisar. Dá para comprar pelo dobro dessa desvalorização. Boa compra!

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    1. Não dá pra comparar carro de test drive com usado normal.
      Lógico que o carro de test drive vai ser mais barato, porque ele perde a garantia!

      Tem que ser muito corajoso para pagar 83.000 reais num carro sem garantia! A garantia do Golf é de 3 anos sem limite de quilometragem...comprando do test drive vc perde a garantia e não pode reclamar de nenhum defeito que aparecer no carro (e as peças são caríssimas, importadas).

      Não acho recomendável comprar do test drive.

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    2. Ola Richard,

      Não tenho certeza, mas os carros de test drive das Css mantém a garantia de fabrica (preciso confirmar). Os carros que perdem a garantia de fabrica são os VW da frota da Fabrica, que vão a leilão, são os de Imprensa, ou de uso da Fabrica. Abraço

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