A Ford do Brasil prepara o lançamento para 2017 da linha de motores Dragon, destinada a substituir as unidades Sigma nas linhas de veículos Fiesta, EcoSport e Focus.

Ford Fiesta 2014

Os novos motores Ford Dragon serão fabricados com capacidade volumétrica entre 1.2 e 1.6 litros, confeccionados em alumínio e dotados de injeção direta de combustível.

Ford EcoSport 2015

A montadora norte-americana ainda estuda o local onde tais motores serão produzidos, mas a unidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, é a favorita para receber a linha de produção dos novos propulsores, em face da expertise adquirida na produção de 500 mil unidades do Sigma por ano.

Novo Ford Focus 2015

Entretanto, a planta de Camaçari, na Bahia, também está na disputa, tendo como vantagens uma linha de produção mais moderna - foi inaugurada este ano - e custos operacionais mais baixos.

Novo Ford KA SEL 1.5 2015

Os motores Ford Sigma são produzidos em Taubaté, em versões 1.5, para equipar o Fiesta e KA, e 1.6, para Fiesta, EcoSport e Focus. A planta de Camaçari produz o 1.0 três cilindros que equipa o KA, e tem capacidade de 200 mil unidades/ano.

Fonte: [AutoData]

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É esta vindo uma nova onda
    A dos motores mais eficientes
    mas fica a duvida? quem comprou/compra esse ano vai ficar com o mico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mico porque meu jovem?

      Excluir
    2. Por esta sua teoria deveríamos está fadado a ter sempre os mesmo motores velhos, ruins, beberrões e etc. Temos é que parabenizar a Ford pela a iniciativa de atualizar motores que a nível Brasil ainda estão acima da concorrência.

      Excluir
    3. Pois é... quando não investem em inovação reclamam, quando investem também reclamam... Vai entender hahaha

      Excluir
    4. Mico? Se fosse ter esse pensamento ninguém comprava nada. Tudo se atualiza. Mico seria se trocasse de motor no mesmo ano por algum problema. O que vai ocorrer é evolução. E pelo menos o inovar auto serviu, para a inovação em troca de redução de ipi. Todas montadoras estão investindo em inovação, ou vcs acham que iam fazer isso pela concorrência e pelo consumidor? A s10 está aí no novo motor 2.4 com mais de 200 cv. E fiquei sabendo de um colega engenheiro que trabalhá-la que motores menores e turbos estão por vir. Cruze 1.4T está perto.

      Excluir
    5. Simples
      Por ex quem compra hoje um Cruze com motor 1.8 que é um pouco frouxo, e beberrão por ter o bloco em ferro fundido(motor de concepção ultrapassdo técnicamente)
      e no ano que vem sai o Cruze com motor 1.4 turbo, novo eficiente e economico
      e depois vc tem no mercado os dois modelos usados, o que acontece com o motor antigo(1.8), vai desvalorizar mais
      é isso que refiro

      Excluir
    6. Faz parte da vida, as coisa evoluem, ao ao menos deveriam, absolutamente normal.
      Será interessante o tal dragon 1.6, meu new fiesta 1.6 tivtc além da boa potência faz 16 km/l a 120km/h, 17km/l a 100km/h e 18km/l a 80km/h.
      Será interessante ver como ficará este novo motor, certamente ainda mais potente e mais econômico.

      Excluir
    7. Complementando, tenho o fiesta com o atual sigma e fico até animado ao saber que quando trocar o fiesta por outro talvez o motor seja superior ao atual, e se a concorrência não lançar nada que valha e pena certamente será outro new fiesta.

      Excluir
  2. A Ford está de parabéns nesse aspecto. Precisamos disso, propulsores cada vez mais modernos e que sirva de lição para os concorrentes.

    ResponderExcluir
  3. O ford focus tem o pior acabamento da categoria dos Hatches medios. Fiz um test drive em um 1.6 S e digo que o acabamento é vergonhoso para a categoria! As portas são todas em plastico rigido e de má qualidade (inclusive os puxadores são de plastico), a parte de trás do painel é toda de plastico duro (aquela que encosta no parabrisa e faz os famosos "grilos"), o ar-condicionado é manual e tem botões de fogão, não tem descansa-braço dianteiro nem traseiro, os freios são a tambor nessa versão.
    Mas o pior do acabamento de todo novo focus, seja hatch ou sedan, é o teto do carro!
    NÃO APERTEM O TETO DE UM FORD FOCUS!!!!!!! O revestimento do teto é feito de um material áspero e frouxo, quando vc aperta ele cede e afunda. Ridículo!
    Além de tudo o motor do focus é muito fraco pro peso do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, motor 1.6 ???... Se quer mais qualidade nos acabamentos, teste um modelo melhorzinho do Ford Focus, e nao o modelo mais barato e vagabundinho que a linha oferece... No minimo um modelo com motor 2.0.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem