O Volkswagen up! de nosso teste de longa duração apresentou um problema no acionamento do vidro do passageiro (veja detalhes aqui). A princípio esperaríamos a revisão de 10.000 Km, mas o problema se agravou (veja aqui), e então entramos em contato com uma concessionária para a correção do problema.
Volkswagen up! - problema com acionador do vidro corrigido
O contato inicial foi na quarta-feira da semana passada, quando levemos o carro para a avaliação. O consultor que nos atendeu informou que a peça não estava em estoque, e que providenciaria e entraria em contato. No dia seguinte recebemos o contato da concessionária que informou que poderíamos levar o carro para o conserto.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Dessa forma, levamos o carro na última sexta-feira para a substituição completa do sistema de acionamento do vidro do passageiro. A concessionária, porém, optou por substituir completamente tanto o sistema do lado do passageiro (que estava danificado) quanto o do lado do motorista (que estava perfeito, pelo menos aparentemente). Segundo nos foi informado, a substituição do sistema do lado do motorista foi "preventiva".

Volkswagen up! - teste de longa duração

Desde o conserto, portanto, avaliamos o funcionamento dos acionadores dos vidros e estão perfeitos agora. O acionamento é rápido, e quando o vidro está totalmente abaixado, não há mais ruído algum de peças soltas dentro do carro, nem mesmo quando estamos passando por pisos ruins. Assim, ficamos satisfeitos tanto com o atendimento quanto com a velocidade com que a peça foi substituída.

26 Comentários

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  1. Mais algum dono do Up! teve o problema similar acima? Pois no meu, ainda não percebi esse problema.

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    1. SDS, esses tipos de defeito podem ser loteria, desde problemas na peça em si como um lote inteiro defeituoso que pode ou não gerar problemas.

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    2. Pois é, assim eu espero rs. A única coisa que está me incomodando no meu é a ineficiência do desembaçador do parabrisa.

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    3. Sim, SDS:
      Só que o meu não foi problema do mecanismo, e sim com as borrachas de vedação das portas, mal montadas, o que fez o vidro, quando acionado, sair do trilho da borracha, e ficar prá fora!
      Como no meu caso, o problema foi no vidro do motorista, exigiu reparação imediata que, na realidade, demorou 10 dias, pois tiveram que pedir à fábrica!
      Por precaução, no meu, também trocaram todas as borrachas de vedação das 4 portas.
      Segundo a VWB, no meu caso, o problema foi detectado num lote que saiu de fábrica, com a montagem das borrachas mal feitas!
      tudo foi feito em garantia e agora, o mecanismo funciona perfeitamente!
      Vale ressaltar o excelente atendimento, apesar da demora, tanto da concessionária, quanto da fabricante!
      Recentemente, recebi um email da VWB, assinado pelo departamento de pós-venda do SAC, se desculpando pelo ocorrido. Além disso, logo depois, recebi um encarte com o mesmo pedido de desculpas pelo ocorrido e colocando-se a disposição em qualquer solicitação que necessite, além de um lindo chaveiro de brinde!
      Resumindo: pisaram na bola e se redimiram com um atendimento muito bom e eficiente, além dos mimos, demonstrando, realmente, que eles querem, realmente, fidelizar o cliente!
      Não sei se é realmente esse padrão de atendimento para todos, pois nunca tive um VW antes, mas achei o atendimento em si, depois do episódio, muito bom, bem melhor, por exemplo, que na Ford.

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    4. Obrigado cao-rj! Se me atenderem dessa forma na próxima revisão, está ótimo, sinto que a rede de css da vw esta evoluindo, mas ainda precisa melhorar muito, para chegar ao padrão Toyota.
      Abs

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    5. Quanto ao teu problema no parabrisas, SDS, como já relatei em outro post, eu resolvi esse problema, ligando o ar ou ar quente (se com tempo muito frio), na velocidade máxima (4), coloquei o seletor de saída de ar, para só o parabrisas e fechei as saídas de ar laterais!
      O vidro desembaça em segundos
      Abs

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    6. Os vidros elétricos do meu estão funcionando bem. O carrinho como um todo é muito bom. A suspensão dianteira é meio seca quando a roda passa por um buraco ou irregularidade na pista. Não sei se acham o mesmo?

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    7. Também percebi isso, tinha um Polo antes e percebia a mesma coisa. Talvez seja característico da VW.

      Cao, vou fazer esse teste!

      Abs

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    8. Oi, André!
      Nunca reparei não!
      Tbm não sinto essa tão badalada vibração típica dos 3 cilindros!
      Abs

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    9. Pois é cao
      Em alguns buracos na pista sinto uma batida mais forte.
      Eu costumava dirigir um Fiesta Rocam e um Ford Focus (antigo) antes.
      E a suspensão da Ford é referência.
      Um pouco de vibração quando ligo o carro mas só rodar q some. E o carro parado com o motor ligado é bastante silencioso, tenho q chegar bem perto pra ver se realmente o motor está ligado. No mais, só alegria!
      Abraço!

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    10. Se foi uma batida deu final de curso, mas tem que ver se pegou um buraco normal ou um buracão.
      Esse relato vejo sendo comentado com mais frequência e sempre me lembra o lançamento do Chery Face que não precisava de muita coisa para dar final de curso.
      Será que não faltou mais "carinho" na tropicalização da suspensão do up!?

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    11. Cao, estava vendo um video no youtube de uma avaliação do Up! e também tiveram essa percepção quanto ao desembaçador:

      https://www.youtube.com/watch?v=rOqgwPREI_U

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    12. Valeu, SDS, obrigado!
      Pelo menos no meu, fazendo o que t falei, nunca mais tive esse problema de embasamento do parabrisas!
      Abs

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    13. o meu apresentou o mesmo problema e alguns outros, porem eles ñ conseguem arrumar meu vidro q sempre volta da concessionaria com o mesmo problema, nao sei mais o q fazer...

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  2. Bom, pelo menos o problema foi resolvido né.

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    1. Menos mal. Só espero que não seja mais um daqueles problemas crônicos que a VW não admite (como o assento "ejetável" do gol) pra não ter que fazer recall, só pra tentar manter a fama de carro inquebrável.

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  3. Por que a Wolks lançou o Up, que já sofre perseguição por conta do design, com essas calotas? ..l Parece até que o desenhista estava fazendo um carro para empacar nos patios... Esses caras tem que ser repreendidos... O conjunto do Up é bom, mas com todos que conheco, quando falo sobre ele a repulsa é evidente... É triste um conjunto tão bom ser tachado de " EITA CARRO FEIO" ...

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  4. Por que a Wolks lançou o Up, que já sofre perseguição por conta do design, com essas calotas? ..l Parece até que o desenhista estava fazendo um carro para empacar nos patios... Esses caras tem que ser repreendidos... O conjunto do Up é bom, mas com todos que conheco, quando falo sobre ele a repulsa é evidente... É triste um conjunto tão bom ser tachado de " EITA CARRO FEIO" ...

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  5. O Up iria vender mais se colocassem a roda do Gol.

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  6. O problema é que o brasileiro não quer mais carrinho com motor medíocre, e sim, um veículo de verdade. Esse é igual ao 1o. Uno quando foi lançado. Sem atrativos e caro.

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    1. Sim , mas a resposta ao seu quesito;
      Brasileiro odeia ser pobre, normal, ai o carro 1.0 tem o estigma des ser carro de pobre, e também que os que sairam com as propaladas potencias, tipo 70/75/80
      mas ai se tem um truque elas só são utulizadas em regimes severamente elevados, e tem o problema do ar condicionado, pois o compressor é mecanico e não elétrico(ex o Civic, pois quando vc usa o ar a diferença de consumo instantaneo é mínima), e no quesito ar, faça o teste fique parado num calor de 40 graus e deixe o motor ligado com o ar, veja se ele consegue resfriar o carro, ah e vc para do no sol?????
      voltando a potencia quando vc usa o carro 1.0 perto do regime máximo, acima de 4500 rpm, ele simplesmente bebe todas
      E ai ta um quesito que o brasileiro da muito valor, carros beberrões não tem vez:
      Beberrões: os franceses com o motor jurássico 2.0 com bloco de ferro fundido
      como o Cruze, os da FIAT
      Ja os japas gozam de uma siktuação previlegiada pois são economicos=Civic e Corolla

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    2. Mas o 1.0 do up! Tem menos torque que o do uno 1.4 (cerca de 20% de diferença). Não tem milagre: motor 1.0 aspirado, por mais moderno que seja, sempre terá desempenho inferior a um motor de maior cilindrada.

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    3. Outro detalhe: teste do dinamômetro da tal revista, da forma como é realizado, não tem valor nenhum em termos de engenharia. O maior erro é que não existe incerteza de medição nos resultados, o que explicaria boa parte desses resultados estranhos.

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  7. Aliás, há outro problema: por que não existe a opção de vidros elétricos traseiros nem controles de som e outros no volante? Desisti de comprar um UP! por esses motivos. Se não houver previsão de serem oferecidos, vou comprar um Ka.

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