A montadora alemã de carros de luxo Audi, subsidiária da Volkswagen, revelou na última segunda feira um capítulo não muito abonador sobre sua história, revelando que sua antecessora, a Auto Union, explorou em larga escala trabalho escravo sob o regime nazista.

Audi 80

A investigação histórica encomendada pela empresa descobriu que milhares de prisioneiros de campos de concentração foram forçados a trabalhar para a Auto Union, uma fabricante de automóveis fundada em 1932 e empresa precursora da atual Audi AG.

Audi 80

Audi é a última grande empresa alemã, depois de Volkswagen, BMW e Daimler, a passar a limpo sua história na era nazista, e o estudo marca um impulso importante em maior transparência sobre esse passado.

Trabalho escravo

O regime genocida nazista que vigorou na Alemanha construiu sete campos de trabalho escravo onde mais de 3.700 presos foram colocados para trabalhar para a Auto Union.

Outras 16.500 pessoas foram obrigadas a trabalhar em fábricas nas cidades alemãs orientais de Zwickau e Chemnitz, e outros 18.000 preços trabalharam como escravos em uma usina subterrânea no sul do estado da Baviera. Cerca de 4.500 pessoas morreram na fábrica bávara.

Os autores do estudo, os historiadores Martin Kukowski e Rudolf Boch, disseram que a alta administração da empresa, especialmente Richard Bruhn, que é anunciado no site da Audi como o "Pai da Auto Union", por ter negociado a fusão de quatro marcas de automóveis alemãs - Audi , DKW , Horch e Wanderer -, teve "responsabilidade moral" nas condições desumanas impostas aos trabalhadoras na fábrica subterrânea.

NSU Ro 80

Bruhn era um membro do partido nazista e presidente do conselho da Auto Union durante a Segunda Guerra Mundial e permaneceu no cargo depois que a empresa foi reestabelecida no pós-guerra, na Alemanha. Auto Union passou a fazer parte do Grupo Volkswagen, empresa-mãe da Audi, em 1965.

Fonte: Deutsche Welle

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este é um blog de carro ou de história? post nada a ver....pfff...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época, Carlos, a Audi e a WW ja Estavam juntam para projetar o UP e o GOLF?

      Excluir
    2. carro é história! ou estou enganado?
      cabeça pequena= conhecimento medíocre.

      Excluir
  2. Não se faz omeletes sem quebrar ovos,infelizmente nessa época não se podia ter expressão diferente do nazismo na Alemanha e as empresas dominantes se beneficiaram e muito com trabalho escravo para produção dos seus bens.Se os tempos eram duros todos nós já sabemos,agora o que intriga os haters é como a VW consegue dar o patamar elevado à seus projetos duradouros?Talvez seja todo esse sofrimento,aliado à competência e estrategia de mercado,o que podemos afirmar é que a VW se consolidou de vez e atormenta muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não se faz omeletes sem quebrar ovos,infelizmente nessa época não se podia ter expressão diferente do nazismo na Alemanha e as empresas dominantes se beneficiaram e muito com trabalho escravo para produção dos seus bens."q comentário infeliz caro...quer dizer q pra vc usar trabalho escravo era normal, uma empresa ficar cada vez mais poderosa , a base desse tipo de coisa pra vc é "NORMAL"??po cara..vc perdeu a oportunidade de mostrar um pouco de compaixão com esse povo q sofreu tanto na mão de um ser desprezível como esse Hitler, ate hj muitos ainda sofrem com perdas inimagináveis q sofreram nesse época,como perda de bens e sumiço de parentes, simplesmente por essa raça se achar "superior" as outras, sendo q era o contrario...então acredito q nada justifica esse seu argumento "Não se faz omeletes sem quebrar ovos..",queria ver c fosse vc ou uma pessoa queria sua q tivesse passado por isso c vc iria soltar esse "PEROLA" q soltou, claro q a audi esta de "PARABÉNS" pela coragem q teve pra iniciar esse investigação e ainda divulga-la para todos ,isso prova q a mesma não fica orgulhosa por isso, ao contrario de alguns aki q soltam perolas pra poder justificar esse absurdo acontecimento......aff!!!!

      Excluir
    2. Os ovos desse omelete estavam podre!!

      Excluir
    3. Prezado Luiz Gustavo Pereira, pelos comentários de sua autoria posso deduzir que você é um entusiasta.Veja bem meu caro,minha colocação de "não se faz omeletes sem quebrar os ovos"refere-se que naquela época(nojenta, se pode ser tratada assim)a mão de obra virtuada era escrava,e mesmo sendo repudiada tal situação,não caberia contestação,e por isso era sim normal essa situação(para os nazistas),questão de historia colega,que deve ser retratada como foi e não como gostariamos que fosse.Então não queira chamar atenção e dilua meu texto de comentário ao ponto de que eu acho normal e bom o nazismo,até porque você não tem o direito nem me conhece ao ponto para tal.A palavra infelizmente e sofrimento logo apos a conturbada questão(segundo somente você),deixa bem claro meu repudio por ato praticado na época.É questão de interpretação de texto hater,e como você tem ódio oprimido,tenta catar palavras e sintetizar como lhe é favorável,sugiro estudar mais Luiz,para que compreenda opiniões e interprete-as de forma transparente ,obrigado...

      Excluir
    4. e cara vc infelizmente coloca seu amor a uma simples marca de carro a cima de tudo e nem percebe as besteiras que digita, mas infelizmente não são todos que tem senso de ridiculo aki, então caro amigo...vc q deve analisar bem um texto qualquer antes de dar opiniões sem o minimo de noção....

      Excluir
    5. Primeiramente aprenda à escrever e fazer concordâncias,sua escrita é péssima ,seu texto é fraco e pouco instrutivo,para debater comigo tente graduar-se mais,suas colocações são chulas e sem nexo,e como aqui é um blog automotivo afirmo,sem medo de errar,que o senhor também não entende nada de carro,visto possuir um Palio Sporting,cujo acabamento é mal feito,sua potencia é baixa e seu custo beneficio é um dos piores do mercado.Mas como dizem os sábios,a gente conhece um homem pelo carro e se você tiver um "carrinho" desses,você com certeza é um moleque chorão,e tenho dito hater.

      Excluir
    6. cara vc me faz rir....quem foi esse "sabio" que falou q se conhece um homem pelo carro q ele tem??!!deve ser seu mentor o carlos ne?!! e eu tenho um palio sporting sim, comprei com meu dinheiro, não sou como vc que é um alienado , mimadinho que chega a ser ridiculo...e seus textos são mais chulos desse blog , vc não agrada ninquem aki somente os outros "fanaticos" , tem mentalidade de um menino de 5 anos e se acha adulto...ou seja não passa de uma pessoa ridiculo que pensa q tem um nivel de conhecimento mas esta abaixo disso....

      Excluir
    7. Mimimi...ficou com raivinha é?Caro Luiz,quando for comentar detenha-se ao primordial dos fatos,fazer defesa como :"comprei com meu dinheiro,não sou como você,você não agrada ninguém" e etc...só reafirmam minha indagação,disso parte à falta de senso comum e intensa vontade de querer comprovar que o caríssimo não é inferior intelectualmente.Isso é normal e acontece todo santo dia com milhares de pessoas,inclusive com você que "morre de raiva "e não consegue ficar inferiorizado.Aqui quem vos fala é um graduado em psicologia e administração,e o embasamento de minhas colocações são furtivos,logo não espero que sua pessoa(que chega a ser inteligente,mas muito ingenuo e variável)concorde ou aceite tal fato,mas somente pelo motivo intuitivo de você ler essas mensagens colocadas por mim,já me coloca com um ego maior(isso é normal,e todo ser humano é vaidoso),continue assim Luiz,lendo e me engrandecendo,ou faça como uma pessoa convicta de suas colocações:ignore o contraponto alheio.E claro,não se esqueça,isso aqui é um jogo,nos somos as peças e eu adoro isso... e FIAT é a pior marca automobilística,opinião pessoal,coletiva e inequívoca,respeite isso,se vai concordar ou não já é problema seu...
      PS:Melhore suas concordâncias textuais,palavras e acentuações,estão abaixo da critica.

      Excluir
    8. você um graduado????será mesmo uma pessoa quando tem um grau educacional de graduação "jamais" falaria tanta asneiras quanto você e sobre como eu escrevo isso aqui é um blog não tenho q escrever de forma culta com pessoas como você e sim num lugar/hora importante não aqui, e sobre você não gostar da fiat , você quer me atingir com isso?!!caro amigo não ligo a mínima pra nenhuma marca de automóvel sabe pq?!! pq são simplesmente automóveis nada além disso, não vou perder meu tempo defendendo x ou y, ou usando logotipo de qualquer uma , enquanto a mesma não esta nem ai pra minha pessoa, e só mais uma coisa, já que você se diz graduado em psicologia, você deveria é estar se aprimorando , por que uma pessoa que faz essa disciplina na faculdade, tem que ser além de tudo "EQUILIBRADA E SENSATA", não uma pessoa q demostrar desequilíbrio emocional quando é contrariada , principalmente se é devido a uma simples marca de veiculo!!!!sem mais

      Excluir
    9. você um graduado????será mesmo uma pessoa quando tem um grau educacional de graduação "jamais" falaria tanta asneiras quanto você e sobre como eu escrevo isso aqui é um blog não tenho q escrever de forma culta com pessoas como você e sim num lugar/hora importante não aqui, e sobre você não gostar da fiat , você quer me atingir com isso?!!caro amigo não ligo a mínima pra nenhuma marca de automóvel sabe pq?!! pq são simplesmente automóveis nada além disso, não vou perder meu tempo defendendo x ou y, ou usando logotipo de qualquer uma , enquanto a mesma não esta nem ai pra minha pessoa, e só mais uma coisa, já que você se diz graduado em psicologia, você deveria é estar se aprimorando , por que uma pessoa que faz essa disciplina na faculdade, tem que ser além de tudo "EQUILIBRADA E SENSATA", não uma pessoa q demostrar desequilíbrio emocional quando é contrariada , principalmente se é devido a uma simples marca de veiculo!!!!sem mais

      Excluir
    10. Funciona assim caro Luiz:a gente joga a isca...quando fisgamos...se o peixe é grande...abatemos...quando é um peixinho devolvemos à água...para que ele retorne maior,simples assim.Então não me venha com essa lorota de equilíbrio,porque você com essa raiva toda em sua expressão não se qualifica em tal argumento,evolua como individuo e personalidade e não deixe um simples comentário(que te deixa indignado sem motivos)ser a razão de tanto descontentamento,isso aqui,por incrível que pareça,é lazer,divirta-se .E tenho dito Fiateiro.

      Excluir
    11. é só vc olhar meus comentarios e comparar com o seu , e v quem é mais equilibrado aki eu ou voce??!!!você não vai ler nenhum comentario meu fazendo ataques verbais a ninquem (diferente de você), isso mostra a diferença de educação e respeito enter nós, c vc realmente fosse um psicologo ou pelo - formado em alguma coisa, com certeza saberia que agressões verbais, so mostram o quanto a pessoa é insegura e suas limitações de raciocinio quando a mesma é contrariada , acredito que você ainda vai aprender isso na vida e refletir o quanto isso valeu a pena!!!!abs caro amigo

      Excluir
  3. GM e Ford nem foram obrigadas e nem eras alemãs e colaboraram forte com os nazis também:
    http://carlos4carros.wordpress.com/2014/02/05/o-apoio-da-ford-e-da-gm-ao-nazismo-de-hitler/

    E a Fiat? Vai explicitar também sua colaboração com fascismo italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos,se partirmos para analise de história automobilística ou industrial os haters fundem a cuca,infelizmente ainda não são capazes de associar tal compreensão,visto comentários sem objetividade,ou estou errado?

      Excluir
    2. Claro caríssimo colega,tudo para difamar,questionar sem fundamentos e fazer acusações infundadas em um post de historia automobilística,os haters são como um vírus...chegam,procriam e consomem...tá difícil.

      Excluir
    3. O sr. 4carros foi o delator da Ford a mais tempo sobre o assunto. É amigo. .. a casa as vezes cai. ..

      Excluir
  4. VW Mania. Sobre qual post está falando? Sobre esse da Audi ou sobre o do sr. 4carros?

    ResponderExcluir
  5. Dica sobre o próximo post: VW Jetta e sua nova geração.

    ResponderExcluir
  6. É impressionante a mania, vício, recalque, inferioridade, chamem como quiserem, que alguns usuários possuem de criticar o produto concorrente na tentativa de diminuir a falha existente em seu produto preferido.

    ResponderExcluir
  7. Será que quem comenta sobre a época nazista conhece alguém que foi escravo (o que era sorte porque a alternativa era o campo de concentração)? Bom eu conheço. Acho coreto que finalmente (e especialmente depois das eleições do passado Domingo na EU) as empresas limpem os seus currais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que se a Audi não faz isso, ficam os haters de alto nível, que são os intelectuais de esquerda, falando que a empresa fez uso de trabalho escravo, e que era aliada do nazismo....
      Então elas têm que fazer isso mesmo. Contrata um historiador e coloca a questão em pratos limpos e, pronto, acabou o discursinho dos pentelhos dos esquerdinhas.

      Excluir
    2. Pois é,ate acusações de simpatizar com nazismo os haters agora usam,diluem textos,distorcem fatos e argumentação que é o primordial mesmo,cadê?Os haters estão apelando mesmo...

      Excluir
  8. Quem assistiu o filme sobre Enzo Ferrari sabe que foi um período muito maluco.
    Os caras chegavam na sua fábrica arregaçando tudo... Quem teria saco pra discutir com um bando de loucos armados até os cabelos...
    O que não podemos é fingir que esse passado não existiu...

    ResponderExcluir
  9. E embora o Sr. Carlos, o eterno defensor da do grupo VW está achando desabonador este post, onde acima ele escreve que o mesmo não tem nada a ver, eu acho que ele deveria estar contente porque mostra que a empresa que ele tanto defende é séria, a ponto de admitir um erro dos seus dirigentes do passado. Isso é fantástico, mostra o quão séria a empresa AUDI é.

    ResponderExcluir
  10. E ninguém sabe quem foi a queridinha do Hitler... O carro do povo está aí para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Fabrizzio. Achei que nem valia a pena citar isso. A VW foi concebida, iniciada, pensada por Hitler e Goebbels com a ajuda do Sr. Porsche, nome que hoje nos enche os olhos quando o lemos, mas que foi parte integrante, ativa e muito participativa do regime nazista. Embora, há de se dividir que nem todos participantes e simpatizantes do regime, sabiam dos horrores do holocausto. Isso era tratado em reuniões com o alto escalão militar e do partido. Isso faz com que algumas pessoas ainda duvidem que o holocausto realmente ocorreu.

      Excluir
  11. tenho hoje um corsa sedam maxx ,ano 2009 que comprei no ano 2008,]] em setembro paguei um preço alto, hoje ele não vale a metade do valor, que seria o preço que deveria ser praticado nos carros 0km sedam no pais ,absurdo .tenho que trocar este carro ,estou pesquisando em varias montadoras, não me decidi ainda ,mais os preços estão altos, ´estou vendo que o hb20s ´,é o melhor na categoria ,mais vem a duvida, será que vai ter peças de reposição, ou vou ter que comprar um fusca para esperar que conserte o hb20s .pois certas marcas em nosso pais, ficamos a mercê das montadoras até 90 dias, ou mais a espera que resolvam as reposições ,me de uma luz,consumidores.

    ResponderExcluir
  12. fico a espera de uma luz ,pois carro acima de 5 anos ,a manutenção fica cara ,não é compensador.na venda só vale isto, não importa se esta bom e se esta todas as peças revisadas,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem