Todos os meses, a GM tenta impressionar o mercado automotivo com os seus números de crescimento mensais China. Como qualquer empresa S/A, o trabalho do departamento de relações públicas é promover notícias que possam ter uma influência positiva no preço das ações. Em outubro as vendas da GM na China cresceram 12% em comparação com o mesmo mês de 2012. Isso seria um bom número no mercado dos EUA, mas para o mercado chinês, não.


A produção de automóveis na China cresceu 24,34% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2012, para um total mensal de 1.591.800 automóveis de passageiros. Assim como a maré alta levanta todos os barcos, as vendas de carros da GM estão subindo na China, mas sua participação de mercado vem encolhendo. Se os números restringirem-se a Chevrolet a notícia é ainda pior: as vendas da Chevrolet aumentaram apenas 8%, com um total de 59.006 carros em outubro de 2013. Dito de outra forma, em outubro de 2012 a Chevrolet teve uma quota de mercado de 4,27% na China. Em outubro de 2013, essa participação caiu para 3,7%, uma redução de mais de 13%.



Tendo em vista que a GM é a segunda maior fabricante de automóveis de passageiros da China, é mais fácil cair do que crescer. Então vamos dar uma olhada no Grupo Volkswagen. As vendas do conglomerado alemão na China cresceram 18% em outubro, quando comparado com o mesmo período de 2012. Em outras palavras, o crescimento do grupo VW foi 50% maior do que a GM. Bom para VW, não tão bom para a GM.


Agora vamos comparar com Ford. A Ford está experimentando um crescimento incrível na China em 2013, com vendas tendo crescido 55% quando comparados com os números de 2012, tornando quase certo que a Ford vai superar a marca de um milhão de carros vendidos em 2013, na China.


A produção da Ford em outubro chegou a 94.000 unidades, enquanto a GM produziu 132.954 carros de passeio no mesmo período. Em outubro de 2012, a Ford teve uma quota de mercado 4,73%, já à frente da Chevrolet, que ficou com 4,27%. Em outubro de 2013 a Ford ficou com 5,9% em comparação com o Chevrolet de 3,7%.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os Chineses sempre tiveram mais visão que os brasileiros. Sabem o que é bom e o que é ruim. Só no Brasil que o povo venera GM, amam Vectra, Astra, Cobalt e o pior de todos: CELTA. Não sei como tem gente que compra o Celta, o pior carro que eu já vi e já dirigi. Um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza... os chineses sabem tanto mais que os brasileiros que seus carros são uma "maravilha"!

      Excluir
    2. Com certeza... os chineses não compram JAC, Cherry e similares. Visite a China. Verá que só vendem VW, Ford, GM, BMW, Mercedes etc. Japoneses e Koreanos são poucos, devido às questões culturais (conflitos).

      Excluir
    3. Qual empresa nacional nós temos? Gurgel, quem mais? Eles pelo menos tem iniciativa. O grupo Kia/Hyundai começou assim, como os japoneses, que faziam carroças sobre rodas e agora é isto.

      Excluir
    4. Obs. A chery e a jac são chinesas ou seja vende muito lá e a kia/hyundai são coreanas

      Excluir
    5. O que eu quis dizer é que os Orientais em geral começam com carros ruins e vão melhorando. Logo as empresas chinesas estarão fazendo veículos com qualidade diferentemente daqui do Brasil onde nem mesmo tem montadora 100% nacional.

      Excluir
  2. Esse new lavida da foto parece o Santana de segunda geração aqui do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem