A Volkswagen criou a primeira versão esportiva do Golf há 37 anos, tendo se configurado em um sucesso de vendas para muitos públicos, afinal é um carro que leva cinco passageiros, tem bom porta-malas, custo de manutenção relativamente baixo (em função de seu desempenho) e sempre foi rápido - o mais rápido de sua classe.

Volkswagen Golf GTI 2014

Entretanto, o brilho do Golf GTI veio sendo diminuído ao longo das gerações, deixando a impressão que a VW fazia uma versão GTI do Golf por obrigação. Entretanto, o GTI de sétima geração traz a mágica original do carro de volta, começando pelo fato de que a montadora levou para o desenvolvimento do carro o mesmo projetista que criou o Porsche GT3 RS.

Volkswagen Golf GTI 2014

O resultado é um carro que pode acompanhar qualquer coisa na estrada, de forma discreta e sem exibicionismos. O escapamento e o motor não trazem "ruídos empolgantes", mas o GTI acelera e faz curva como nenhum outro carro de sua categoria. É um carro perfeito para andar rápido em estradas boas, e ainda por cima é econômico.

Volkswagen Golf GTI 2014 - interior

Segundo a revista Quatro Rodas, o Golf GTI chega ao Brasil custando R$ 95.000 reais - número bastante otimista, visto que um Audi A3 Sportback 1.4 de 122 cv, que vem importado do mesmo país, e usa a mesma plataforma, é vendido no Brasil a este preço. Caso de confirme, porém, será uma ótima notícia.

Volkswagen Golf GTI 2014 - interior

O conjunto mecânico do GTI é formado por um motor TSI 2.0 de 220 cavalos @ 4.500 RPM e torque máximo de 35,7 Kgfm @ 1.500 RPM. Esse propulsor está associado sempre com uma transmissão automatizada DSG de seis marchas (uma a menos que a do Golf Highline) com embreagens banhadas em óleo.  Empurrando um carro de 1.217 Kg, o resultado em termos de desempenho e consumo impressiona:

Desempenho - Golf 2.0 GTI 2014

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 6,7 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 244 Km/h

Consumo de gasolina

Ciclo urbano (cidade): 10,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 15,4 Km/l

Freios

Na hora de frear, o GTI 2014 conta com um sistema de freios à disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, com 312 mm de diâmetro, e sólidos na traseira, de 300 mm de diâmetro (em termos comparativos, os discos do Highline são de 288mm e 272 mm, respectivamente).

Suspensão, rodas e pneus

O Golf GTI 2014 vem de série com rodas de 17" montadas em pneus 225/45. A suspensão é McPherson na dianteira, e multilink na traseira.

Versões

O Golf GTi 2014 será vendido em três versões de acabamento, com os seguintes itens de série.

Golf GTi 2014 Standard: ar-condicionado dual-zone, tela sensível ao toque de 5,8" polegadas, bancos esportivos com revestimento em tecido com  estampa quadriculada, direção e freio de estacionamento com assistência elétrica, 7 airbags, ABS, ESP, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e de chuva, sistema Star-Stop.

Golf GTi 2014 Exclusive: todos os itens da versão Standard, e acrescenta abertura do carro por sistema presencial, GPS, acionamento do motor por botão, bancos com revestimento em couro com aquecimento, sistema de iluminação diurno por LED´s.

Golf GTi 2014 Premium: todos os itens de versão Exclusive e acrescenta bancos com ajustes elétricos, sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas, detector de fadiga ao volante e sistema Pro-Active.

Opcionais

Opcionais livres - que podem ser aplicados a qualquer uma das versões - são: teto-solar panorâmico e sistema Park Assist 2.0 (estacionamento automático).

Comparativo de performance e consumo



OBS: dados de desempenho e consumo oriundos da Revista Quatro Rodas.

Seguro

Um ponto que sempre preocupa interessados no Golf GTI é o preço do seguro. O modelo 2014, apesar de contar com inúmeros itens de segurança, ainda apresenta um valor relativamente elevado: R$ 6.212 reais. Em termos comparativos, um BMW 125iM, que tem preço de R$ 162.750 reais, tem seguro R$ 5.763,00.



Preços

Golf GTi Standard: R$ 94.990 reais

Opcionais no GTI:

Teto Solar Panorâmico _ R$ 4.500 reais
Pacote W04 - R$ 16.000 reais, incluindo faróis de xenônio com LED, bancos em couro.
Pacote W05 - R$31.000 reais, incluindo, todos os itens do W04 e mais bancos com ajuste elétrico, detector de fadiga, sistema de navegação.
Pintura metálica: R$ 948 reais
Pintura perolizada: R$ 1.422 reais

Golf GTI completíssimo, com todos os opcionais: R$ 131.912 reais.


Conclusão



O Golf GTI 2014 é um carro que honra a sigla GTI em um Volkswagen. Trata-se de um dos mais competentes carros esportivos que se vendeu no Brasil. Se o preço, mesmo na versão básica, partir de algo abaixo de R$ 100 mil reais (R$ 97.402 reais, segundo a revista Carro), prenuncia-se longas filas de espera pelo carro nas lojas da marca.
Postagem Anterior Próxima Postagem