A Toyota apresentou ontem a 11ª geração do Corolla em um evento em um hangar no aeroporto de Santa Mônica, na Califórnia, onde o carro surgiu após um show de de acrobatas, e praticamente uma hora depois da liberação do press-release oficial. Importa saber, portanto, o que os jornalistas presentes ao evento acharam do carro.

carro Corolla Toyota 2014 - show de lançamento

Começando pela equipe do AutoBlog, eles relataram que o novo Corolla 2014 agrada. Comparado com a versão atualmente vendida, ele parece menor quando visto ao vivo - algo que é uma ilusão de ótica, visto que de fato a 11ª geração é cerca de 10 cm mais longo, um pouco mais largo e apenas um pouco mais baixo, além de dispor de uma distância entre-eixos em torno de 10 cm maior também.

carro Corolla Toyota 2014



Como o carro cresceu também os 10 cm que foram aplicados à distância entre-eixos, não há muita alteração nos balanços dianteiro e traseiro, de modo que, com exceção das enormes aberturas de rodas (o que faz com que o Corolla pareça dispor de uma elevada altura em relação ao solo), as proporções gerais do carro são bastante agradáveis.

carro Corolla Toyota 2014

O estilo é considerado inovador, moderno e elegante, com linhas marcantes e insculpidas que dão ao Corolla uma personalidade que até então não tinha sido vista no sedã mais vendido do mundo - que sempre foi caracterizado por um visual brando e conservador.

carro Corolla Toyota 2014

Além disso, o Corolla de 11ª geração não faz uso de qualquer tipo de revestimento inferior que prejudique suas formas, e o uso dos novos faróis de LED permitiu aos designers abandonar o visual bulboso e arrendondado da frente do seu predecessor. A frente apresenta-se muito mais incisiva e agressiva, graças, sobretudo, aos faróis em formato mais delgado.

carro Corolla Toyota 2014 - traseira

Na traseira, observa-se um pára-choque que parece ter sido moldada no túnel de vento, com cantos muito mais nítidos que os observados no modelo vendido até agora, e as lanternas traseiras agora são corretamente integrados aos painéis laterais traseiros e à tampa do porta-malas.

Novo Toyota Corolla 2014 - interior - painel

No interior, o Corolla amadureceu e ganhou um aspecto mais premium e requintado - especialmente nas versões mais sofisticadas (essa característica deve se acentuar no modelo vendido no Brasil, visto que, aqui, o Corolla ocupa uma faixa de mercado superior à que é vendido nos EUA). O banco do motorista agora tem um curso maior, e há elementos inspirados nos carros da Lexus por toda a parte e novas tecnologias. 

Novo Toyota Corolla 2014 - interior

Novo Toyota Corolla 2014 - interior

carro Corolla Toyota 2014

Fica faltando, porém, mais espaço do compartimento na área da console central para acomodar telefones e outros aparelhos eletrônicos, e também há uma certa poluição visual com muitos botões nessa área.

Moto Trend



A revista MotorTrend, por sua vez, considera que o Corolla sempre foi um carro de estilo pouco inspirado e frequentemente criticado pela imprensa especializada por isso, mas, apesar disso, sempre vendeu e continua a vender muito. Assim, a questão que fica é se as linhas do novo modelo tem o poder de silenciar os críticos sem se arriscar junto aos seus conservadores consumidores?

Toyota Corolla 20-14 - show de lançamento

O fato é que a Toyota mesmo admite que o Corolla nunca teve a melhor reputação em termos de estilo, ao estabelecer que a linha 2014 procura "desafiar os preconceitos sobre o estilo do Corolla". E isso ocorreu de fato, visto que a inspiração nas linhas agressivas do Furia deram ao carro um visual mais afilado, com linhas mais finas e detalhes que chega a ser apelativos.



Assim, o desenho, ao manter quase que inalterados os balanços traseiros e dianteiros, mas alongando o entre-eixos, deixou o visual mais alongado e esportivo - aspecto que é reforçado pela elevada inclinação na coluna "C".

Novo Toyota Corolla 2014 - recursos aerodinâmicos inferiores
Novo Toyota Corolla 2014 - recursos aerodinâmicos inferiores

O resultado é bom também em termos aerodinâmicos, visto que o coeficiente de arrasto caiu para 0,28, algo que foi conseguido também com elementos aerodinâmicos colocados na parte de baixo do carro para suavizar o fluxo de ar e melhorar a eficiência.

carro Corolla Toyota 2014

A MotorTrend também destaca a grade fina e os pequenos faróis, saudando o fato de o Corolla adotar faróis de LED - item normalmente reservado a modelos mais caros. Esses faróis possuem lâmpadas de luz baixa e LEDs de iluminação diurna, tendo sido desenvolvidos para reduzir a massa nos cantos e dar uma aparência única e compacta para a dianteira.

Monobloco

O Corolla 2014 usa um monobloco mais rígido que seu antecessor, confeccionado extensivamente com uso de aço de alta resistência - o que ajudou a manter o peso total do carro em torno de 1.300 Kg. Além disso, foi usado aço de alta resistência à tração para permitir a redução de espessura de peças estruturais e mesmo assim manter sua resistência em colisões.

carro Corolla Toyota 2014 - reforços estruturais
Corolla 2014 - Reforços Estruturais

Foram adotados recursos estrututais ao longo do túnel central de transmissão e no piso traseiro para aumentar ainda mais a rigidez. Enquanto que a suspensão foi mantida com o esquema McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira, mas com projeto melhorado em relação ao modelo anterior. Os freios são à disco ventilados na dianteira em todos os modelos. Na traseira também há discos sólidos em todas as versões, exceto o modelo de entrada, L, que adota tambores.

Novo Toyota Corolla 2014 - monobloco
Novo Toyota Corolla 2014 - monobloco

Evidentemente, todas as versões incluem sistema anti-travamento ABS com EBD - distribuição eletrônica de frenagem. O modelo topo de linha LE ECO conta com rodas de 17", enquanto as versões mais simples adotam rodas de 15" com calotas, sendo opcionais rodas de 16" de liga-leve.

Interior

A MotorTrend também considerou o interior mais premium, graças à excelente montagem das peças, adoção de elementos metálicos e superfícies em black piano. O espaço interno foi elogiado e o porta-malas agora tem um piso plano graças a adoção de um estepe menor.

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

Destaca-se também a extensa lista de equipamentos de série, como abertura de portas keyless, ar-condicionado automático, volante revestido em couro multifuncional com controle do telefone, sistema multimídia com ampla gama de sistemas de áudio e de navegação

Conclusão

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

carro Corolla Toyota 2014

Em resumo, o Corolla 2014, com uma excelente lista de recursos e estilo melhorado, está no caminho certo para manter a liderança no segmento que sempre dominou.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pra mim só tem marca, por que Focus é bem mais atrativo, tanto externo quanto interno, que venha o Focus.

    ResponderExcluir
  2. O Focus ficou muito feio, principalmente o hatch.
    O Sedã é um pouco melhor, mas esse Corolla está matando a pau.
    Eu gosto cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo. Olhei ontem e hoje já está melhor. ;)

      Excluir
  3. Só não gostei de um detalhe, estepe com pneu menor, pois numa viagem em alguns lugares do Brasil e principalmente num domingo e o pneu não tiver jeito no borracheiro, e tiver que comprar um para continuar a viagem, vai sofrer para achar o pneu desejado. ésse negocio de estepe menor só presta para países de 1º mundo.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei nada desse acabamento preto brilhoso black pianono painel.Além de ser de mau gosto arranha muito como tempo.Tanto recurso de acabamento melhor.
    Falhou aí Toyota!!Espero que até chegar aqui eles mudam isso.


    ResponderExcluir
  5. Grade frontal inspirada no Mitsubishi Lancer, lanternas traseiras inspiradas no Elantra e faróis a Volkswagen (Jetta, Gol, etc...) gostei do resultado, o carro deixa de ter visual careta para ficar arrojado.
    A Toyota acertou a mão!

    Dj Vicro

    ResponderExcluir
  6. Estava somente aguardando a confirmação para decidir entre o honda e Toyota, porém cagarão no pau, estepe reduzido também, vou comprar o Jetta, por que na wolks não tem miséria, até o novo golf veio com roda de liga leve no estepe. Como são burros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara náo tem grana nem pro busão fica ai criticando essa maquina maravilhosa.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem