Passado o efeito novidade dos lançamentos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, os números de vendas começam a se consolidar e as tendências mais de médio e longo prazo começam a ficar mais claras, como o fato de o Volkswagen Gol não ter sua liderança no mercado contestada pelos novos entrantes.

Volkswagen Gol - liderança ampliada

Ao contrário, como mostram os dados dos primeiros 14 dias de abril, com 10.704 unidades vendidas, o Gol volta a ampliar sua liderança contra os competidores diretos, especialmente Fiat Palio, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.


hatchs de entrada - gráficos de vendas

No caso do modelo sul-coreano, suas vendas de 6.345 nos primeiros 14 dias de abril mostram que o que está falando para a Hyundai é mesmo capacidade de produção, visto que esse número de vendas equivale à capacidade produtiva da fábrica - que, até o meio do ano, terá um turno adicional de produção.

Chevrolet Onix - consolidando-se em sexto lugar

O Chevrolet Onix, por outro lado, que chegou a ameaçar a "liderança" do HB20 entre os lançamentos em 2012, e tinha superado o VW Fox, agora parece estar se consolidando na sexta posição. Suas 4.242 unidades vendidas em abril são inferiores às do mesmo período do mês passado - sendo o único, entre os hatchs de entrada, a ter vendas retraídas no período.

Etios ressurge

O Toyota Etios, que levantou muitas dúvidas no seu lançamento, com fracas vendas, parece seguir o script devagar e sempre. Como pode ser observado no gráfico, o modelo de entrada da Toyota veio com um crescimento consistente de vendas, e neste mês de abril deu um salto, com 1.953 unidades vendidas nos primeiros 14 dias - maior volume até agora.

Toyota Etios ressurge nos números de vendas

Esses bons números de vendas do Etios refletem as promoções que a Toyota vem fazendo, e, também o fato de a gigante japonesa ter reduzido os preços do carro - tornando-o mais competitivo.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Para desespero geral dos entendidos, GOL firme e forte na frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer: para desespero geral dos fanboys da Hyundai, né...

      Sempre disse que o HB é do nível qualitativo do Gol e o pessoal acha que não...

      São bons carros, mas do segmento de entrada e ponto final.

      Excluir
    2. Muito legal essa recuperação de vendas do Gol em função dos descontos e promoções da VW, que também valem para o Fox, Voyage, etc.

      Como diz a matéria, o efeito novidade já passou, as vendas estabilizaram e o caminho agora está aberto para a GM começar a dar descontos no Onix, da mesma forma que os concorrentes já estão fazendo, além de iniciar as vendas para frotistas, como a Toyota já faz com o Etios.

      Só acho uma pena para o consumidor a Hyundai conseguir vender a capacidade máxima de produção do HB20 nos preços atuais e com a margem de lucro no teto, sem a menor necessidade de reduzir os preços, por enquanto.

      Excluir
    3. @Rasec, acredito que descontos para o Onix vão demorar ainda muito, pois a queda de vendas dele não é resultado de baixa demanda (como era o caso do Etios), mas insuficiência de oferta, já que a fábrica da GM está produzindo tudo que pode, e, com a entrada do Prisma em produção, a GM provavelmente reduziu a produção do Onix, e isso está provocando filas de espera enormes pelo carro nas concessionárias, iguais ao do Hb20.
      EU acho que a GM deve acabar preferir vender o Prisma ao Onix, pois o Prisma é capaz de custo de produção praticamente igual (lembrem-se que ele pesa apenas 12 Kg a mais que o Onix) mas é mais caro, logo, deve dar mais lucro.

      Excluir
    4. Carlos, bem colocado, tenho lido algumas reclamações por aqui de colegas que compraram e ainda não receberam o Onix, fato que, infelizmente, comprova a existência de fila de espera com prazos de entrega acima dos desejados pelos consumidores.

      Excluir
  2. a toyota ta vendendo o monstrinho com parcelas de 450 reais por mês e sem entrada. assim até eu compro,a toyota ta apelando mesmo 90% dessas 1953 unidades são financiadas nào tem outra explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, todos os carros são vendidos na sua maioria com financiamento. Claro que o da Toyota está melhor, mas as vendas devem estar respondendo também às reduções de preços. O Etios tem a pronta entrega e está bem mais barato que HB20 e Onix, situando-se na faixa de preço do Uno. E aí, entre Uno e Etios, eu prefiro 1 milhão de vezes o Etios.

      Excluir
    2. Sei la ein Carlos, hahhahah jaja vai ter um montei de Etios no mercado de usados proveniente de pessoas que nao conseguiram Arcar com as parcelas. O Etios cada vez reduz mais seus preços e assim vai ganhando mercado, respaldado pelo bom resultado do Latin cap ta conseguindo fazer um relativo MILAGRE!! Sobre o GOl era mais dificil de se bate-lo ainda mais a VW que reduziu suas margens de lucro exorbitantes sobre ele, esses feiroes que ela esta realizando o carro fica ate 4 mil mais barato, ja tem Gol completo ai mais barato que muito carro sem metade dos equipamentos.

      Excluir
    3. Querendo ou não, o Etios é um autêntico Toyota concebido no Japão.

      Creio que o maior problema dele nem seja tanto o design, uma vez que no segmento de entrada todos os carros são feio e tem aspecto pé de chinelo. Ninguém vai pagar de bacana com gol e palio...

      Os erros do do Etios foram, na minha opinião, aquela balança filizola no MEIO do painel. A toyota também pecou ao negar equipamentos como ar condicionado e trio elétrico, indispensáveis pra quem pretende pagar mais de 30 mil num carro.

      Ainda, pecou ao negar a opção de um motor 1.0 com a qualidade Toyota, uma vez que quem compra o Etios espera, única a exclusivamente, um carro bom e confiável.

      Nos EUA, a Toyota apresenta dados de que 80% dos Corolla fabricados nos últimos 20 anos ainda estão na estrada. Algo que, principalmente tratando-se de um país onde é fácil adquirir modelos 0km, é surpreendente.

      Eu não tenho pena de quem compra o Etios. Tenho é de quem compra o novo Uno ou qualquer lixo que a Volks, Fiat e GM cospem no mercado brasileiro. 30 mil reais peladão na versão 1000 duas portas e com um motor tão confiável que teve dono tendo que levar pra retífica com 14 mil rodados.

      Não tenho nem pretendo trocar meu veículo por um Etios, mas considero uma ótima opção. A toyota e a honda empatam tecnicamente na liderança no ranking mundial de confiabilidade de motores. Já a volkslixo fica entre as piores do mundo.

      Além disso, nas cores vermelho e preto ele até que nem é tão feio.

      Excluir
    4. Uma opinião de quem tem um conhecimento no mínimo um pouco acima da média sobre carros sobre o novo Uno que ele comprou no youtube

      watch?v=nQ0335O6EvI

      Reiterando, pena tenho é de quem compra Fiat, VW e GM, ao saber que o sujeito poderia ter levado um carro muito melhor pelo que ele pagou.

      Excluir
    5. Eu acho que o que está faltando para o Etios. Acho que se a Toyota colocasse um cãmbio CVT como opção ele iria bombar forte em vendas, afinal, é um TOYOTA!

      Excluir
    6. "Querendo ou não, o Etios é um autêntico Toyota concebido no Japão."

      Nossa senhora!!! Esse conhece os carros que a Toyota oferece no Japão.

      Excluir
  3. Se colocassem um painel decente no Etios, com certeza as vendas iriam aumentar
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. SOBRE O AUMENTO NAS VENDAS DO ETIOS ...

    Até dez/12, o Etios XS 1.3 era vendido por R$39,4K, e, apenas como exemplo, o Onix LT 1.4 com ar e My Link custava R$38,4K.

    Em jan/13, ocorreu um aumento do IPI e o Onix LT 1.4 passou a custar R$39,4K, a Toyota manteve o preço do Etios XS 1.3, bancando a diferença do IPI e passou a dar também o IPVA/documentação grátis, mas ainda assim as vendas do carro não reagiram.

    Agora em abril/13, além de bancar o aumento do IPI e o IPVA/documentação grátis, reduziram de forma definitiva o preço de toda a linha Etios em pelo menos R$2,5K (está no site da Toyota), dessa forma, o mesmo Etios XS 1.3 que custava R$39,4K em dez/12, custa agora R$36,9K, e parece que ainda oferecendo R$1,5K em combustível ou uma TV 42" para quem compra o carro da Toyota.

    Se somarmos todos os descontos e promoções do Etios, o consumidor está pagando hoje R$34,4K pelo Etios XS 1.3 hatch, aí sim, um preço mais realista e justo pelo que o carro oferece.

    ... A TOYOTA CAIU NA REAL, REDUZIU OS PREÇOS E O CONSUMIDOR AGRADECE!

    ResponderExcluir
  5. Além da liderança do Gol e da qualidade das informações do autor do blog, outra coisa que não muda são os comentários.....sempre a mesma ladainha....

    ResponderExcluir
  6. o lixo digo o etios so vai vender bem quando o preço estiver abaixo dos 30 mil e olhe lá o problema e que mesmo mais barato o " carro " desanima quando visto de perto aquele painel e feio demais imagina o desgosto de ta dirigindo olhando para aquela balança filizolla na real seria melhor a toyota trocar o painel logo de uma vez baixar o preço e otimo mas não e o suficiente

    ResponderExcluir
  7. HB 20 sedã vai dividir vendas com o hatch assim como aconteceu com etios e onix.

    ResponderExcluir
  8. Esses números são em parte enganosos porque a VW vende para frotistas e não só pessoa física.

    Pra falar sobre mudança no grau de exigência do consumidor, não tem como se basear nesses dados da Fenabrave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só nao vende para frotista, ainda, Hyundai HB20 e Onix (em ambos os casos pois não têm produção suficiente). O resto todo vende para frotista, inclusive o Etios.

      Excluir
    2. Destaquei a VW, só uma delas das montadoras que vendem pra frotistas, por causa do título do texto.

      Quis deixar isso claro, porque pelo menos eu, gostaria que a Fenabrave mostrasse vendas ao consumidor final à parte.

      Excluir
    3. Tadeu,

      Concordo. Essa distorção dos dados de vendas, apresentados pela FENABRAVE, realmente não ajuda uma comparação mais justa.

      Citando apenas o caso do Gol (também vale para o Palio e o Uno), se tirarmos as vendas do Gol G4 e as vendas para frotistas (o Gol é o carro mais vendido no Brasil para frotistas), teríamos apenas o número de vendas do Gol G6 (que estimo ser entre 50 e 60% do número da FENABRAVE) para compararmos com o HB20 e o Onix.

      Aí, comparando dessa forma (que considero mais correta), minha suspeita é que o HB20, SEM DESCONTOS OU PROMOÇÕES, empata ou supera ligeiramente as vendas do Gol G6, COM DESCONTOS E PROMOÇÕES.

      Excluir
    4. falou tudo agora é isso mesmo comparação injusta

      Excluir
  9. O Etio copiou o carro indiano Tata.

    Até o painel é igual.

    ResponderExcluir
  10. Putz, fui na Toyota e o vendedor me disse que se a eles venderem merda, o brasileiro compra; ri da cara dele na hora, falei que o povo brasileiro estava mudando, que estava exigente, que as montadoras que não melhorassem sairia do mercado... nesse momento deve tá dando gargalhada, pois, infelizmente, ele tinha razão. Sorry Brasil, tenho pena de nós. O consumidor de automóveis do Brasil (claro que existe exceção) estragam todos, vide Hyundai... Logo vão estragar a montadora da BMW de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se desespere Anônimo.

      Aqui no Rio, vejo bastante HB20 nas ruas e poucos, mas muito poucos Etios. Quando a Hyundai quiser, ela vai atropelar as demais montadoras.

      Não sei se a Hyundai está usando somente o dinheiro das vendas pra ampliar a produção e não está recebendo nada de fora. Porém, acredito tb que eles não vendam o HB20 mais barato porque não tem concessionárias e nem carros suficientes pra suportar a demanda.

      Eu esperava mais do HB20 por ser um projeto novo, direção elétrica, mínimo 4 estrelas no Latin NCAP, GPS e câmbio automático de 6 marchas.

      Talvez elas venham junto com os próximos facelifts. Entretanto, só de saber que o motor 1.6 dele é o mesmo do novo Cerato, Veloster e o Kia Soul, tá valendo a pena.

      Excluir
  11. A VW ficou medo e resolveu ser mais agressiva.
    Por aqui em qualquer shopping agora tem stand da VW com os vendedores te parando e forçando para você ouvir a proposta dele de descontos para Gol e Fox.

    E a Toyota está com promoções e propaganda direto na TV tentando a todo preço vender o ETios.

    Só sei que aqui em Brasília está lotada pra tudo quanto é lado de HB20 e Onix. E Gol G6 é muito raramente que vejo um. ETios é mais raro ainda!
    Em São Paulo e no Rio de Janeiro não devem estar diferentes.

    O Onix está com poucos emplacamentos deve ser por causa do problema com a quantidade de "MyLinks". Li que os pátios estão cheios de Onix prontos à espera de MyLink. Todo mundo quer o acessório e creio que a GM não pensou que a procura fosse tão grande. O fornecedor não está dando conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitados desses compradores à espera do MyLink. O sistema nem tem GPS. Para usar um, tem q ter um smartphone. OK, muitas pessoas tem um telefone inteligente, mas pelo amor de Deus, uma montadora pôdre de rica fazer isso.

      Talvez esses fiéis da Gm nem saibam disso.

      Excluir
    2. Disseram que, a partir de janeiro desse ano, os MyLinks viriam com GPS.
      Já estamos em abril e até agora não li nada de GPS integrado ao sistema multimídia do carro.
      Não estão nem aí pro povo brasileiro.
      Se fosse com as marcas chinesas, as francesas e até mesmo a Fiat, estaria chovendo de críticas pra tudo quanto é lado sobre o desrespeito da marca para com seus consumidores.
      Mas VW, Ford e GM podem fazer o que quiserem que ninguém reclama.

      Excluir
    3. Acredito que quem compra o Onix ou o Prisma com o My Link deve saber que esse sistema é uma plataforma para uso com smartphones com todas as vantagens de personalizar o carro de acordo com os aplicativos de seu interesse.

      Hoje já existem três aplicativos disponíveis: Stitcher (podcasts), TuneIn (para ouvir mais de 70.000 rádios do mundo inteiro e programas gravados) e Bring Go (GPS).

      Os dois primeiros aplicativos eu já uso no My Link e outro dia viajei ouvindo a filarmônica de Londres tocando Vivaldi pela BBC usando o aplicativo TuneIn, que possibilita escolher música por tipo, cantor, etc. Funciona muito bem com conexão 3G do smartphone.

      Quem comprou o Onix antes de março/13 pode instalar o aplicativo Bring Go (GPS) no My Link sem custo em qualquer CSS GM (é só agendar e demora 1 hora) . Depois é só baixar o aplicativo que Bring Go Brazil no smartphone e configurar.

      Vejam o link meuonix.com que mostra o funcionamento dos aplicativos no My Link (inclusive o GPS) e dá várias dicas de como, por exemplo, baixar vídeos, clips e filmes do Youtube e visualizar no My Link, configuração das linhas da câmera de ré, etc.

      Excluir
  12. Vendas justas para o etios. carro muito bom.

    ResponderExcluir
  13. não estou para julgar nenhuma montadora,mas mesmo que o hb 20 seje um H nas cabeças dos brasileiros pelo menos foi à única que fez um H hb 20 com qualidade e preço razoável para abrir os olhos dos brasileiros que viveram décadas pensandos em comprar e comprando estes carros (de outras montadoras especialmentes as 4 maiores) pensando que estavam comprando carros com algumas qualidade e na verdade eram já carros totalmente ultrapassados em relação a outros mercados de vários pises.acordem pessoal agora é nossa vez de exigir o melhor de todos os outros países para nós não comprem porcaria!!!

    ResponderExcluir
  14. Go Etios!!! carrão lindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem