O mercado de carros de luxo no Brasil começa a se recuperar, como mostram os dados de vendas de marcas premium europeias - Audi, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover, Porsche e Volvo -, que apontam para recuperação, contrastando com a queda do mercado de importados como um todo, sobretudo de marcas asiáticas.

Mercedes Benz Classe A

As vendas da Mercedes-Benz e da Porsche mais do que dobraram no primeiro trimestre de 2013, quando comparadas ao mesmo período de 2012. A BMW, que já oficializou sua fábrica em Santa Catarina, teve crescimento mais modesto, de 2,1%, enquanto Audi e Land Rover viram a procura por seus carros subir 31,5% e 4,6%, respectivamente.

BMW Série 3 2013

O melhora do mercado decorre da liberação de importação de até 4,8 mil carros por ano sem o IPI mais elevado, mas, sobretudo, para montadoras com projetos de fábricas no Brasil, como é o caso da BMW, que amplia a cota para até 25% da futura capacidade de produção.

BMW Série 3 2013

Dessa forma, a BMW, por exemplo, pode importar os 4,8 mil carros da cota convencional, e mais 8 mil carros, por estar implantando uma fábrica no Brasil com capacidade de 32 mil carros / ano. 25% de 32 mil resulta nos 8.000 carros adicionais que a BMW pode importar sem o super IPI, totalizando 12.800 carros.

Audi Q5 2012

É por esse motivo que marcas como BMW, Audi e Mercedes-Benz anunciaram novas tabelas de preços mais baratos recentemente. No caso da Audi, que tem cota de 3,9 mil carros sem incorrer na elevação de IPI, a redução de preço ficou em 10%.

Audi A3 2013

Entretanto, a meta da Audi é de vender 7 mil carros em 2013, e, para isso, a montadora conta com a ampliação de sua rede de concessionárias e também no lançamento de novos produtos, como o Audi A3 e do SUV Q3 - que responde por 25% das vendas da Audi no Brasil.

Asiáticas em queda livre

Enquanto as alemãs crescem, a Kia observou queda de 31,3% nas vendas em 2013 quando comparada com o mesmo perído de 2012, em decorrência do fato de ter de pagar o super IPI, de 65%. A JAC observou retração de 14,8% nas suas vendas no primeiro trimestre de 2013.



A chinesa Chery, por exemplo, vende hoje um quinto do volume que tinha há um ano atrás, mas isso é resultado, em parte ao processo de reestruturação da marca, que passou ao controle da matriz chinesa. Além disso, como está construindo uma fábrica em Jacareí, a Chery tem uma cota de importação de 25 mil carros por ano, mas pretende vender 30 mil veículos neste ano, mais do que o dobro dos 14,2 mil de 2012.

Com informações: Valor Econômico

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. E o povo brasileiro acordaram do sonho de comprar carros dessas asiaticas tirando as 2 japonesas honda e corolla é claro , agora acordamos e paramos de achar q andando de Sonata, i30 etc..., e começamos a comprar de novo carros premium de verdade q são as citadas na reportagem , agora sim eles vão parar de cobrar quase 50.000 em 1 hb20, eles tão tirando a gente de trouxas meus amigos e vamos nos unir e continuar desse jeito comprando carro de verdade e não imitação de premium.

      Excluir
    2. Coreanos são assim mesmo : Adoram o Dinheiro , nunca vi uma raça tão
      fominha pra DINHEIRO.Se eles gozam de prosperidade é por culpa dos brasileiros que comprar os carros deles

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem